15 novembro 2011

Menos de uma dúzia encerram Nacional de Ralis no Algarve

No próximo fim de semana cai o pano sobre o mais pobre Campeonato de Portugal de Ralis de que há memória. O Rali Casinos do Algarve fecha a temporada com a mais curta lista de inscritos de sempre, com o já virtual campeão Ricardo Moura a ser um dos ausentes de vulto. Vale a Taça de Portugal e o Regional Sul para justificar a prova algarvia.


PROVA: Rali Casinos do Algarve
DATA: 18 e 19 de Novembro
ORGANIZADOR: Clube Automóvel do Algarve
PONTUÁVEL:
- Campeonato de Portugal de Ralis
- Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM
- Taça de Portugal de Ralis
- Campeonato Regional de Ralis/Sul
QUILOMETRAGEM: 102,08 kms de PEC'S, num total de 263,17 kms
INFORMAÇÕES: LISTA DE INSCRITOS / MAPA / ACESSOS

HORÁRIO
Sábado - 19 de Novembro
08h00 - Partida (Passeio Ribeirinho - Portimão)
08h00 - Assistência (Passeio Ribeirinho - Portimão)

09h08 - PEC 1 - Chilrão 1 (14,43 kms)
09h37 - PEC 2 - Fóia 1 (11,85 kms)
10h03 - PEC 3 - Monchique 1 (11,62 kms)
10h41 - PEC 4 - Chilrão 2
11h10 - PEC 5 - Fóia 2

12h05 - Assistência (Passeio Ribeirinho - Portimão)
12h25 - Reagrupamento

13h26 - PEC 6 - Monchique 2
14h04 - PEC 7 - Chilrão 3
14h33 - PEC 8 - Fóia 3

15h28 - Assistência (Passeio Ribeirinho - Portimão)
15h38 - Parque Fechado
17h00 - Chegada (Hotel Algarve Casino)

O RALI EM 60 SEGUNDOS:
- Classificativas têm o mesmo nome da edição passada, mas o desenho do traçado é diferente, com novas variantes.
- Ausências de Ricardo Moura (já virtual campeão e não nomeou esta prova) e de Vítor Lopes (problemas de saúde e já vice-campeão).
- João Silva e José Janela partem já como campeões do CPR2, devido a ausência de Paulo Antunes, o único que ainda poderia retirar essa possibilidade.
- Mais curta lista de sempre do Nacional de Ralis, com apenas 11 concorrentes.
- De todos os inscritos, nunca ninguém venceu uma prova convencional do Nacional de Ralis.
- Última prova da Taça de Portugal, com o título a ser decidido entre Júlio Bastos e Renato Pita
- Rali costuma ser marcado pela instabilidade climatérica, algo que parece marcar igualmente a edição deste ano.

EQUIPAS FAVORITAS À VITÓRIA
1 - Vítor Pascoal/Luís Ramalho (Mitsubishi Lancer VIII) - Face à ausência dos dois primeiros classificados do campeonato, eis uma excelente oportunidade para Pascoal vencer uma prova, num rali em que até já esteve bem perto de o conseguir. Pode limpar a imagem algo apagada deixada nesta temporada.

3 - Pedro Peres/Tiago Ferreira (Mitsubishi Lancer IX) - Outra das desilusões da temporada, na qual prometia muito, mas apenas terminou dois ralis. No asfalto, ainda não conseguiu terminar um rali, no entanto sempre que abandonou estava na luta pela vitória.

4 - Pedro Meireles/Mário Castro (Mitsubishi Lancer X) - De volta à região onde teve a sua melhor prestação da temporada - pontuação máxima no Rali de Portugal. Com uma temporada um pouco irregular, pretende ainda chegar ao 3º posto do campeonato.

5 - Ivo Nogueira/Vítor Hugo (Citroën DS3 R3T) - Sem nada a perder, procura a primeira vitória no CPR2, depois de nas tres provas que concluiu este ano se ter classificado na 2ª posição. Tem ainda ténues esperanças de chegar ao 3º lugar a nível absoluto.

22 - Ricardo Teodósio/João Luz (Mitsubishi Lancer IV) - Concentrado no Regional Sul, onde lidera com curta vantagem, pode dar um ar de sua graça e rubricar tempos de referência a nível geral.

EQUIPAS OUTSIDERS
6 - Paulo Neto/Daniel Amaral (Citroën DS3 R3T) - Reconhecido pela regularidade de resultados, está na 3ª posição do CPR2 e ainda pode almejar o vice-campeonato, contudo também não pode descurar os adversários que o perseguem.

7 - Isabel Ramos/Rubina Gonçalves (Renault Clio R3) - Já virtual vencedora (e única concorrente...) da Taça das Senhoras, prossegue a sua adaptação aos ralis nacionais. Mesmo demonstrando um ritmo inferior à concorrência, é sempre de salutar a presença de uma dupla feminina nas provas.

8 - Hugo Mesquita/Nuno Rodrigues da Silva (Renault Clio R3) - Desde que mudou de viatura, as prestações do jovem açoreano tem subido de nível. Certamente mostrará no Algarve uma maior adaptação ao Clio R3 e poderá ter palavra a dizer na luta pelos lugares cimeiros do CPR2.

10 - Vítor Calisto/Joaquim Batalha (Citroën Xsara) - O veterano piloto não esgrime fortes argumentos dada a antiguidade do seu carro nem tem objectivos definidos, mas é uma das habituais presenças no Nacional e contribui para que os ralis não caiam definitivamente nas ruas da amargura.

20 - Júlio Bastos/Aníbal Pereira (BMW M3) - É o líder da Taça de Portugal, fruto da presença regular em todas as provas e de dois pódios no início da temporada. O piloto, mais conhecido pelo espectáculo que proporciona, tem em Renato Pita um forte adversário e não pode perder mais de 11 pontos.

EQUIPAS FAMALICENSES
2 - João Silva/José Janela (Renault Clio R3) - A ausência de Paulo Antunes, coroa a dupla como campeã no CPR2, mas pretendem ainda almejar os títulos no Turismo e na cilindrada, bem como poderão eventualmente terminar o campeonato absoluto no 3º lugar. Independentemente de tudo, será uma época memorável para a equipa madeirense/famalicense.

9 - Ricardo Marques/Paulo Marques (Citroën C2 R2 Max) - Serão o único C2 em prova, não tendo por isso a ambição de serem os melhores com esta viatura. Com vários problemas mecânicos nas últimas provas, procurarão uma bela forma de fechar esta temporada.

11 - Miguel Barbosa/Rui Raimundo (Mitsubishi Lancer IX) - Novo rali em que a jovem dupla de Famalicão procura evoluir e ganhar quilómetros com o Mitsubishi. Face à ausência de vários nomes da frente, não será de espantar que rubriquem tempos perto da frente da corrida.

21 - Renato Pita/Jorge Carvalho Jr (Mitsubishi Lancer VII) - Mesmo partindo em desvantagem face ao líder da Taça, terão vantagem teórica sobre Bastos, mas não poderão descuidar-se com a competitiva caravana do Regional Sul. Novamente com o navegador famalicense ao seu lado, Pita é o único com duas vitórias na Taça até ao momento.

28 - Octávio Nogueira/Sérgio Rocha (Citroën Saxo S1600) - Um piloto tradicionalmente rápido que regressa aos ralis com um carro bastante competitivo. Depois de uma experiência como carro de segurança, esta participação na Taça pode traduzir-se num resultado dentro do lote da frente. O navegador de Famalicão volta à Taça, depois de um rali infeliz.

46 - Diogo Gago/Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI) - Noralizado pela recém conquista do Troféu Fastbravo, o jovem piloto corre praticamente em casa e experimenta uma nova e mais competitiva viatura, quiçá a preparar a temporada de 2012.

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