09 dezembro 2010

"Ano super positivo" para Vasco Ferreira

Em tempo de defeso das principais competições motorizadas, os intervenientes contam como foi a temporada passada. Ninguém melhor para começar esta rubríca já habitual no Famalicão Motor do que Vasco Ferreira, que após um ano brilhante no Campeonato de Portugal de Ralis 2 Litros/2 Rodas Motrizes, se sagrou campeão nacional de navegadores.

- Qual o balanço da temporada de 2010?
O balanço da época 2010 é super positivo, já que alcançei o objectivo a que equipa se propôs no inicio da época, que era de sermos campeões nacionais do CPR 2L/2RM. Penso, sobretudo, que foi uma época onde aprendi muito ao lado de um piloto fantástico como é o Adruzilo Lopes e também com uma equipa excelente que nos acompanhou no decorrer da epoca de 2010.
Ao longo da época toda a equipa (piloto, navegador, mecânicos, etc) esteve em sintonia e penso também que a experiência do Adruzilo como piloto foi fundamental para este título, pois os adversários não eram muitos, mas tinham muita qualidade.

O início da época foi um pouco amargo, já que na estrada dominámos o Rali Torrié da primeira à última especial, mas no fim do rali foi nos imposta uma penalização que nos retirou por completo a possiblidade de começarmos ano com uma vitória no CPR2.

No Rali Serras de Fafe, não tivemos opurtunidade de testar o carro antes do rali e isso revelou se muito mau para nós, pois começamos o rali com umas afinações algo desajustadas para os pisos de terra. Mas acho que também o facto de sermos o 2º carro na estrada nos prejudicou bastante, porque nas 3 curvas iniciais do primeiro troço, tivemos para ter 3 saídas de estrada. No fundo, os nossos adversários trabalharam e prepararam melhor este rali do que nós e tiraram com todo mérito partido disso.

A partir do Rali de Vila Verde, que vencemos no CPR2 e fomos 2ºs da geral, acho que ficou clara toda a nossa supermacia, ao sermos a equipa que mais troços venceu no CPR2 e demonstramos um andamento que nos permitia rodar sistematicamente no top 5 do CPR, mesmo à frente de alguns bons Grupo N.

No Rali Centro de Portugal travámos uma das maiores e melhores lutas do ano com a dupla Francisco Barros Leite/Luis Ramalho, a quem eu envio um grande abraço, pois foi uma luta inesquecível e que só acabou no penúltimo troço, entrando separados por apenas 6 décimos de segundo. Pena foi que o Francisco furasse no pinhal e acabamos também por beneficiar um pouco dessa situaçao. Mas penso que sem o furo iriamos ganhar na mesma, espero que o Francisco não leia esta entrevista (risos)!

No Rali de Mortágua, logo desde inicio conseguimos impôr o nosso ritmo e no final do 1º dia já dispunhamos de uma vantagem confortável para o 2º classificado ,o que nos permitiu encarar o 2º dia com algumas cautelas, mas mesmo assim sem baixar muito o ritmo. Isso traduziu-se em mais uma vitória no CPR2 e num óptimo lugar à geral, mas sobretudo podemos confirmar finalmente o objectivo tão desejado que era a conquista do titulo nacional do CPR2.

Para o Rali do Algarve, onde já eramos campeões tinhamos prespectivas de fazer um bom resultado, quer no CPR2, como à geral. Mas para mim as coisas antes da prova não correram da melhor forma, pois à minha filha Margarida, de 7 meses e a quem eu dedico este título, fora lhe detectado uma doença grave, o que, como devem calcular, me impossiblitou de realizar o rali. Mesmo sem a minha presença todos trabalharam de forma exemplar no rali e a equipa obteve mais uma vitória no CPR2 e um impressionante 3º lugar à geral.

A todos os elementos da equipa ARC Sport, um muito obrigado pela excelente época que me proporcionaram e por todo o apoio que me deram.

- Qual o melhor momento da época? E o menos bom?
 
Sem dúvida que o melhor momento foi o Rali Centro de Portugal, pela excelente luta que travamos com a dupla Francisco Barros Leite/luis Ramalho.
 
- Qual a prova que mais gozo deu, independentemente do resultado?
Penso que terá sido o Rali de Mortágua,  pela rapidez  dos troços, mas sobretudo  pelo troço do Buçaco, que é espectacular, principalmente a parte final.
- Qual a tua opinião acerca do desporto motorizado em Famalicão (provas e pilotos) em 2010?
O desporto motorizado em Famalicão está bem implementado, pois felizmente existem muitos aficionados deste desporto no nosso concelho. Penso tambem que temos excelentes pilotos, navegadores e motards.
Na minha opinião falta uma pista de karting, uma escola de pilotos (seja de ralis velocidade,TT etc,etc...), mas essencialmente falta um rali no escalão superior ao do Regional, ou seja, no Open de Ralis. A cidade só tinha a ganhar com isso e a modalidade ainda mais.

- Se pudesses intervir na modalidade que praticas, que medidas colocavas em acção?
 
Se eu pudesse intervir nesta modalidade, acho que me iriam achar chato. Eram tantas medidas...! 

- Que planos para a temporada de 2011?
Neste momento o meu plano é a minha filha, que é a minha principal prioridade.
Deixa uma mensagem para os leitores do Famalicão Motor

A todos os leitores do FAMALICÃO MOTOR, um grande abraço e muito obrigado por todo o apoio demonstradado ao longo da época em todos os ralis do Campeonato de Portugal de Ralis.

Um bom Natal e um 2011 cheio de gás e muitos ralis!

Sem comentários: