19 abril 2012

José Janela sai do projecto WRC Academy

De forma um tanto ou quanto inesperada, José Janela deixou de ser navegador de João Silva, no projecto WRC Academy. Uma opção que o piloto tomou e mas cujo processo deixou o famalicense algo surpreso, embora tenha acatado com naturalidade, explicando um pouco as razões que poderão ter levado a tal desfecho.

Em conversa com o programa 16 válvulas (ouça na íntegra aqui), José Janela revelou alguma surpresa pela decisão, afirmando que "a responsabilidade da mesma é inteira do João Silva". O Rali de Portugal, precisamente a primeira etapa do WRC Academy, foi uma das causas na visão de Janela, que o classificou como "uma terapia de choque, dadas as condições da prova. Esse rali deixou mazelas, algumas que não sararam e o João Silva achou ao final de 17 dias, informar-me da decisão e apresentar um outro navegador, que certamente lhe trará a motivação que ele procura. A mim só me restou aceitar e encarar esta decisão com optimismo". A escolha do novo navegador recaiu em Hugo Magalhães, actual vice-campeão nacional de ralis.

Com muitas novidades nessa primeira prova, logo a começar pela estreia aos comandos do Ford Fiesta R2, o famalicense adianta que, "houve no Rali de Portugal, possivelmente, duas ou três situações em que o João Silva pode não ter ficado totalmente satisfeito com a minha postura e agora tudo serve de justificação, embora cada um se deva responsabilizar pelas suas decisões. A minha consciência está tranquila, sei que nos últimos dois anos fiz tudo para encaminhar o João Silva ao patamar que agora chegou. Tenho igualmente a noção que fim de semana do Rali de Portual houve várias lacunas que mostraram que não estaria tão bem preparado para esse patamar e talvez venha daí alguma frustração".

A nível de futuro, José Janela não mostra qualquer preocupação e espera que tudo decorra com serenidade: "tudo depende de convites de pilotos, mas nesta altura todos têm os seus navegadores e assim espero que continuem. Sinceramente não me preocupa neste momento, nem tenho o desejo de procurar rapidamente um lugar qualquer. Estou sereno e quando agarrar um projecto será para evoluir ao longo de um campeonato, sempre com a ambição lógica de ganhar". O experiente navegador de Famalicão revelou ainda alguma supresa com as mensagens de apoio recebidas desde segunda feira, data em que a decisão foi anunciada. "Sobretudo da Madeira, de onde o João Silva é oriundo. Também eles mostraram alguma incompreensão e estupefação por esta decisão, mas não me cabe a mim avaliar isso. Penso que o João Silva continua a ter qualidade como piloto, certamente vai evoluir pelo caminho que escolheu e vou respeitar essa atitude. Só fico desgostoso da forma como o processo decorreu depois de dois anos de ligação, até porque o comunicado de imprensa dele não corresponde inteiramente à verdade e eu quis deixar isso bem claro, pois foi uma decisão e uma vontade dele, que a mim foi apenas comunicada como um facto consumado", remata José Janela, referindo-se certamente às "razões pessoais e profissionais" e ao "comum acordo", apontados no comunicado de imprensa de João Silva.

Nessa mesma entrevista ao 16 Válvulas, José Janela manifestou a vontade de regressar ao volante, "se tudo correr bem será já no próximo mês, na Rampa da Falperra. Em breve, haverá mais novidades".

Sem comentários: