04 junho 2010

Prova raínha do TT nacional começa amanhã

Com um figurino totalmente renovado e sob a organização do Automóvel Clube de Portugal, a já mítica Baja 1000 transformou-se no Estoril-Portimão-Marraquexe. Com uma semana de duração entre Portugal e Marrocos, a ausência de nomes de vulto do panorama internacional não tira o bonito colorido que esta prova certamente trará. Miguel Veloso é o único famalicense presente.

Pela frente, os concorrentes terão 3872,65 Km de percurso com 8 etapas e 10 sectores selectivos, que totalizarão 1794,46 Km, num duro e exigente desafio a máquinas e pilotos, em situações tão diferentes como as classificativas corridas em solo nacional ou as especiais disputadas nas pistas de terra marroquinas. Na verdade, os participantes começarão a encontrar as primeiras dificuldades ao longo de três dias pelas estradas do Alentejo e do Algarve, que já demonstraram a sua elevada competitividade, para terem depois pela frente cinco etapas de contrastes, onde se conjugam vários cenários que incluem as melhores pistas de Marrocos, com passagem em areia, planaltos, montanhas e rios secos.

Em termos de campeonatos, o Rally TT Vodafone Estoril-Portimão- Marrakech é válido para a Taça do Mundo FIA de Ralis TT, Campeonato de Portugal de TT e Desafio ELF-Mazda. Em termos das competições nacionais, será estabelecida uma classificação no final do quinto sector selectivo, que determinará as pontuações para ambas as classificações. Ao todo, são 75 inscrições nas duas categorias - autos e motos - o que representa um excelente indicador da aceitação que esta competição recebeu por parte dos pilotos e equipas. Este total reparte-se por três sectores: evento internacional, com 48 concorrentes inscritos, evento nacional, com 10 equipas e motos, com 17 pilotos.

Os favoritos são os pilotos nacionais, que lutam pelas vitórias no Nacional, nomeadamente Filipe Campos (BMW X3) e Miguel Barbosa (Mitsubishi Racing Lancer), sendo mais complicado devido às características da prova existirem surpresas como nas duas últimas provas. Leonid Novitsky, também em BMW, é o nome internacional mais sonante, sendo preciso considerar os outsiders Ricardo Leal dos Santos, Rui Sousa ou Hélder Oliveira.

Miguel Veloso é o único famalicense em prova, contando desta feita com Filipe Veloso ao seu lado, perante a indisponibilidade de Filipe Martins. Apostado em manter-se na luta pelo campeonato no que toca ao Agrupamento T8, que é considerado como evento nacional neste rali, a dupla famalicense conta com alguns adversários, com a regularidade e consistência a ser um dos trunfos do Americano Racing Team, que ostentará o número 302 nas portas da Nissan Navara.

1 comentário:

GTV disse...

DESCANSA EM PAZ MIGUEL CONHECI-TE A UNS ANOS QUANDO COMPREI UM TT NO TEU STAND E SIMPATIZEI LOGO CONTIGO FOSTE SEM DIZER NADA ENCONTRAMOS-NOS LA EM CIMA.