27 abril 2012

CPR com primeiro rali "a solo"

Este fim de semana vai para a estrada o Rali Targa/Vieira do Minho, a terceira prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis, no entanto é o primeiro evento sem cartaz internacional, depois do Sata Rally Açores e do Rally de Portugal. Uma pobre lista de inscritos, um pouco disfarçada pela Taça de Portugal de Ralis, fazem antever uma temporada ainda mais negra para os ralis nacionais. 

PROVA: Rali Targa / Vieira do Minho 
DATA: 28 e 29 de Abril
ORGANIZADOR: Targa Clube
PONTUÁVEL:
- Campeonato de Portugal de Ralis 
- Campeonato Regional de Ralis/Nordeste
- Taça de Portugal de Ralis 
QUILOMETRAGEM: 100,78 kms de PEC'S, num total de 183,78 kms
INFORMAÇÕES: LISTA DE INSCRITOS / MAPA / ACESSOS

HORÁRIO
Sábado - 28 de Abril
21h00 - Partida (Câmara Municipal)
21h05 - Assistência
21h25 - PEC 1 - SE Vieira do Minho (2,25 kms)
21h35 - Assistência
22h30 - Chegada (Câmara Municipal)

Domingo - 29 de Abril
09h00 - Partida (Câmara Municipal)
09h05 - Assistência
09h30 - PEC 2 - Serradela 1 (8,75 kms)
10h05 - PEC 3 - Pepim/Ermal 1 (12,67 kms)
10h33 - PEC 4 - S. Pedro/Pinheiro 1 (14,34 kms)
10h55 - Reagrupamento
11h05 - Assistência
11h50 - PEC 5 - Serradela 2
12h25 - PEC 6 - Pepim/Ermal 2
12h53 - PEC 7 - S. Pedro/Pinheiro 2
13h15 - Reagrupamento
13h25 - Assistência
13h50 - PEC 8 - Pepim/Ermal 3
14h18 - PEC 9 - S. Pedro/Pinheiro 3
14h40 - Assistência
15h15 - Pódio (Câmara Municipal)

O RALI EM 60 SEGUNDOS
- Rali deixa a Póvoa de Lanhoso e concentra-se unicamente em Vieira do Minho.
- Prova mais curta, com pouco mais de uma centena de quilómetros cronometrados.
- Especiais já foram utilizadas, mas Serradela e Pepim/Ermal são efectuadas em sentido inverso.
- Lista de inscritos bastante curta no CPR, composta ainda pela Taça e por vários concorrentes espanhóis.
- Taça volta a ser um escape para muitos pilotos, beneficiando de inscrições mais baratas.
- Espera-se muito frio e alguns aguaceiros para Domingo, podendo complicar a tarefa aos pilotos.
- Primeiro rali de asfalto da temporada e é também o primeiro rali convencional, depois de duas provas de cariz internacional.

EQUIPAS FAVORITAS
1 - Ricardo Moura/António Costa (Mitsubishi Lancer IX) - O actual campeão nacional é o mais sério candidato, tentando repetir o triunfo da temporada passada e voltar à liderança do campeonato.

2 - Pedro Meireles/Mário Castro (Mitsubishi Lancer X) - Depois da vitória no Rally de Portugal, a moral está em alta e procura a sorte que o levará novamente aos lugares da frente.

4 - Ivo Nogueira/Vítor Hugo (Citroën DS3 R3T) - Será o candidato mais forte no que toca às duas rodas motrizes, mesmo não tendo um início de campeonato fácil, embora seja esta a primeira prova pontuável.

6 - Pedro Peres/Tiago Ferreira (Mitsubishi Lancer IX) - Nas duas últimas edições, liderava esta prova quando foi obrigado a abandonar. Se à terceira for de vez, poderá obter a vitória que tanto procura no CPR.

16 - Vítor Pascoal/Luís Ramalho (Mitsubishi Lancer VII) - Depois de vários anos no CPR, muda-se para a Taça, procurando nova motivação e sendo naturalmente apontado como um dos favoritos nesse capítulo.

EQUIPAS OUTSIDERS
15 - Juan Carchat/Claudi Leite (Porsche 911 GT3) - Um piloto pouco conhecido, oriundo de Andorra, que traz um carro capaz de proporcionar bons momentos de espectáculo.

18 - Armindo Neves/Bernardo Gusmão (Mitsubishi Lancer VII) - O campeão em título do Regional Centro aposta na Taça esta temporada, sendo um dos candidatos aos lugares da frente.

20 - Manuel Pinto/Francisco Martins (Peugeot 306 Maxi) - Um piloto habitual nos regionais disputados no Norte, passando agora a apostar num carro verdadeiramente competitivo e capaz de discutir lugares cimeiros.

21 - Pedro Leone/Bruno Ramos (Ford Escort RS Cosworth) - Um carro que desperta bastantes atenções por onde passa, com um piloto apontado igualmente à vitória na Taça.

26 - Carlos Fernandes/Daniel Amaral (Citroën C2 R2 Max) - Depois da vitória no Desafio Modelstand e de ter sido uma revelação no Open de Ralis, dá agora o salto para a Taça e será uma das atracções nas duas rodas motrizes.

EQUIPAS FAMALICENSES
3 - Miguel Barbosa/Justino Reis (Mitsubishi Lancer IX) - Actuais líderes do campeonato, fruto de dois ralis bastante positivos e regulares, a dupla famalicense apresenta-se com o objectivo de figurar nos lugares da frente, tentando espreitar o pódio.

7 - Renato Pita/Alberto Silva (Renault Clio R3) - Depois da ter sido vice-campeão do Open e da Taça, é hora do salto para o CPR2, tendo como novidade o navegador famalicense e um carro bastante competitivo, ao qual ainda se estão a habituar.

8 - Ricardo Marques/Paulo Marques (Citroën C2 R2 Max) - A aposta no carro francês continua, bem como no navegador famalicense. A correr em casa, o pódio nas duas rodas motrizes é um objectivo para o primeiro rali da temporada.

11 - Pedro Matias/Sérgio Rocha (Fiat Abarth 500) - Depois de algumas provas no Open e na Taça, mais um piloto que aposta no CPR2, despertando a curiosidade acerca de até onde poderá ir o pequeno mas competitivo Fiat.

23 - Daniel Ribeiro/Jorge Carvalho (Opel Corsa OPC) - Outro dos carros que terá sob mira dos curiosos, depois da estreia a meio-gás no último rali do Open. Agora, mais competitivo e evoluído, é tempo de mostrar o que vale.

28 - Oswaldo Santos/Hugo Pinheiro (Citroën Saxo) - O navegador famalicense estará presente na Taça, depois de já terem participado em alguns ralis na temporada passada.

31 - Nuno Pombo/Guilherme Pereira (Fiat Abarth 500) - O início de temporada bastante conturbado no Open motivou esta passagem para a Taça, onde esperam rodar nos lugares cimeiros das duas rodas motrizes.

Sem comentários: