19 abril 2011

Extra: Jovem dupla famalicense domina por completo

Miguel Barbosa/Rui Raimundo foram os mais rápidos na Prova Extra do Rali de Famalicão. Inicialmente inscritos junto aos concorrentes do Regional, a dupla optou por integrar a Prova Extra, mesmo tendo um carro que já perdeu homologação. Vencendo todas as especiais disputadas, a jovem equipa famalicense foi a mais rápida se se juntasse ambas as classificações.


Com uma entrada logo com tudo, Miguel Barbosa mostrou que não estranhou o piso solto de terra face ao piso de asfalto dos circuitos onde disputou inúmeras provas de karting, mostando também uma rápida adaptação ao Mitsubishi Lancer V. Cedo se percebeu também que Barbosa/Raimundo não teriam adversários à altura na Prova Extra, pelo que souberam gerir bem o seu andamento e com isso obter um triunfo merecido, mas que poderia ter outra expressão caso o rali tivesse classificação conjunta ou caso tivessem integrado o Regional Norte. Fica a vontade de os ver novamente nos ralis, pois a estreia foi promissora.

Também previsto na caravana do Regional mas optando pela Prova Extra, Hélder Miranda levou o Seat Ibiza até ao 2º lugar, depois de uma prova em que não deu hipóteses nas 2 rodas motrizes, mas logicamente não teve andamento para discutir a vitória. Foi um piloto que deixou boas impressões, com um ritmo bastante vivo e consistente, mesmo perante concorrência melhor equipada.

A encerrar o pódio na Extra, Joaquim Pacheco, em Citroën C2, que também apresentou-se em bom nível, mas incapaz de acompanhar Miranda na luta entre os carros de tracção integral, talvez pela pouca habituação ao carro francês nos pisos de terra. Presença habitual em Famalicão, Sérgio Moutinho levou o Fiat Punto HGT até ao 4º lugar final, na frente de Hugo Sousa, em Citroën Saxo.

Aproveitando para testar para a fase de terra do Open de Ralis, Mariana Neves de Carvalho levou a seu lado a também famalicense Márcia Gonçalves, dando um charme feminino ao rali. Sem correr grandes riscos e querendo sobretudo rodar o Peugeot 206 GTI nos duros pisos que a prova apresenta, o 6º lugar na Extra encaixa nos objectivos da equipa famalicense.

Aos comandos de um Nissan Micra que se apresentou pouco "vitaminado", Vasco Ferreira trocou as notas pelo volante, levando a seu lado Sérgio Rocha. A dupla famalicense pouco ou nada podia fazer pois o pequeno carro não estava mesmo nas melhores condições, mas como os objectivos desta participação dos dois famalicenses mais habituados aos cadernos das notas passavam essencialmente pela diversão, o 7º lugar pouco interessa.

A encerrar o lote dos classificados na Prova Extra, uma dupla famalicense que se estreou nos ralis. André Oliveira/João Rocha cumpriram o seu primeiro rali sem problemas de maior, levando o Suzuki Ignis até ao fim, numa prova muito dura e massacrante para as mecânicas das máquinas.

Classificação Final
Miguel Barbosa/Rui Raimundo (Mitsubishi Lancer V) - 25m14,1s
2º Hélder Miranda/Sérgio Moreira (Seat Ibiza), a 1m49,6s
3º Joaquim Pacheco/Joaquim Antunes (Citroën C2), a 2m09,7s
4º Sérgio Moutinho/Pedro Rio (Fiat Punto HGT), a 2m39,1s
5º Hugo Sousa/Nuno Alves (Citroën Saxo), a 3m07,5s
Mariana N. Carvalho/Márcia Gonçalves (Peugeot 206 GTI), a 4m40,0s
Vasco Ferreira/Sérgio Rocha (Nissan Micra), a 4m58,8s
André Oliveira/João Rocha (Suzuki Ignis), a 6m02,0s

Fotos: António Freitas (CMVNF)

Sem comentários: