06 maio 2010

Provas do fim de semana com vários famalicenses

Mais um fim de semana preenchido com várias competições espalhadas pelo país fora. Depois da Rampa da Falperra, a comitiva da Montanha segue para a Serra da Estrela onde se junta a nata do Campeonato Europeu da especialidade, enquanto mais para sul decorre o Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de TT. Aqui bem perto, disputa-se o Rali Caldas das Taipas, que integra o Regional Ralis/Douro. Estarão famalicenses em todos estes eventos.

Depois do bom resultado em Braga, António Barros prepara já a subida à maior serra de Portugal Continental, apostando forte no triunfo. O piloto famalicense não terá na sua lista de adversários o bicampeão nacional, Pedro Salvador, contudo terá nomes como Paulo Ramalho e João Portinha, que estão igualemente determinados em dificultar ao máximo a tarefa do piloto do BRC, que ostentará o número 46.

Já com o Ford Escort RS em pleno, Luís Gomes volta a apostar na Montanha. O famalicense vai querer vingar o azar da Falperra, onde o motor do Ford deu alguns problemas, aproveitando assim para rodar mais alguns quilómetros e ganhar ritmo depois de algum tempo parado. Luís Gomes tem o número 103 nesta prova.

Igualmente presente na Serra da Estrela e depois de um regresso à competição na Falperra, Martine Pereira volta a tirar o Lola T70 da garagem e as luvas, capacete e fato do armário, apesar de ter anunciado que apenas participaria esporadicamente. O piloto de Famalicão prepara-se para cumprir a totalidade do campeonato, portanto esta rampa é mais uma etapa no seu objectivo. Martine Pereira terá o número 302 nas portas do seu bonito Lola.

Em plenas planícies alentejanas decorre mais uma prova do Nacional de TT, o Rali Cidade de Beja/Montes Alentejanos. Depois da última prova ter sido atípica e uma autêntica luta à sobrevivência, espera-se que tudo regresse à normalidade, com os naturais favoritos Filipe Campos (BMW X3) e Miguel Barbosa (Mitsubishi Racing Lancer) a discutirem a vitória, contando ainda com o francês Nicolas Misslin, também em Mitsubishi.

Presente na prova estará a dupla Miguel Veloso/Filipe Martins, como habitualmente ao volante da Nissan Navara. Depois de uma entrada no campeonato muito forte, o famalicense não foi feliz na última prova e quer vingar esse azar já em Beja. Filipe Martins volta ao banco do lado direito, e a meta será andar nos lugares cimeiros do Agrupamento T8, pois já mostraram capacidade para ambicionar voos mais altos. A dupla do Americano Racing Team terá o número 8 na prova alentejana.

O traçado desta Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos, com um sector cronometrado de 300 km, dos quais cerca de 50% estende-se este ano pelos concelhos de Ferreira do Alentejo e Aljustrel, tem a particularidade do tempo gasto na assistência, localizada ao Km 130, ser acrescentado ao da prova, um aliciante suplementar que terá como aperitivo, na tarde de sábado (15 horas) a Super Especial (dupla passagem) para ordenar a partida no dia seguinte (8 horas).

No que toca ao Rali Caldas das Taipas, pontuaável para o Campeonato Regional de Ralis/Douro, ainda que isso seja geograficamente pouco justificável. Com uma Super Especial na noite de Sábado e tripla passagem por duas classificativas no dia seguinte, a prova organizada pelo Clube Automóvel de Santo Tirso prevê-se animada.

A ausência de Manuel Coutinho é de salientar, por isso a luta pela vitória terá como principais intervenientes Renato Pita (Mitsubishi Lancer), Júlio Bastos (BMW M3) ou Luís Bastos, também em BMW M3, contando com o co-piloto de Famalicão, Paulo Marques ao seu lado. Nos Regionais, por vezes apontar favoritos é uma tarefa complicada, pelo que a indefinição pode pairar até ao final e dos 17 inscritos, há muitos que se podem intrometer. Em parte disputada no traçado que acolheu a Rampa da Falperra na semana passada, a prova taipense conta ainda com 25 concorrentes na Prova Extra, com a dupla famalicense Augusto Pinheiro/Manuel Ramos, em Citroën C2 e o Pedro Pereira, que aproveita para testar com o Fiat Uno 45 R.

Sem comentários: