21 junho 2012

Monção fecha fase de asfalto do Open de Ralis

Termina no próximo Sábado, em Monção, a fase de asfalto do Campeonato Open de Ralis, marcando início da segunda metade da temporada. Com Fernando Peres isolado na frente da tabela classificativa e com margem para gerir a vantagem, daí estar ausente da prova do CAMI. Resta saber quem estará em condições de se aproximar do veterano piloto, numa prova com uma boa lista de inscritos e na qual os famalicenses voltam a estar em bom número.

PROVA: Rali de Monção 
DATA: 23 de Junho
ORGANIZADOR: Clube Aventura do Minho
PONTUÁVEL: 
- Campeonato Open de Ralis
- Campeonato de Portugal Júnior de Ralis 
- Campeonato Regional de Ralis/Norte
- Taça Nacional de Clássicos/Ralis
- Desafio Modelstand
- Troféu Fastbravo 
QUILOMETRAGEM: 70,66 kms de PEC'S, num total de 169,04 kms 
INFORMAÇÕES: LISTA DE INSCRITOS / MAPA / ACESSOS

HORÁRIO
Sábado - 23 de Junho
09h30 - Partida (Praça Deu-la-Deu)
09h37 - Assistência 10' (Centro Empresarial Lagoa)
10h00 - PEC 1 - Monção 1 (10,50 kms)
10h24 - PEC 2 - Luzio 1 (13,49 kms)
11h10 - PEC 3 - Merufe 1 (11,34 kms)
11h50 - Reagrupamento (Centro Empresarial Lagoa)
12h00 - Assistência 30' (Centro Empresarial Lagoa)
12h43 - PEC 4 - Monção 2
13h07 - PEC 5 - Luzio 2
13h53 - PEC 6 - Merufe 2
14h33 - Assistência 30' (Centro Empresarial Lagoa)
15h13 - Chegada (Praça Deu-la-Deu)

O RALI EM 60 SEGUNDOS
- Depois de na edição passada se ter estreado no Open e ter sido disputado em terra, este rali volta aos pisos de asfalto que celebrizaram esta prova noutros tempos.
- Fernando Peres, vencedor de quatro ralis e líder do campeonato, estará ausente.
- Estreia de Luís Bastos e do novo Mitsubishi Lancer V em provas do Open, bem como do novo Mitsubishi de Carlos Martins.
- Primeira aparição do Skoda Felicia Kit Car, com João Leonardo ao volante.
- Presença de alguns pilotos espanhóis dá ao rali um carácter um pouco mais internacional.
- Desafio Modelstand de regresso, após o Rali Serra da Freita que não pontua para este troféu, que conta novamente com 10 pilotos.
- Novo duelo entre famalicenses pela Taça das Senhoras, com Mariana Carvalho e Margarida Barbosa como protagonistas.
- Previsão climatérica aponta para um dia de sol e temperaturas amenas.


EQUIPAS FAVORITAS
1 - Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer VII) - Sem Peres inscrito, são os primeiros interessados em reduzir a diferença para a liderança do campeonato e portanto serão candidatos aos lugares cimeiros.


3 - Daniel Nunes/Daniel Amaral (Mitsubishi Lancer VI) - Mesmo com uma prova atribulada, venceu em Viana no rali pontuável para o Regional Norte, um triunfo que lhe trará motivação para repetir também o pódio no último rali do Open.

8 - João Barros/António Costa (Citroën Saxo Kit Car) - Foram os únicos a bater Peres esta temporada e perante a sua ausência, serão os mais sérios favoritos à vitória. A fiabilidade do carro não tem ajudado esta dupla que conta já com três abandonos.

10 - Carlos Martins/Aníbal Martins (Mitsubishi Lancer VIII) - Somando boas prestações na primeira metade do campeonato, tem vindo a intercala-las com abandonos devido a problemas mecânicos, embora a sua rapidez esteja patente e seja um trunfo que o pode levar à primeira vitória.

11 - Diogo Salvi/Filipe Carvalho (Mitsubishi Lancer VII) - Também tem oscilado bons resultados com desistências, um desfecho que conheceram nos dois últimos ralis, precisamente quando discutiam o primeiro lugar. Também eles procuram o primeiro triunfo no Open.

EQUIPAS OUTSIDERS
4 - Fernando Silva Diaz/Juan Jose Nieves (Mitsubishi Lancer VI) - Depois das participações com um bonito BMW M3, este piloto espanhol traz agora outros argumentos e aos comandos de um carro de tracção integral, pode chegar-se aos lugares da frente.

5 - André Marques/Hugo Magalhães (Peugeot 206 S1600) - Tem vindo a evoluir favoravelmente ao longo das provas já disputadas e neste momento estão entre os mais rápidos nas duas rodas motrizes, classe em que são líderes e que quererão vencer nesta prova, tendo em João Barros um osso duro de roer.

7 - Gil Antunes/Carlos Ramiro (Peugeot 206 GTI) - Tem secundado Diogo Gago na luta pelo Desafio Modelstand, procura por isso chegar pela primeira vez à vitória nesta época e relançar-se no troféu.

12 - Mário Barbosa/Bruno Gonçalves (Citroën Saxo Kit Car) - Os problemas mecânicos do início da temporada parecem estar resolvidos, prova disso é o brilhante resultado do último rali, provando que em condições normais poderão discutir o pódio.

25 - Rui Salgado/Luís Godinho (Peugeot 306) - Um piloto que participa esporadicamente, mas que se revela sempre bastante rápidos nos pisos de asfalto, podendo intrometer-se no lote dos mais rápidos no que toca às duas rodas motrizes.

PILOTOS FAMALICENSES
2 - Diogo Gago/Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI) - Com três vitórias entre o Desafio Modelstand e ostentando a liderança no Júnior, tudo joga a favor deste jovem piloto que tem margem de erro, mas que tem revelado um ritmo acima da média e portanto é um natural candidato.

6 - Eduardo Veiga/Justino Reis (Ford Escort RS) - As prestações iniciais não tem tido continuidade, embora seja presença regular no Top-10 do Open, misturando rapidez com espectáculo, sendo por isso um nome a ter em conta para se manter dentro dos lote dos mais rápidos do campeonato.

17 - Pedro Fins/Sérgio Rocha (Peugeot 206 GTI) - O abandono na última prova do troféu não abalou as expectativas da dupla, que pretende voltar a discutir os lugares do pódio entre o Desafio Modelstand.

20 - Luís Bastos/Paulo Marques (Mitsubishi Lancer V) - Depois da estreia do carro em Viana, resta saber agora onde se poderá situar na tabela do Open de Ralis e, mais especificamente, no Júnior, o campeonato que é um dos objectivos da dupla.

21 - João Ruivo/João Peixoto (Peugeot 206 GTI) - Com um início de temporada nada fácil, a dupla famalicense pretende virar a primeira metade da época do Desafio Modelstand com uma mudança de sorte, querendo mostrar argumentos na discussão da vitória.

26 - Mariana Carvalho/Alexandre Santos (Peugeot 206 GTI) - Depois de uma prova atribulada na Freita, a piloto famalicense quer retomar os bons resultados e somar pontos para a Taça das Senhoras, onde terá a concorrência da conterrânea Margarida Barbosa.

30 - Margarida Barbosa/Sofia Mouta (Renault Clio R3) - Depois de se ter estreado no Open de Ralis com um Citroën C2, a aposta da jovem piloto eleva a fasquia e aposta num carro bastante competitivo, que poderá lança-la não só na competição reservada às Senhoras, mas também num bom resultado no Júnior.

Sem comentários: