20 junho 2012

Salvador com nova vitória e Tiago Reis em destaque

Disputou-se no passado fim de semana mais uma jornada do Campeonato de Portugal de Montanha, desta feita disputada no país vizinho, mais precisamente em Santo Emiliano. Este intercâmbio ibérico, que vem desde há alguns anos, permitiu juntar uma vez mais os melhores pilotos nacionais e ibéricos, contando ainda com alguns pilotos famalicenses que estiveram em particular destaque. A vitória nacional coube a Pedro Salvador, com Tiago Reis logo atrás.

Depois do triunfo na Falperra, Salvador voltou a não dar qualquer chance entre a comitiva nacional, rubricando constantemente os tempos mais rápidos nas subidas de treinos e mantendo essa toada para as subidas de prova. Assim, o piloto do Juno SSE soma a segunda vitória da temporada e reforça a sua candidatura ao título, ele que seria o 4º classificado em termos absolutos na Rampa Santo Emiliano.

Tiago Reis mostrou-se mais adaptado ao Norma M20F e mesmo sem andamento para acompanhar o vencedor, também nunca deixou que o pressionassem no 2º lugar. A distância para Salvador cifrou-se em pouco mais de 10 segundos e a nível geral, o jovem famalicense rubricou o 7º lugar. Também a mostrar maior habituação a um carro idêntico ao de Tiago Reis, Joaquim Teixeira fechou o pódio nas contas nacionais, embora sem grandes argumentos para discutir algo mais do que o 3º lugar.

Algo apagado, Paulo Ramalho não foi além do 4º lugar e sempre bastante longe dos lugares do pódio. O bi-campeão em título está a ter um início de temporada muito complicado, com o Juno SSE a mostrar-se uma dor de cabeça para Ramalho e a colocá-lo distante dos seus objectivos. Em 5º lugar, Martine Pereira venceu entre a Categoria 1 e mantém viva a sua aspiração a conquistar o título. Com um ritmo elevado em todas as subidas de prova, o piloto famalicense não teve grandes problemas com o Renault Clio RS, mesmo não tendo efectuado uma das subidas.

A utilizar um Fiat Punto HGT em deterimento do mais veloz BMW 320is com o qual teve um pequeno despiste no Motorshow de Famalicão que impediu a sua presença na rampa da zona de Oviedo, Luís Silva preocupou-se essencialmente em somar pontos para o campeonato, encerrando o lote dos dez mais rápidos no campeonato nacional.

A nível absoluto, a prova foi completamente dominada pelos pilotos espanhóis, com Javier Villa a vencer, ele que conduziu um BRC CM05 EVO, na frente de dois Silvercar, tripulados por Oscar Palacio e Aritz Egozcue.

Classificação Final  - Campeonato de Portugal
1º Pedro Salvador (Juno SSE 09) - 4m40,233s
Tiago Reis (Norma M20F), a 8,830s
3º Joaquim Teixeira (Norma M20F), a 17,480s
4º Paulo Ramalho (Juno SSE 09), a 30,873s
Martine Pereira (Renault Clio RS), a 51,586s
6º Joaquim Santos (Opel Astra OPC), a 1m04,361s
7º Manuel Ferreira da Silva (Mitsubishi Lancer IX), a 1m04,751s
8º Francisco Marrão (Ford Escort RS), a 1m21,173s
9º Ricardo Lima (Seat Leon SuperCopa), a 1m25,526s
10º Luís Silva (Fiat Punto HGT), a 1m29,669s

O Campeonato de Portugal de Montanha prossegue na Rampa Capital do Móvel, disputada na zona da Agrela e que está marcada para os dias 23 e 24 de Julho.

Fotos: Foto GTI

Sem comentários: