04 dezembro 2007

Famalicenses no Rali de Gondomar/Sistelmar

Foi no passado fim de semana que saiu para a estrada a última prova do Campeonato Open de Ralis 2007, com a realização do Rali de Gondomar/Sistelmar, uma prova organizada pelo Gondomar Automóvel Sport, conjuntamente com o Estrela e Vigorosa Sport.


Entre os 42 admitidos à partida, tinhamos os conterrâneos João Ruivo/Alberto Silva, nº3, no Fiat Stilo Multijet; Alfredo Guimarães/Domingos Mendes, nº9, no Mazda 323 4WD; Filipe Martins navegava António Oliveira, nº19, num Peugeot 205 GTI; Pedro Silva/Vítor Martins, nº22, no Fiat Punto HGT; Jorge Lopes/Sérgio Rocha, nº36, também em Fiat Punto HGT; e Nuno Pina/Guilherme Pereira, nº37, em Nissan Micra.

Começando pelos pilotos que não terminaram o rali, Nuno Pina começou mal o rali, com uma penalização ainda na 6ª feira, o que não lhe tirava esperanças para cumprir o objectivo para este rali: divertir-se o mais possível. Contudo, na PEC 2, um toque, com consequências mecânicas para o Nissan Micra colocavam a equipa fora de prova.



Ainda neste troço, a dupla da Padock Competições, Pedro Silva e Vítor Martins eram vítimas de um despiste, deixando o Fiat Punto HGT algo mal tratado, impedindo assim a dupla de vingar a desistência de 2006, terminando a sua prova logo ali.



Jorge Lopes e Sérgio Rocha ainda chegaram ao final da ronda da manhã de Sábado, embora com alguns problemas de travões e no desembaciamento dos vidros, problemas que surgiram na PEC 3, na altura que seguiam em 22º. Ainda se tentou resolver esta situação durante a Assistência, mas depois viria a ser o motor a não colaborar, o que deixou a equipa fora de prova.



Quantos aos pilotos que terminaram, Filipe Martins, navegador de António Oliveira, tinham o objectivo de segurar o vice campeonato no Regional Norte, objectivo largamente cumprido com o 4º lugar neste campeonato, que se traduzia no 11º lugar absoluto. A dupla mostrou-se bastante regular, rubricando alguns tempos no Top-10, sendo assim mais uma boa prestação desta equipa.



Alfredo Guimarães e Domingos Mendes já tinham garantido o título do Regional Norte e iam para Gondomar em busca de um bom resultado à geral. Ao longo de todo o rali, mostrou um excelente andamento, rubricando alguns 2º tempos absolutos, o que no final do rali se traduzia num 3º lugar absoluto, 2º nos VSH.



Com os objectivos já cumpridos a nível absoluto e na Categoria 1, João Ruivo e Alberto Silva terminaram, uma vez mais, num lugar do pódio, desta feita em 2º, vencendo a categoria reservada às 2 Rodas Motrizes. Contudo, nem tudo foi fácil para a dupla do Fiat, pois algumas saídas de estrada levaram o piloto a preferir um ritmo mais cauteloso, mas ainda venceu a PEC 7.


O Rali de Gondomar/Sistelmar foi ganho por Pedro Peres/Tiago Ferreira, em Ford Escort RS Cosworth, que assim se sagraram Vencedores do Open de Ralis 2007, um campeonato de sucesso vincado.


Fotos: MondegoSport, Foto GTI e José Freitas (Motores Magazine)

Sem comentários: