04 junho 2010

Open vai à terra pela primeira vez

O Rali de Arganil marca simultaneamente a primeira prova da segunda metade da temporada do Open de Ralis e a primeira disputada em pisos de terra. Com os carros 4x4 cada vez mais a dominarem este campeonato, agora isso sairá ainda mais evidenciado, portanto apontar favoritos não é tarefa simples. Famalicenses são em menor número, mas prometem bons resultados.

A aposta do Clube Automóvel do Centro é praticamente a mesma ao nível do traçado, utilizando as míticas estradas da Serra do Açor, onde outrora o Rali de Portugal se celebrizou. Com três classificativas com dupla passagem em cada uma delasl, perfazendo mais de 62 quilometros contra o cronometro.

Fernando Peres, desta feita com o navegador com que se sagrou tri-campeão nacional, Ricardo Caldeira, é um dos nomes mais apontados à vitória. O piloto do Ford Escort RS Cosworth já venceu esta época, mas não esteve em todas as provas, pelo que se quer lutar pelo título, terá que continuar a somar triunfos. Manuel Coutinho começa a estar na linha da frente para chegar ao final no 1º lugar, apesar das 3 vitórias terem sido intercaladas por dois abandonos. Na terra, Luís Mota sente-se bem mais à vontade, mas o facto de abrir a estrada pode jogar contra si, no entanto está no lote dos candidatos, onde também se podem incluir Daniel Nunes, Raul Aguiar ou Pedro Leone.

No que toca ao Desafio Modelstand e quase por consequência à luta pelas 2 Rodas Motrizes, um dos factos mais relevantes é a ausência de Nuno Pina/Sérgio Rocha. Os famalicense deram por terminada a época, após uma série de maus resultados obtidos nos primeiros ralis, pelo que resta saber se a paragem é temporária ou se direccionam o projecto para outra direcção. Assim, Daniel Ribeiro, António Rodrigues - com Jorge Carvalho como navegador -, Francisco Brites ou Pedro Ortigão discutirão entre si o duelo dos Peugeot 206 GTI. Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins têm aqui mais uma hipótese de somar pontos para o troféu, assim como para o Júnior onde a jovem famalicense tem pretensões.

A lista de pilotos oriundos de Famalicão que estarão a representar as nossas cores em Arganil é a seguinte:

15 - António Rodrigues/Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI)
19 - Luís Bastos/Paulo Marques (Citroën C2)
25 - Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Peugeot 206 GTI)
40 - Marco Lazarino/Alberto Silva (Fiat Punto HGT)
45 - Diogo Gago/Jorge Carvalho (Seat Marbella)

Sem comentários: