29 novembro 2011

Irmãos Neves de Carvalho de regresso aos ralis

Vinte e sete anos depois da última participação numa prova de ralis, os manos José e António Neves de Carvalho vão disputar no próximo sábado o Special Sponsor Day Rally, uma prova com o carimbo organizativo do GÁS, Gondomar Automóvel Sport e que se disputa no concelho de Valongo.


Vivia-se o ano de 1984, quando aos comandos do Opel Kadet GTE, a dupla decide colocar um ponto final nas participações em provas de estrada, passando de seguida para a disputa de provas de Autocross, regressando novamente como equipa, e partilhando o mesmo habitáculo no nacional de todo o terreno, onde permaneceram até à temporada de 2002.

A participação no Special Sponsor Day, não passa de uma incursão esporádica e que surgiu a convite da piloto Mariana Neves de Carvalho, que coloca ao dispôr do seu pai e do seu tio o Peugeot 206 GTI com que habitualmente disputa o Campeonato Open de Ralis, "este é um evento dedicado aos patrocinadores, tendo em vista que o apoio que me dão ao longo da época, associado ao gosto pelo desporto motorizado que despertaram em mim, nada melhor que colocar-lhes este desafio", disse a piloto.

Em termos de objectivos, António Neves de Carvalho confessa, "com a experiencia de vida que tenho, já não me atrevo a criar expectativas. Prefiro nos quilómetros que vou percorrer recordar os magníficos momentos que usufrui ao volante dos carros de competição que usei, bem como fora das corridas, apoiando os que por lá andam. A minha paixão mantém-se há 40 anos após pegar pela primeira vez num volante para dar gás".

O espírito da dupla famalicense mantém-se como no passado, "os anos passam mas a adrenalina e o gosto pelo desporto motorizado mantém-se", diz José Neves de Carvalho que prossegue, "é com grande satisfação que me vou sentar novamente num carro de ralis para disputar uma prova, embora a brincar mas sabendo que deixei algumas sementes que germinaram e que hoje estão a dar frutos e bem, (Mariana). Encaro este rali como um dia bem passado como aqueles que passei ao longo de vários anos, e que me traz muitas saudades".

O rali decorre integralmente no dia 3 de Dezembro, sábado, entre as 9h30, na Zona Industrial de Alfena, onde está localizado o centro nevrálgico, e as 16h00, na cidade de Valongo, que acolherá a super-classificativa final. Durante a amanhã será cumprida a primeira passagem pelas classificativas de Alfena (3,62 km) e de Sobrado (3,56 km), sendo a segunda efectuada à tarde, para culminar, então, com a super-especial de Valongo (1,5 km), em pleno centro da cidade, a partir das 14h30, para encerrar com a cerimónia do pódio.

Sem comentários: