19 abril 2011

Rui Lapa somou pódio na estreia em Espanha

A primeira jornada do Campeonato de Espanha de GT, que este fim-de-semana visitou o Circuito de Valência, correu de forma positiva à Rodrive Competições, com a equipa da Covilhã a sair medianamente satisfeita com a prestação conseguida, apesar dos azares mecânicos que limitaram as prestações do piloto Rui Lapa, nas duas corridas de Domingo.

Rui Lapa esteve muito bem nos treinos livres e na qualificação, com a obtenção da pole-position na categoria GT Light para a primeira das duas corridas de Domingo, resultado que deixou o piloto famalicense muito satisfeito. "Conseguimos um bom setup nos treinos de ontem apesar de termos rodado muito pouco. Não conhecíamos a pista e por isso tivemos de entrar com algum cuidado e apreender aos poucos, melhorando as nossas prestações. Na primeira qualificação as coisas correram-me muito bem e conseguimos a pole-position, o que acho acho excelente mediante as condicionantes que temos, na segunda qualificação as coisas não correram tão bem, com uma saída de pista devido a um exagero meu, a deixar o Ginetta atolado na gravilha e deixar-me sem possibilidades de rodar para melhorar o meu tempo", disse Rui Lapa.

O azar batia à porta da equipa da Covilhã na primeira corrida de Domingo, com um problema na caixa de velocidades a forçar Rui Lapa a entrar nas boxes, onde viria a desistir após algumas tentativas para tentar retomar a corrida. "A primeira corrida não nos correu nada bem, tivemos um problema com a caixa de velocidades e tivemos de entrar na boxe. Foi pena porque estávamos com um bom andamento e se nada acontecesse teríamos conseguido lutar pela vitória e garantidamente um lugar no pódio", resumiu o piloto famalicense.

Quando tudo fazia prever que os problemas estariam resolvidos para a segunda ronda do fim-de-semana, seria a vez de a embraiagem ceder. "Na segunda corrida e quando nos preparavamos para entrar em pista para a formação da grelha de partida, não conseguimos arrancar devido a um problema com a embraiagem do Ginetta. A equipa conseguiu colocar o carro em condições mínimas para alinhar e arrancamos para a corrida da via das boxes, o que já por si era penalizador. A corrida foi muito difícil porque os problemas de caixa mantinham-se, tanto conseguia meter as velocidades como já não entravam. Pensei sobretudo em chegar ao final da corrida para pontuar, o que consegui e ainda com a surpresa de ter chegado ao pódio, o que foi sobretudo um justo prémio depois de todas as dificuldades porque passamos. Temos carro para lutar pelas vitórias na categoria e isso deixa-me contente e confiante para o futuro", completou Rui Lapa, que contou com os apoios da Cimenteira do Louro, Monster Energy Drinks, ENI, Garagem do Parque e Ginetta Cars.

Sem comentários: