22 novembro 2011

Fronteira encerra temporada do TT nacional

Decorre no próximo fim de semana a tradicional festa de encerramento do Todo-Terreno nacional, com mais uma edição das 24 Horas TT Vodafone, em Fronteira. O Automóvel Clube de Portugal lança pela 14ª vez uma prova já enraizada no automobilismo nacional e que conta com os melhores pilotos nacionais, bem como tem forte presença internacional. Como não podia deixar de ser, Famalicão estará representado com quatro equipas.

A defender a vitória do ano passado, a equipa da Vodafone alterou este ano a sua composição, aproveitando uma das novidades regulamentares para passar a ter 5 pilotos. Assim, aos vencedores José Pedro Fontes e António Coimbra, juntam-se Miguel Barbosa (campeão nacional TT) e os franceses Francis Lauilhe e Sebastien Vincendeau, eles que tripularam um protótipo Onyx.

Vencedor de já três edições, Mário Andrade encabeça outra das formações favoritas, contando com os préstimos de Cédric Duplé, Francisco Pita e do várias vezes campeão nacional de TT, Carlos Sousa, apresentando-se num Moncé Clio V6. Em carro idêntico surgem os 2ºs classificados da edição passada, os franceses Fanxoa Hirigoyen, François Florantin, Adrien Favarel e Phillipe Meyers. Igualmente os ocupantes do lugar mais baixo do pódio em 2010 voltam a estar presentes com um Caze Nissan, mostrando que os protótipos são carros que se adaptam muito bem ao traçado de Fronteira. A equipa é formada por Laurent Dornel, Hugues Lacam, Anciet Garicoix e Jose Castan, todos oriundos de França.

Entre os pilotos nacionais, para além dos já referidos, o destaque vai para a presença de antigos campeões da especialidade como Santinho Mendes (Opel Tigra), bem como de outros pilotos com provas dadas, nomeadamente João Ramos (Toyota Hilux), Francisco e Nuno Inocêncio (Mitsubishi Pajero), Edgar Condenso (Isuzu D-Max) e ainda vários pilotos que ajudarão os principais favoritos ao Desafio Elf/Mazda, João Rato e Rui Lopes, sendo de salientar a presença de Hélder Oliveira, Ricardo Porém e João Pais nesta competição.

A presença famalicense destaca-se com 4 viaturas inscritas, um número representativo e que procurarão um resultado positivo, mas acima de tudo a diversão e chegar ao fim. De referir que a melhor prestação de uma equipa com pilotos de Famalicão foi o 3º lugar obtido em 2004 por Paulo Marques, Paulo Ferreira, Miguel Veloso e Filipe Palmeiro e em 2006 por Adélio Machado e Maria Céu Pires de Lima, que contavam ainda com José Mendonça e Rui Lopes.

Em 2011, com o número 5 nas portas da Nissan Navara da estarão Paulo Marques, um dos maiores nomes do TT; Miguel Barbosa, que este ano fez a sua estreia nos ralis e Nuno Branco, que apesar de já ter feito ralis, faz a sua primeira incursão no TT. A equipa é completa por Ricardo Oliveira.

Uma equipa familiar será a que levará o número 43, também numa Nissan Navara. Ao pai Avelino Reis juntam-se os filhos Tiago e Edgar, numa presença que repete a edição passada, onde se viram a braços com inúmeros problemas mecânicos.

Num pequeno, mas divertido e fiável Suzuki Jimny estará outra formação famalicense, contando com o Vereador do Desporto da Câmara Municipal, José Santos; o experiente e já habituado a estas andanças José Janela e ainda um piloto que participou já em outras edições da prova, Pedro Ferreira. Estará colado o número 78 no pequeno carro japonês.

Aos comandos de um Toyota Land Cruiser, que terá o número 92, estará o famalicense Adélio Machado e Maria Céu Pires de Lima, numa equipa que tem ainda os franceses Jean Clement e Jean Jacques Devery.

As 24 Horas TT Vodafone terão início na tarde de 6ª feira, com a realização ds treinos cronometrados entre as 14h00 e as 18h30, sendo que no Sábado pelas 13h00 terá início a aventura que durará até à mesma hora do dia seguinte.

Sem comentários: