18 outubro 2011

Mortágua pode decidir títulos (Corrigida)

No penúltimo confronto desta época, o Campeonato de Portugal de Ralis pode ficar desde logo decidido. Tudo corre a favor de Ricardo Moura, que pode juntar o título nacional ao já conquistado nos Açores, dependendo apenas dele próprio para o fazer. Já no CPR2, João Silva e o famalicense José Janela partem para Mortágua na liderança da tabela.

PROVA: Rali de Mortágua
DATA: 22 e 23 de Outubro
ORGANIZADOR: Clube Automóvel do Centro
PONTUÁVEL:
- Campeonato de Portugal de Ralis
- Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM
- Taça de Portugal de Ralis
- Campeonato Regional de Ralis/Centro
- Taça de Portugal de Clássicos/Ralis
QUILOMETRAGEM: 106,60 kms de PEC'S, num total de 244,08 kms

HORÁRIO
Sábado - 22 de Outubro
14h30 - Partida (Câmara Municipal)
14h40 - Assistência (Aeródromo)
15h10 - PEC 1 - Mortágua 1 (11,79 kms)
15h35 - PEC 2 - Buçaco 1 (12,97 kms)
16h35 - Assistência (Aeródromo)
17h05 - PEC 3 - Mortágua 2
17h30 - PEC 4 - Buçaco 2
18h30 - Assistência (Aeródromo)
19h00 - PEC 5 - Super Especial (1,86 kms)
19h20 - Assistência (Aeródromo)
20h20 - Chegada (Câmara Municipal)

Domingo - 23 de Outubro
10h30 - Partida (Câmara Municipal)
10h40 - Assistência (Aeródromo)
11h10 - PEC 6 - Carapinhal 1 (7,94 kms)
11h39 - PEC 7 - Espinho 1 (19,67 kms)
12h26 - Reagrupamento (Escola)
12h47 - PEC 8 - Carapinhal 2
13h13 - PEC 9 - Espinho 2
14h05 - Assistência (Aeródromo)
14h35 - Chegada (Câmara Municipal)

O RALI EM 60 SEGUNDOS:
- Percurso exactamente igual à edição anterior.
- Ricardo Moura só necessita de um 4º lugar para garantir o título absoluto.
- Luta renhida prevista para o CPR2, onde tudo está ainda em aberto, depois de Paulo Antunes surgir na lista  à última hora.
- Concorrentes espanhóis permitem que o rali seja pontuável na totalidade.
- O Instituto de Meteorologia prevê dia pouco nublado para Sábado, mas aguaceiros para o dia seguinte.
- Esquema de dois dias será pela última vez utilizado pelo Clube Automóvel do Centro.

EQUIPAS FAVORITAS À VITÓRIA
1 - Ricardo Moura/António Costa (Mitsubishi Lancer IX) - O 4º lugar chega ao açoreano para chegar ao título absoluto. Como não pontuará na última prova, no Algarve, terá a oportunidade de decidir tudo a seu favor e dependendo unicamente de si próprio.

2 - Vítor Lopes/Hugo Magalhães (Subaru Impreza WRX) - Não terá tarefa fácil, até porque nos ralis em que ambos pontuaram, o piloto do Subaru nunca conseguiu suplantar Moura e precisa de uma conjugação de factores para adiar a entrega do título já nesta prova.

3 - Vítor Pascoal/Luís Ramalho (Mitsubishi Lancer X) - Depois de uma prova com vários problemas mecânicos que o arredaram da luta pelos lugares cimeiros, nova oportunidade de obter um resultado que limpe a época algo apagada que está a realizar.

4 - Pedro Peres/Tiago Ferreira (Mitsubishi Lancer IX) - Os resultados tardam em aparecer, só tendo pontuado em duas ocasiões (Fafe e Madeira), mas fê-lo sempre no pódio e nos restantes abandonou quando era líder. Mais uma oportunidade para vencer pela primeira vez no Nacional, num rali de más recordações.

9 - Pedro Meireles/Mário Castro (Mitsubishi Lancer X) - É o único piloto que já venceu esta temporada dos que já não podem chegar ao título. No entanto e tal como Peres, pretende um resultado condizente com o andamento que vem demonstrando e espera que o azar se afaste definitivamente,

EQUIPAS OUTSIDERS
6 - Paulo Antunes/Alberto Oliveira (Opel Corsa S1600) - Inscrito à última hora, tentará obter a vitória que no último rali escapou quando era líder. Depois do Citroën, o carro alemão pode ser um fiel aliado se conseguir aliar a rapidez à fiabilidade.

7 - Frederico Gomes/Luís Cavaleiro (Citroën C2 R2 Max) - Um início de época positivo contrasta com dois abandonos consecutivos e deixa-o afastado da luta pelos lugares cimeiros do CPR2. Mais um piloto que ambiciona um bom resultado para permitir subir alguns lugares na classificação do campeonato.

8 - Ivo Nogueira/Vítor Hugo (Citroën DS3 R3T) - Uma das surpresas da temporada, com provas no pódio à geral, mas ainda sem vitórias no CPR2. Face à escolha de Paulo Antunes, será o principal nome do pelotão dos Citroën e será um dos favoritos ao triunfo entre as duas rodas motrizes, espreitando ainda o pódio a nível absoluto.

11 - Paulo Neto/Daniel Amaral (Citroën DS3 R3T) - Não sendo um piloto que discuta as posições cimeiras, tem feito da regularidade de resultados um trunfo a seu favor e pode ainda aspirar a um lugar no pódio entre os concorrentes do CPR2.

12 - Isabel Ramos/Rubina Gonçalves (Renault Clio R3) - Também não pertence ao lote dos mais rápidos, mas ambiciona o título entre as Senhoras e pode conquistar esse objectivo já em Mortágua, bastando-lhe terminar o rali.

EQUIPAS FAMALICENSES
5 - João Silva/José Janela (Renault Clio R3) - Tudo corre a favor do madeirense e do navegador de Famalicão, que lideram o campeonato e podem dar um passo favorável rumo ao título, sendo que poderão conquistá-lo desde já, embora não dependam só de si.

14 - Ricardo Marques/Paulo Marques (Citroën C2 R2 Max) - Moralizados com o pódio na última prova, apresentam-se com o objectivo de voltar a rodar perto dos lugares cimeiros do CPR2 e quem sabe voltar a repetir o feito, depois de uma época com altos e baixos.

17 - Miguel Barbosa/Rui Raimundo (Mitsubishi Lancer IX) - Mais uma prova para a jovem dupla poder evoluir, depois de terem surpreendido na sua estreia no Nacional. Sem pressão de resultados e já com maior conhecimento do carro, podem voltar a figurar nos lugares da frente.

33 - Renato Pita/Jorge Carvalho (Mitsubishi Lancer VII) - Depois da desistência inglória após o último troço no rali passado, quando eram líderes, fazem nova aparição na Taça de Portugal para voltar a lutar pelo triunfo, pois ainda há aspirações ao título.

43 - Pedro Matias/Sérgio Rocha (Fiat Abarth 500) - Repetem a presença na Taça, depois de um resultado
bastante positivo na última prova, quando terminaram no pódio.

46 - Paulo Brás/José Azevedo (Peugeot 306) - Primeira presença na Taça para esta dupla, habitual nos regionais nortenhos e que conta com o navegador famalicense.

48 - Eduardo Veiga/Justino Reis (Ford Escort RS) - O navegador famalicense passa a ser a aposta do experiente piloto, mais conhecido do ralicross, numa prova em que opta por uma viatura clássica ao invés do Mitsubishi que já utilizou esta temporada.

Sem comentários: