03 novembro 2010

Vitória polaca em Portalegre e 4º título para Campos

Foi um regresso de Portalegre aos velhos tempos, com muita chuva e lama a tornarem uma das provas raínhas do panorama do TT em Portugal, numa das mais duras edições que esta Baja já teve. No capítulo desportivo, foi o polaco Krystof Holowczyc quem levou a melhor, deixando Filipe Campos no 2º lugar, mas satisfeito com a conquista do título.

Holowczyc teve razões para festejar a dobrar, pois à vitória na prova organizada pelo ACP juntou o seu primeiro título na modalidade, sagrando-se campeão da Taça FIA de Bajas. Mas no início da prova, o polaco não teve tarefa fácil e recuperar os 8 pontos que tinha de desvantagem para Boris Gadasin parecia uma miragem, pois Miguel Barbosa entrou muito forte na prova e estava comodamente instalado na liderança.

No entanto, a mecânica do Mitsubishi Racing Lancer não colaborou e Miguel Barbosa acabou por partir a correia do alternador, ficando sem carga de bateria e sendo obrigado a desistir. Com Filipe Campos atrasado no SS2 com um furo e imprimindo um andamento mais tranquilo a partir do momento em que Barbosa parou, Holowczyc acabou por ascender ao primeiro lugar e, com a desistência de Gadasin - problemas de pressão de combustível - acabou por conquistar um merecido sucesso.

Excelente a actuação do espanhol Joan Roca Vila, que levou a sua Mitsubishi ao último lugar do pódio, na frente de José Alvo, que estreava o Mazda CX7 Proto e do já campeão da categoria T2, Ricardo Porém, que confirmou o título com mais uma vitória no agrupamento, depois de Nuno Matos ter liderado durante bastante tempo, mas acabando por ser eliminado numa tentativa de ultrapassagem a Pedro Grancha, que seguia com problemas.

Na comitiva famalicense presente em Portalegre, José Janela foi quem mais se evidenciou, terminando na 11ª posição. A navegar João Pais, um piloto com claras ambições de sair de Portalegre com o título do Desafio Mazda já na mão, a prova da equipa da Auto Sueco Coimbra até teve um início auspicioso, terminando o Prólogo às portas do Top-10. Contudo, no SS2 algum tempo perdido na fase inicial, atirava-os para lugares mais atrasados, mas a desistência do principal adversário e líder até então, Bruno Oliveira, fez com que Pais e Janela pudessem gerir melhor a sua prova. Efectuando um bom crono no derradeiro sector selectivo, a dupla da Mazda BT-50 regressou à posição que ocupou no início da Baja, ou seja, o 11º lugar, vencendo categoricamente o Desafio Mazda, o que permitiu a João Pais chegar já à vitória no troféu pelo 2º ano consecutivo.

Menos sorte teve Paulo Marques, que regressou nesta prova ao Campeonato de Portugal de Todo-Terreno. Aos comandos do seu Mitsubishi Pajero e fazendo parelha com João Parreira, as coisas até não começaram mal para o piloto famalicense, rubricando o 15º tempo. No SS2, Paulo Marques conseguiu melhorar a sua posição na tabela classificativa, subindo uma posição, graças ao 13º tempo mais rápido na especial. Mas com a dureza do terreno a estar cada vez mais acentuada, o famalicense era obrigado a abandonar já no SS3, hipotecando uma possível entrada no Top-10 desta 24ª edição da Baja Portalegre.

Classificação Final
1º Krysztof Holowczyc/Jean Marie Fortin (Nissan Navara Overdrive) - 5h41m08,2s

2º Filipe Campos/Jaime Batista (BMW X3CC), a 7m33,1s
3º Joan Roca Vila/Josep Ferrer (Mitsubishi L200), a 18m24,1s
4º José Alvo/Rui Gomes (Mazda CX7 Proto), a 30m20,4s
5º Ricardo Porém/Manuel Porém (Nissan Navara), a 39m19,8s
6º Fernando André/Luis Gomes (Renault Megane), a 41m07,4s
7º José Dinis Lucas/Luis Tirano (Mitsubishi Pajero Di-D), a 41m53,1s
8º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sottomayor (BMW X3CC), a 43m06,9s
9º Mário Dinis Lucas/Francisco Luis (Mitsubishi Montero), a 48m19,8s
10º José Gameiro/António Saraiva (Nissan Navara OffRoad), a 48m33,1s
11º João Pais/José Janela (Mazda BT-50), a 1h04m20,5s
NC - Paulo Marques/João Parreira (Mitsubishi Pajero)

Terminado o campeonato e entregue o 4º título absoluto a Filipe Campos, a caravana do TT nacional despede-se da temporada, e como habitualmente, nas 24 Horas de TT, em Fronteira.

Sem comentários: