12 abril 2011

António Rodrigues é o primeiro a bisar no Open

Depois de uma vitória surpreendente no primeiro confronto da época, António Rodrigues e o famalicense Jorge Carvalho somaram o 2º triunfo em 2011, desta feita no Rali Vidreiro, prova onde estrearam um Citroën Saxo S1600. O Open de Ralis teve na Marinha Grande mais uma prova de alto nível, com animação e emoção até ao final.

Enquanto não está definitivamente pronto o tão badalado Peugeot 206 RC que tarda em aparecer, Tozé Rodrigues apresentou-se nas estradas da zona de Leiria e da Marinha Grande com novo carro, bastante competitivo. Com uma adaptação rápida, o jovem piloto cedo colocou as credenciais à prova e impôs um andamento rápido, mas apenas chegou à liderança quando Daniel Nunes teve problemas no Mitsubishi Lancer VI. Este brilhante resultado de António Rodrigues e Jorge Carvalho coloca-os com vantagem confortavel na liderança do campeonato, mas a fase de terra representa uma desvantagem para a dupla.

No 2º lugar terminou Renato Pita, também ele autor de uma prova muito positiva, sempre perto dos lugares cimeiros e que o coloca como um dos favoritos ao título. Também autor de uma prova em crescendo, beneficiou igualmente do azar de Nunes para chegar ao lugar intermédio do pódio na derradeira classificativa.

A encerrar o lote dos 3 mais rápidos, Paulo Louro foi um dos pilotos em foco. A efectuar a estreia oficial do Peugeot 207 RC e a correr praticamente em casa, Louro puxou dos galões e foi o primeiro líder da prova até que lhe viu ser atribuído um tempo de referência, em virtude de um despiste de um concorrente que o antecedia, provando que nem sempre a atribuição dos números é pacífica. Para além disto, dois furos impediram Louro de lutar até ao fim pela vitória, mas o 3º lugar encaixa na perfeição.

Uma ligeira saída de estrada e algum tempo perdido nas especiais nocturnas fizeram com que Diogo Salvi não conseguisse melhor que o 4º lugar final, ainda assim uma posição excelente e um bom ritmo com o Mitsubishi Lancer VI, mostrando que no asfalto terá de ser tido em consideração.

Tal como pretendia, Armindo Neves efectuou o melhor rali da temporada, levando o Mitsubishi Lancer VII até ao 5º lugar, vencendo entre os concorrentes ao Regional Centro, levando a melhor sobre Luís Mota, em carro idêntico, que foi sempre um adversário pressionante. Logo atrás, e efectuando um rali para ganhar ritmo e conhecimento das especiais que poderão compôr o Rali Centro de Portugal, Vítor Pascoal foi 7º classificado, na estreia de um Mitsubishi Lancer VII, assim como não contou com o seu navegador habitual. A encerrar o Top-10, Joaquim Gaspar foi 8º na frente de Carlos Fernandes, que venceu o Desafio Modelstand, e de Manuel Inácio.

Nas hostes famalicenses e para além da vitória de Jorge Carvalho, de salientar a vitória do seu pai Jorge Carvalho, no que toca ao Troféu Fastbravo. Com um ritmo diabólico, Diogo Gago/Jorge Carvalho fizeram uma prova ao mais alto nível e não deram hipóteses à concorrência, estando cada vez mais apostados em conquistar o título no troféu monomarca, do qual são líderes até ao momento.

Prova com vários contratempos teve a dupla de Famalicão, João Ruivo/João Peixoto. Numa altura em que eram 3ºs classificados no Desafio Modelstand, ainda na luta pelo triunfo, um furo no Peugeot 206 GTI hipotecou um bom resultado, para além de vários problemas ao nível da direcção assistida e ainda de um apoio da caixa partido. Perante tantas incidências, Ruivo não foi além do 28º lugar final e 8º no troféu.

Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins tiveram um prova sem grandes sobressaltos e rodaram de forma consistente, sem correr riscos perante os pisos traiçoeiros. Para a jovem famalicense, os troços efectuados de noite foram uma novidade, correndo de feição e sendo do agrado da piloto do Peugeot 206 GTI, que terminou o rali no 34º lugar.

Logo atrás, outra dupla famalicense, Armando Costa/Rui Raimundo, que se apresentaram no Datsun 1200 e efectuaram uma prova também bastante regular e com a confiança a aumentar, perante as condições que a estrada ia apresentando face à posição atrasada que tinham. Contas feitas no final, classificaram-se no 35º posto, sendo ainda 3ºs nos Clássicos.

Menos sorte tiveram André Cortinhas, que efectuou a estreia ao lado de Daniel Ribeiro, pois foram obrigados a abandonar com problemas de motor no Peugeot 206 GTI na PEC 4, quando seguiam na luta pela vitória no Desafio Modelstand. A cumprir a prova com Marco Lazarino, Sérgio Rocha não trouxe melhor sorte ao piloto do Fiat Punto HGT, que somou novo abandono, sendo a quebra do motor novamente a causa. Também Nuno Pombo e o famalicense Guilherme Pereira não concluiram a prova, devido a problemas físicos que atormentaram o piloto do Abarth 500, quando seguiam algo atrasados na tabela classificativa.

Classificação Final
1º António Rodrigues/Jorge Carvalho Jr (Citroën Saxo S1600) - 35m30,5s
2º Renato Pita/Marco Macedo (Mitsubishi Lancer VI), a 15,5s
3º Paulo Louro/Hugo Magalhães (Peugeot 207 RC Rallye), a 1m08,2s
4º Diogo Salvi/Filipe Carvalho (Mitsubishi Lancer VI), a 1m14,2s
5º Armindo Neves/Bernardo Gusmão (Mitsubishi Lancer VII), a 1m16,2s
6º Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer VII), a 1m31,7s
7º Vítor Pascoal/Martim Azevedo (Mitsubishi Lancer VII), a 1m36,0s
8º Joaquim Gaspar/David Sousa (Mitsubishi Lancer IV), a 1m37,9s
9º Carlos Fernandes/Daniel Amaral (Peuegot 206 GTI), a 2m00,3s
10º Manuel Inácio/Fábio Vasques (Peugeot 206 GTI), a 2m12,0s
(...)
28º João Ruivo/João Peixoto (Peugeot 206 GTI), a 4m26,6s
(...)
34º Mariana N. de Carvalho/Filipe Martins (Peugeot 206 GTI), a 7m07,7s
35º Armando Costa/Rui Raimundo (Datsun 1200), a 8m22,2s
36º Diogo Gago/Jorge Carvalho (Seat Marbella), a 8m31,7s
(...)
NC - Nuno Pombo/Guilherme Pereira (Abarth 500) - Avaria Mecânica na PEC 3
NC - Daniel Ribeiro/André Cortinhas (Peugeot 206 GTI) - Avaria Mecânica na PEC 4
NC - Marco Lazarino/Sérgio Rocha (Fiat Punto HGT) - Avaria Mecânica na PEC 5

O Open de Ralis prossegue dentro de menos de um mês, nos dias 7 e 8 de Maio, com o recém anunciado Rali do Targa/Serra da Freita, com centro nevrálgico em Arouca.

Fotos: Ralis Online, José Mendes e Motores Magazine

Sem comentários: