26 janeiro 2012

Pontapé de saída para o Open de Ralis este fim de semana

O Rali Montelongo volta a abrir as hostilidades dos ralis portugueses, uma tradição que leva muita gente até Fafe, numa prova habitualmente marcada por várias surpresas. Com vários projectos ainda longe de estarem definidos, o primeiro confronto do Open de Ralis 2012 junta mais de cinco dezenas de pilotos e um bom lote de candidatos à vitória.

PROVA: Rali Montelongo/Cidade de Fafe
DATA: 28 de Janeiro
ORGANIZADOR: Demoporto
PONTUÁVEL:
- Campeonato Open de Ralis
- Campeonato Regional de Ralis/Norte
- Campeonato de Portugal Júnior de Ralis
- Taça Nacional de Clássicos/Ralis
QUILOMETRAGEM: 63,92 kms de PEC'S, num total de 191,51 kms

HORÁRIO
Sábado - 28 de Janeiro de 2011
09h45 - Partida (Feira Velha)
09h48 - Assistência (Parque da Cidade)
10h26 - PEC 1 - Cortegaça 1 (6,48 kms)
10h59 - PEC 2 - Montim 1 (6,90 kms)
11h45 - PEC 3 - Cortegaça 2
12h13 - PEC 4 - Montim 2
14h03 - Assistência (Parque da Cidade)
14h58 - PEC 5 - Gontim 1 (5,40 kms)
15h26 - PEC 6 - Queimadela 1 (13,18 kms)
16h11 - PEC 7 - Gontim 2
16h29 - PEC 8 - Queimadela 2
16h59 - Assistência (Parque da Cidade)
17h30 - Pódio

O RALI EM 60 SEGUNDOS
- Novo esquema de especiais, bem como novos traçados para classificativas utilizadas anteriormente.
- Introdução de Cortegaça, um troço com partes comuns ao de Queimadela, sendo umas feitas no mesmo sentido e outras em sentido inverso.
- Ausência do campeão em título e vencedor da última edição da prova, António Rodrigues. Também Renato Pita, 2º classificado do Open em 2011 não estará presente.
- Muita indefinição paira ainda sobre os projectos de vários pilotos. Se uns nem sequer estão inscritos, outros fazem-no mas ainda sem as condições pretendidas para 2012.
- Não pontuando para qualquer competição monomarca, a prova fafense conseguiu angariar 55 inscritos.
- Duelo interessante previsto entre os tracção integral e os mais rápidos entre as 2 rodas motrizes.
- Previsões meteorológicas apontas céu pouco nublado e bastante frio.

EQUIPAS FAVORITAS
1 - Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer IV) - Mesmo não tendo no asfalto o seu piso de eleição, é dos mais experientes e consistentes pilotos do Open. Naturalmente, é um dos candidatos aos lugares cimeiros, reforçando a aposta na mesma viatura.

2 - Daniel Nunes/Daniel Amaral (Mitsubishi Lancer VI) - A carreira do jovem piloto não tem sido fácil e tarda em se assumir como um piloto que discuta todos os ralis, algo que lhe permitisse lugar pelo título, pois a rapidez está lá. Apresenta um novo navegador nesta prova.

3 - Diogo Salvi/A. Antunes (Mitsubishi Lancer VII) - Um dos pilotos que muda de carro e que espera que isso lhe traga ainda mais competitividade. Se em 2011 teve boas prestações no asfalto, espera-se agora que efective isso em resultados consistentes e que permitam discutir os lugares da frente.

6 - Fernando Peres/José Pedro Silva (Mitsubishi Lancer VII) - Não necessita de um cartão de visita e tem coleccionado algumas vitórias nos últimos anos, mas como tem participado de forma esporádica, não tem conseguído capitalizar esses triunfos numa vitória final no Open. Recorde-se que é tri-campeão nacional...

14 - Carlos Martins/Aníbal Martins (Mitsubishi Lancer VI) - Depois de ter deixado boas indicações na recta final da época passada, aposta definitivamente no Open de Ralis. Fica apenas a dúvida sobre o que este piloto poderá fazer em pisos de asfalto.

EQUIPAS OUTSIDERS
4 - Gil Antunes/Diogo Correia (Peugeot 206 GTI) - Apostado em melhorar a época passada, onde não foi além do 5º lugar no Desafio Modelstand, este piloto começa a preparar a temporada com um rali que servirá como um teste para ganhar ritmo.

10 - André Martins/Ricardo Torres (Mitsubishi Lancer VII) - Novo carro para um piloto que em pisos de asfalto foi sempre bastante rápido, reforçando assim a sua aposta e que lhe permitirá dar um salto na classificação e nos seus objectivos.

12 - Alberto Cabral/Fernando Vaz (Mitsubishi Lancer VII) - Um regresso depois de uma suspensão federativa na época passada. No início da temporada passada, foi um piloto habitual nos lugares da frente entre os regionais e tem todas as condições para repetir o feito.

23 - João Barros/António Costa (Citroën Saxo Kit Car) - Apontar um piloto com pouca experiência em ralis é um risco, mas as presenças no Karting e na Montanha fazem prever que poderá ser uma agradável supresa logo neste rali.

35 - André Cabeças/Rui Rocha (VW Golf Kit Car) - Uma das viaturas mais competitivas de 2 rodas motrizes que militam no Open, certamente capaz de se imiscuir na luta pela geral. O número alto que lhe foi atribuído não espelha de todo o seu andamento.

EQUIPAS FAMALICENSES
8 - Daniel Ribeiro/André Cortinhas (Opel Corsa S1600) - Enquanto não avança com o projecto no novo Corsa, o piloto vai correr em casa e numa viatura muito competitiva, prevendo-se como candidato aos lugares da frente. O navegador famalicense volta a ser a aposta para o banco do lado direito.

19 - Luís Bastos/Paulo Marques (VW Golf TDI) - Objectivos reforçados no Júnior para esta dupla. Enquanto o carro que utilizarão não está pronto, recorrem a uma viatura a diesel para começarem a somar pontos para o campeonato.

21 - André Pimenta/Guilherme Pereira (Datsun 1200 Coupé) - Regresso de um piloto que já disputou várias provas em épocas anteriores, contando agora com o navegador famalicense e com uma viatura de tracção traseira que promete rapidez e espectáculo.

26 - Eduardo Veiga/Justino Reis (Ford Escort RS) - Depois da incursão pela Taça e mesmo pelo Nacional, a aposta recai agora no Open e em ganhar ritmo competitivo. Tal como na recta final da época transacta, o co-piloto famalicense estará encarregue das notas.

37 - Diogo Gago/Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI) - A vitória no Troféu Fastbravo catapultou o jovem piloto para outra competição monomarca, começando prematuramente a preparar este novo desafio. Para isso, conta novamente com a experiência do navegador famalicense do seu lado.

43 - Mariana N. Carvalho/Alexandra Santos (Peugeot 206 GTI) - Virar de página na carreira da piloto famalicense, que tem agora uma navegadora e com isso direcciona a aposta para a Taça Feminina. Este primeiro rali servirá essencialmente para ganhar entrosamento entre ambas.

48 - André Oliveira/Filipe Martins (Peugeot 106 GTI) - Primeira prova do jovem famalicense no Open de Ralis e com o seu novo carro. Com objectivos centrados no Júnior e na sua evolução, conta com a experiência do seu navegador para superar isso da melhor forma.

Sem comentários: