12 dezembro 2010

"Ano surpreendente" resume Rui Raimundo

Depois do seu pai ter participado em várias provas de Clássicos, Rui Raimundo Jr herdou a paixão e para os comandos do Opel 1904 SR em algumas Super Especiais e ainda na Montanha, onde prepara apoios para uma participação mais assídua em 2011. No ano que agora termina, Raimundo esteve ainda no Rali de Famalicão, prova que marcou a sua estreia nesta modalidade.

- Qual o balanço da temporada de 2010?


O ano de 2010 foi repleto de surpresas. O que ao início passava por ser um ano com algumas provas no Campeonato Regional de Ralis Norte, passou por ser um ano com a realização de algumas provas perto de casa, o que permitiram conhecer um novo gosto pelos automóveis, e pela montanha. Sabendo que o carro utilizado carece de uma preparação melhor, e de uma revisão profunda, a cada prova o "coração ía nas mãos", pois o único objectivo era trazer o carro direito para casa. E no final, o que se via era um resultado sempre melhor que o anterior. Seria de uma ingratidão enorme da minha parte não agradecer a quem me apoiou durante este ano, permitindo assim realizar algumas provas.

- Qual o melhor momento da época? E o menos bom?

Melhor momento: a realização da Rampa da Penha I. Foi a minha primeira prova do Campeonato Portugal de Montanha, e conseguimos logo um resultado muito bom, ficando à frente de uma concorrência bem mais forte.

Pior momento: desistência no Rally de Famalicão. Aquela que parecia ser a prova que tinha tudo para dar certo, devido a um problema mecânico tudo foi por água abaixo, mesmo quando, apesar de tudo, estavamos a realizar um bom tempo. Foi um desilusão, até porque logo na minha primeira prova, desistir provocou uma enorme insatisfação. No entanto, foi um novo caminho que se começou a construir.

- Qual a prova que mais gozo deu, independentemente do resultado?

Rampa Capital do Móvel. Como não contava para o campeonato, serviu para nos divertirmos, mas sentirmos a adrenalina e vontade de querer derrotar os adversários. Foi uma prova onde conheci muita gente com gosto pelos automóveis, num traçado muito giro, e com muito público.

- Qual a tua opinião acerca do desporto motorizado em Famalicão (provas e pilotos) em 2010?

Famalicão continua a ser a cidade do desporto automóvel. É magnífico ver provas com listas de inscritos em todas as modalidades sempre com muitos famalicenses, e sempre a deixar positivamente a sua marca, e nome de Famalicão em alta. Ém um orgulho ser piloto desta cidade. Em relação às nossas provas, a Super-Especial este ano teve uma ano menos bom, fruto também do ano que todos passamos. Mas é de esperar que para o ano tudo seja em alta. Quanto ao Rally, sabemos o quanto trabalho dá e o valor que tem para a nossa cidade, mas sabendo que é difícil modifica-lo, penso que nos tempos em que era de asfalto, o resultado era sempre melhor.

- Se pudesses intervir na modalidade que praticas, que medidas colocavas em acção?

Muito há a fazer. Desde logo, as viaturas a utilizar devem ser mais sujeitas a um controlo por parte das organizações, e devemos esquecer os "amigos" e devemos ser tratados por igual. Pois assim só para alguns é que há possibilidades de competir. Em termos de atracção ao público, a correcta divisão em categorias, não tendo só a ver a cilindrada do carro, como também o ano, tornava a modalidade mais atractiva tanto para os praticantes, como para os adeptos.

- Que planos para a temporada de 2011?

Se fosse possível, gostava de efecutar algumas provas do Campeonato Portugal de Montanha, com alguma evolução do carro, para tentar melhores resulatdos. Mas para já, é tudo uma incógnita, pois os apoios são muito limitados, os orçamentos são elevados, e a crise parace que veio mesmo para ficar.

- Deixa uma mensagem para os leitores do Famalicão Motor.

Desejo a todos os leitores do Famalicão Motor as maiores felicidades, desejando um óptimo Natal e um ano de 2011 repleto de coisas boas.

Não quero deixar de dizer, que devemos utilizar o site Famalicão Motor com o intuito de seguir a informação, mas ao mesmo tempo opinar de forma correcta, sendo sinceros, honestos, e assinando sempre os comentários, esquecendo assim as "bocas" e calúnias.

Boas Festas para Todos

Sem comentários: