18 fevereiro 2010

TT arranca este fim de semana em Trás-os-Montes

Considerado um dos melhores campeonatos a nível europeu nos últimos anos, o Nacional de Todo-Terreno tem início marcado para este fim de semana, com a realização do Rali TT Serras do Norte, em Macedo de Cavaleiros. Ao longo da fase de defeso, foram várias as mudanças implementadas no regulamento, pelo que resta saber se terão o sucesso desejado.

A mudança mais significativa prende-se com o facto dos pilotos inscritos no Campeonato de Portugal de Todo-Terreno terem, obrigatoriamente, de escolher previamente das 8 provas que compõem o campeonato, quais as 6 provas em que pretendem pontuar. Posto isto, pode haver a possibilidade de vários candidatos ao título entre os vários agrupamentos não se encontrarem em alguns eventos.

Entre os que escolheram já a primeira prova e única disputada no norte do país, o destaque vai para os dois BMW X3 do Team Yser, um para o campeão nacional em título, Filipe Campos e outro para Bernardo Moniz da Maia. Depois de um ano a preparar uma nova viatura e por isso ausente do campeonato, Rui Sousa volta às lides com um Isuzu D-Max Proto, sendo um natural candidato aos lugares cimeiros. José Dinis Lucas, José Gameiro André Amaral são naturais outsiders nesta competição, enquanto José Camilo Martins, Mário Dinis Lucas ou Edgar Condenso são favoritos no que toca aos T2. A prova transmontana marca igualmente o início da temporada para os concorrentes do Desafio ELF/Mazda, com o vencedor João Pais e Bruno Oliveira a serem as principais figuras. Entre os inscritos no campeonato e que não estarão presentes na primeira prova, contam-se os nomes de Miguel Barbosa, Pedro Grancha ou Francisco Pita.

Apenas uma dupla famalicense marcará presença, sendo igualmente um regresso, pois Miguel Veloso tem participado apenas de forma esporádica. Ao seu lado estará Filipe Martins, sendo a Nissan Navara um fiel aliado na luta pelo agrupamento T8. A equipa do Americano Racing Team ostenta o número 30 nas portas da pick-up.

O Rali TT Serras do Norte, sob a organização do Motor Clube de Guimarães, inicia-se na 6ª feira, com a realização do Prólogo, para no Sábado ter lugar uma dupla passagem por um SS de 145 km.

Sem comentários: