02 novembro 2009

Notas soltas da Super Especial de Famalicão

Todos os acontecimentos da Super Especial de Famalicão, disputada no passado Sábado e ganha por António Barros, num espectacular BRC.

Segundo a organização, foram 20 mil espectadores que estiveram na zona onde se desenrolou a Super Especial. Números bastante optimistas para um evento que teve menos um dia do que no ano passado, assim como não foi possível estar dentro da Escola Camilo Castelo Branco, que acompanha grande parte do percurso. Ainda assim, não se pode dizer que tenham sido poucas as pessoas presentes, apesar de algumas clareiras nas bancadas existentes. Quem não apareceu foi a chuva, ainda que tenha ameaçado por diversas situações.

Com uma lista de inscritos não tão vasta, a prova foi bastante concentrada, durando pouco mais de 4 horas. Um percurso mais curto e a rápida intervenção, por parte dos membros da organização, em casos de avaria ou despiste, também em muito contribuiu para o facto.

Perante as obras na Escola Camilo Castelo Branco, a solução foi transferir o Secretariado e o Parque de Assistência para a Escola D. Sancho. O espaço foi bastante mais reduzido e mais alternativas haveria certamente, onde até poderia ter havido outro colorido e mais acções promocionais, por exemplo. Fica a sugestão, uma vez mais.

Mais uma vez e como vem sendo normal neste tipo de provas, alguns pilotos (principalmente famalicenses) mostraram-se algo insatisfeitos em relação aos pilotos convidados e aos critérios de como esses convites são formulados. Em causa devia estar primeiramente o palmarés do piloto independentemente do carro que tripula, mas também se deve pensar mais na "prata da casa" do que nas "gentes de fora". Também não caiu bem a inclusão de alguns concorrentes posteriormente à elaboração da lista de inscritos, quando outros já tinham manifestado essa mesma pretenção e lhes foi negada.

Por vários motivos, houve várias ausências, até de alguns anunciados como cabeças de cartaz. Joaquim Jorge, Frederico Ferreira, Marco António Pinto, Pedro Meireles não compareceram, enquanto Rui Azevedo se viu forçado a ter de tripular um Ford Focus, à ultima hora. Em relação à lista de inscritos, a opinião geral defendia que houve muita qualidade, variedade e espectáculo, contudo defendia também o outro extremo, ou seja, havia um intervalo qualitativo muito alargado entre os particpantes.

Problemas de última hora surgiram ao Mitsubishi Carisma GT de Ricardo Costa, que enquanto se dirigia para a partida acusou problemas de travões. A prestação de Ricardo Costa terminou portanto ainda antes do início, uma prova que é algo azarada para o famalicense.

Numa prova com alguns incidentes, o mais grave foi provocado, involuntariamente, por João Ferreira. Já na fase final da prova, o piloto viu saltar uma das rodas do seu Renault 19 16V e uma das peças da mesma foi projectada para uma zona onde se encontrava alguns espectadores, entre os quais uma espectadora na qual a dita peça acertou. Assistida de pronto pelos BV Famalicão e posteriormente transferida para o hospital, a espectadora não sofreu ferimentos graves.

O vencedor da prova, António Barros, teve uma intevenção curiosa no final. O experiente piloto do BRC é natural do Porto, mas reside em Famalicão há cerca de 1 ano e portanto afirmou que já se sente como um famalicense e vive o espírito dos automóveis que aqui existe. É mesmo caso para se dizer: Famalicão é terra de amigos e de campeões!

Alguns pilotos famalicenses não tiveram a sorte pelo seu lado. Marco Vilas Boas teve problemas no seu BMW, tal como Filipe Martins não concluiu a prova, pois o motor do Opel Corsa não quis colaborar. José Carvalho e Miguel Castro sofreram despistes, enquanto Pedro Silva chegou ao final mas com a frente do seu Mitsubishi com novas formas. Também Martine Pereira sentiu calafrios, quando logo na primeira curva do traçado, talvez devido a pneus frios no Renault Clio, efectuou um pião que poderia ter tido outras consequências, dada a velocidade a que vinha.

Ficou também por esclarecer o critério das penalizações. Um dos concorrentes no seu apuramento falhou a travagem e derrubou por completo uma das chicanes existentes ao longo do percurso, com danos visíveis na frente do seu carro. Logicamente, e apesar do tempo perdido, efectuou um tempo que lhe deu um lugar no Top-10 e tomou por isso lugar na final. Não está em causa o piloto, está sim o não apuramento de um piloto que efectuou o percurso integralmente e sem mácula, em detrimento deste.

Depois da presença de Acuko na edição do ano passado, este ano não houve momentos de exibição, mas houve um prémio atribuído pelo público e pelos fotógrafos presentes ao piloto mais espectacular. Júlio Bastos venceu-o categoricamente, dando um verdadeiro recital no seu BMW M3. Os famalicenses Pedro Ramos e Ricardo Santos Costa também não deixaram os créditos por mãos alheias e brindaram o público belas passagens.

O homenageado desta edição foi Domingos Casimiro, um dos pilotos da Famalicão há mais tempo em actividade, que entregou o prémio com o seu nome a João Ruivo, por ter sido o melhor famalicense em prova. A organização da Válvulas e Cilindros fez questão de lembrar Nuno Carvalho, que faleceu recentemente, dirigindo-lhe um sentido texto no guia da prova.

10 comentários:

Anónimo disse...

A organização fala em 20.000 pessoas, não sei aonde, no recinto da Super Especial é que não era de certeza.

abraço

A. Gonçalves

A. Alves disse...

gostei, embora um pouco em cima do joelho se me permitem a gíria. no entanto para ser assim tão rápido acho que até funcionou muito bem, mas há que ressalvar que foram negadas inscrições a alguns pilotos reconhecidamente rápidos e com carros espectaculares. A alguns que primeiro lhes foi negada a inscrição depois já foi aceite, mas uma vez aberto o precedente, tem de ser para todos.
mesmo assim acho que foi muito participada muito competitiva bonita de se ver com despistes á mistura e maçariquices infantis como a de um punto cujo o piloto famalicense julgava que estava a conduzir um tractor,francamente " não havia nexexidade"

Anónimo disse...

Pois é meu caro A.Alves maçariquices....
Sem duvida que foi uma maçariquice mas essas maçariquices só acontecem a quem anda lá no meio.
Repare numa coisa eu sou um piloto de ralys nao de super especiais.É lá onde estao os bravos e bons pilotos que me dão parabens pelas minhas prestacoes.Gente cuja opiniao conta mesmo...
E fica o sr a saber esse mesmo punto já deu na cabeça a muito boa gente e a grades maquinas pilotado por esse mesmo maçarico da super especial.Nao havia nexexidade...
Vá aparecendo..
jose carvalho

s.aguiar disse...

é assim mesmo ze
continua assim,tentas te brindar o publico quando toda a gente passava naquele sitio quase parado foi uma pena algo ter corrido mal mas eu e nao so eu já te vimos em acao noutros sitios e adoramos como dizes ver te a dar na tola a grandes maquinas...os criticos que aparecam para correr contigo em carros parecidos para eles verem como se faz...quando navegadores como o bertinho e o rocha que ja correram contigo disem que es um grande piloto nao e preciso mais nada...
abraços
s.aguiar

Anónimo disse...

Ao sr jose, os meus parabens, tanto pela prova, como pelo comentário. Sabem como dizem:) so sente o picante quem trinca a malagueta.

Papaleguas

A. Alves disse...

não acho que seja assim tão bom no entanto ouvi ano passado o sr. carvalho a criticar a viva voz o que aconteceu a um outro piloto cujo o azar bateu a porta, e no entanto...
e nunca vi o dito punto a dar na cabeça a muito boa gente como diz, pelo menos consigoo a pilota-lo, pois com o Ricardo Costa, Pedro Silva e Nuno Pina aí sim fez bons resultados
Resultados muito modestos, senão vejamos: Rali montelongo desistência; rali barcelos a meio da da tabela classificativa sem na da de destaque e atras nada de carros teoricamente melhores; rali famalicão atrás de tudo e todos inclusivé das meninas que foi a primeira vez em terra para qualquer uma delas e uma delas até era a primeira vez que fazia um rali; rali vidreiro 17º nada de especial e mais uma vez atrás só ficaram carros mais fracos; rali caldas das taipas qual o carro melhor do que esse punto ficou atrás de si apenas um BMW que alem de ser mal conduzido era um carro que só fazia barulho e além disso nem perto de saxos, peugeots 205, etc... isto para dizer que foi maçariquice e das grandes, basta perguntar a quem lá se deslocou e viu.
não duvido que possa vir a ser um piloto bom mas ainda fica muito aquém, talvez para o ano com mais contenção nos ímpetos e mais modéstia.
E vou aparecendo....

A. Alves disse...

já me esquecia de dizer que goi muito infeliz da sua parte dizer que é um piloto de ralis e não de super especiais, então daqui tiro uma conclusão que o vai deixar muito triste todos os ralis ou quase todos tem super especial portanto......... " tamos mal".
e vou aparecendo.

VITOR BRITO disse...

QUE VERGONHA SR A .ALVES O SR ESTA A ENVERGONHAR TODA A GENTE QUE GOSTA DE AUTOMOVEIS E O SR SABE QUE SO ACONTECE A QUEM CORRE LA NO MEIO.E JA AGORA,NAO QUERENDO DEFENDER O JOSE CARVALHO ATE PORQUE ELE NAO PRECISA DE DEFESA EU RECORDO AO SR ALGUNS PONTOS
1ºUM PILOTO A INICIAR
2ºRALI MONTELONGO(CAIXA PARTIDA)
3ºRALI DE FAMALICAO (ACIDENTE DAI O MAU RESULTADO)
4ºRALI DE BARCELOS (UM RALI MEDIANO)
5ºRALI VIDREIRO (EXCELENTE RESULTADO E TANTO QUANTO SEI 11º TEMPO A GERAL NA 1ªCLASSIFICATIVA E UM PIAO DE 30 METROS NA 2ª...
E AÍ SIM MUITOS CARROS MELHORES ATRAS.
6ºRALI DAS TAIPAS (PARECE ME UM BOM RESULTADO)
É BOM PILOTO E BOA PESSOA
FORÇA JOSE CARVALHO...NÃO DESANIMES
VITOR BRITO

Anónimo disse...

Boa noite.
meus senhores não vale a pena estarem aqui a lavar roupa suja...
Uma coisa é certa ,só vai para o desporto automovel quem tem Euros ,quem não tem fica em casa e não tem o direito de criticar os outros .penso eu que se lá estivessem de certesa que a fotografia não seria grande coisa por tanto se o Lexivia lá anda é porque pode ,(se calhar é a melhor maneira que ele achou para se divertir).o sº Alves que não sei quem é, tal como o sº carvalho deixa-me triste porque pelo comentario que aqui foi feito até dá a impersão de ser um seguidor da carreira do sº carvalho o que é de estranhar visto ser um piloto mediano quando em famalicão temos pilotos tope!!!
Será o sº alves um fá do carvalho???
obrigado
Manuel

T.P. disse...

não venho para aqui "lavar roupa suja" nem apontar o dedo a ninguém. Quanto ao "número" do Zé Carvalho, são coisas que acontecem a quem lá anda e as justificações ficam para o próprio, se as tiver de dar a alguém. Passava aqui horas a apontar o dedo sobre vários "números" que houve na super especial, alguns de pilotos até bem mais experientes, mas penso que um mero comentário de piloto de bancada tem a importância que tem. Nunca ninguém ganhou sentado na berma e sem um volante e pedais à frente...

Como adepto deste desporto, resta-me desejar boas provas a todos e onde for possivel, continuar a apoiar os pilotos cá da terra e não deita-los abaixo constantemente.