28 março 2012

Luís Barros começa a época com dobradinha

A velocidade nacional teve uma jornada inaugural marcada pela pouca participação. A primeira prova do Campeonato de Portugal de GT, para além das duas competições de Clássicos, também não tiveram muitos espectadores, provavelmente com baterias ainda apontadas para o Fafe Rally Sprint, que decorreu em simultâneo. Luís Barros foi o único famalicense presente e triunfou nas duas corridas dos Clássicos.

O piloto do Porsche 930 Turbo começou a defesa do título da melhor forma. Arrancando da pole-position, Luís Barros viu o seu principal adversário, António Nogueira ter problemas logo na fase inicial da 1ª corrida e ainda uma saída de pista, deixando-o mais descansado no controlo das operações. Rui Alves (Ford Escort RS) foi 2º, com Rui Costa a ocupar o lugar mais baixo do pódio, também ele ao volante de um Ford Escort RS.

A 2ª corrida foi tirada a papel químico da primeira, pois Luís Barros esteve solitário na frente, sem qualquer adversário a esgrimir argumentos para o contrariar. Rui Alves voltou a secundar o piloto famalicense, enquanto desta feita foi António Nogueira a terminar a prova em 3º.

No Campeonato de Portugal de GT, dupla vitória para César Campaniço/Carlos Vieira, mas na pista as coisas não foram assim tão lineares. Na primeira manga do cartaz, foi um dos Lamborghini da Goodsense Racing Team a cruzar a meta no 1º lugar, nomeadamente o de Patrick Cunha/José Ramos. Contudo, por não terem cumprido o tempo regulamentar para troca de pilotos, foi lhes atribuída uma penalização de 30 segundos e com isso foram relegados para a 3ª posição. Assim, a dupla do Audi R8 LMS subiu ao lugar mais alto do pódio, isto depois de terem largado da última posição da grelha, por terem reabastecido entre as duas sessões de treinos. Os campeões em título, José Pedro Fontes/Miguel Barbosa, levaram o Mercedes SLS GT3 ao 2º posto.

A 2ª corrida teve alguma animação, pois Campaniço/Vieira largavam novamente da última fila da grelha, mas rapidamente se instalaram nos lugares da frente. Um erro de José Ramos permitiu subir um lugar e depois das trocas de pilotos, Campaniço rapidamente suplantou Miguel Barbosa, terminando com alguma vantagem no 1º posto. Posições repetidas nos restantes lugares do pódio, com José Pedro Fontes/Miguel Barbosa a serem 2ºs novamente, tal como Patrick Cunha/José Ramos a instalarem-se no 3º lugar, já depois de alguns problemas com a caixa de velocidades.

Por fim, nos Clássicos 1300, para não fugir à regra, também houve duplo triunfo. Alexandre Beirão levou o Alfa Romeo Alfasud ao 1º lugar em ambas as corridas. O abandono prematuro de Vítor Araújo por problemas mecânicos no seu Datsun 1200 facilitou a tarefa de Beirão, que foi ganhando vantagem volta após volta. Miguel Ferreira, em Ford Escort, rodou sempre na 2ª posição, enquanto Pedro Alves levou o Toyota Starlet ao 3º posto. Na 2ª corrida, o filme foi semelhante, contudo Vítor Araújo ainda passou pela liderança, mas os problemas voltaram a aparecer e o abandono voltou a ser o desfecho. Beirão venceu então novamente isolado, desta feita com Pedro Alves a ser 2º, enquanto que Miguel Ferreira fechou o pódio.

Fotos: Portugal Motorsport/ONRacer

Sem comentários: