21 junho 2012

Tiago Reis destacou-se em Santo Emiliano

Cumprindo em Santo Emiliano, prova disputada perto de Oviedo, mais uma etapa do Campeonato de Portugal de Montanha, Tiago Reis cumpriu igualmente a sua segunda prova ao volante do novo Norma M20. A prestação do piloto de Famalicão foi excelente, conquistando o 2º lugar entre os concorrentes nacionais, revelando que será um dos mais sérios candidatos aos lugares da frente nas restantes provas da temporada. 

Tiago Reis teve um andamento fabuloso, a tal ponto que foi o único piloto que conseguiu aproximar-se do vencedor da prova, Pedro Salvador. O jovem piloto famalicense ainda não conhece na perfeição o comportamento do Norma M 20 em prova, como nos explicou: "eu ainda não conheço bem o carro, aos poucos estou a explorar, para ver até onde posso ir, pois sei de antemão que este é carro com muitas potencialidades, e há que saber aproveitar. Só que preciso de mais tempo para o fazer, pois para todos os efeitos esta é a segunda prova em que participo". Sobre o carro acrescentou "é espectacular, mas vou precisar de mais tempo para me adaptar e ficar a conhecer as suas reacções. Mas acredito que mais para o meio do campeonato possa dar mais alguma réplica ao Pedro Salvador, que tem para já liderado as provas"

Sobre a Rampa de Santo Emiliano, Tiago Reis resume um pouco a sua prova, comparando inclusive a sua prestação com o piloto que utiliza igualmente um Norma: "no sábado acabei por utilizar pneus para chuva numa das subidas, que depois vim a verificar que não era necessário, por isso nesse aspecto foi difícil. É lógico que uma má escolha de pneus pode originar um tempo pior, e foi o que aconteceu pois o Joaquim Texieira fez mais um milésimo de segundo do que eu, porque tinha o Norma dele equipado com pneus slicks. Mas depois se formos a ver os tempos das subidas seguintes, em que a minha escolha de pneus foi acertada, pura e simplesmente fiz sempre melhores tempos do que ele. É preciso ver que ele também está a fazer a sua segunda prova com um Norma igual ao meu, mas ao longo da prova foi sempre o meu adversário mais directo, pois nessa altura nem valia a pena pensar em chegar ao Juno de Pedro Salvador". Num balanço final, o jovem piloto de Famalicão acrescentou que "mesmo assim correu muito bem. No sábado, com as condições atmosféricas instáveis, ora chovia e o piso estava molhado, ora começava a secar, tornou complicada a escolha de pneus para as duas subidas de prova". 

Em relação a este pódio, "fiquei muito satisfeito, pois os pilotos portugueses mostraram aos seus congéneres espanhóis que andam tão bem, ou melhor do que eles, e estiveram presentes os melhores pilotos de Montanha de Espanha. Este pódio foi a recompensa para todo o esforço que fizemos, e ficou demonstrado que estou no bom caminho para lutar pela vitória e por um lugar no pódio, que foi o que aconteceu. Dedico este resultado à minha equipa de mecânicos, aos meus patrocionadores e à minha familia que me tem apoiado", rematou Tiago Reis. 

A próxima prova de Tiago Reis e do Norma M20 será na Rampa Capital do Móvel a ter lugar em meados do próximo mês de Julho.

Sem comentários: