15 julho 2010

Joaquim Rodrigues Jr. brilhou em Famalicão

No passado Sábado, Oliveira de Santa Maria foi pequena para todos os aficionados das duas rodas. A prova inaugural do Campeonato Nacional de Supercross foi um grande espectáculo, com milhares de espectadores, como já vem sendo hábito na pista famalicense. Joaquim Rodrigues foi o grande vencedor, entrando com o pé direito no Nacional, naquela que foi uma das provas mais concorridas dos últimos anos nesta especialidade.

Com muitas corridas a comporem o programa da 7ª edição do Supercross de Oliveira, o espectáculo esteve sempre presente, com provas muito animadas e com pilotos a darem o seu melhor ao longo de todas as mangas.

Nas Minimotos, Henrique Nogueira foi quem mais se destacou, dominando a prova e acabando por vencê-la com alguma facilidade, como a vantagem que conquistou pode provar. O jovem piloto é uma das grandes esperanças do motociclismo nacional, certamente um campeão no futuro da modalidade. Tiago Borges e Mário Barbosa, fecharam o pódio, por esta mesma ordem. No 8º lugar terminou o jovem piloto de Famalicão, Gil Marques.

Na classe SX2, a vitória também foi indiscutível. Paulo Alberto pulverizou a concorrência, brindando ainda o público com o virtuosismo da sua condução, algo que delicia por completo o público. Incapaz de lutar pela vitória, Sandro Marcos contentou-se com o 2º posto, levando a melhor sobre Ivo Fernances. O famalicense Marco Pereira não foi além do 5º lugar final.

Também em SX1, o vencedor foi bem claro desde início, uma situação comum a todas as categorias. Joaquim Rodrigues Jr, regressado de uma carreira internacional nos últimos três anos, foi o mais rápido. O piloto de Barcelos não facilitou e arrecadou a vitória, cimentando o favoritismo que lhe é atribuído para a conquista do Nacional. Henrique Venda, actual campeão nacional e vencedor da prova no ano passado, rodou a um bom nível, no entanto não foi o suficiente para acompanhar o seu adversário, contentando-se com o 2º lugar na frente de Hugo Santos, outro antigo vencedor em Oliveira de Santa Maria.

Para o final estava reservada a grande prova da noite, a de Elites, que junta os oito melhores classificados das classes SX1 e SX2. Sem surpresas, Joaquim Rodrigues Jr. não deu quaiquer hipóteses à concorrência e chegou ao final no 1º lugar, numa clara demonstração das suas capacidades e que fazem dele um dos melhores pilotos portugueses de Supercross. Em 2º lugar, o algarvio Henrique Venda voltou a exibir-se a nível elevado e superiorizou-se ao vencedor da classe SX2, Paulo Alberto. Foi um bom inicio de campeonato e ainda por cima com duas vitórias. "Sinceramente posso dizer que estava bastante nervoso na primeira final de SX1 e cometi alguns erros que me podiam ter custado caro. Na última final da noite, adoptei outra estratégia e o resultado foi diferente. Apertei durante as primeiras quatro voltas e depois controlei. Tenho de dar os parabéns aos meus adversários que mostraram um bom nível e sei que daqui para a frente irão melhorar ainda mais e gostaria, igualmente, de felicitar a organização e o público presente", resumiu o grande vencedor, Joaquim Rodrigues Jr.

O espectáculo prolongou-se até ao início da madrugada, contudo ninguém deu por mal empregue o tempo passado em Oliveira de Santa Maria, onde inclusivé muitos tiveram a possibilidade de integrar o já famoso Pedicross, a tradicional corrida pela pista. No final, o contentamento de José Silva, responsável pela prova era evidente: "Correu tudo sobre rodas, tudo 100%. Foi talvez a prova mais completa destes sete anos. Foi a edição mais completa, não só ao nível de participação de pilotos, de equipas mas também de público". Para isso, segundo o responsável, poderá ter contribuído o facto desta ter sido a prova de abertura do campeonato. "Como estamos em primeiro ao nível da organização, podemos escolher a data em que queremos realizar a prova. Já escolhemos fazer a abertura e não correu muito bem, já escolhemos a meio, mas este ano foi a mais completa",

Classificação Elite
1º Joaquim Rodrigues Jr (Honda CRF 450) - 18v em 18m06,7s
2º Henrique Venda (Kawasaki KXF 450), a 7,6s
3º Paulo Alberto (Suzuki RMZ 250), a 13,5s
4º Hugo Santos (Kawasaki KXF 450), a 51,9s
5º Ivo Fernandes (KTM SXF 250), a 54,3s
6º Nuno Gonçalves (Suzuki RMZ 450), a 1m19,9s
7º Sandro Marcos (Suzuki RMZ 250), a 1 volta
8º Nélson Silva (Kawasaki KXF 250), a 1 volta

Classificação SX1
1º Joaquim Rodrigues Jr (Honda CRF 450) - 18v em 18m13,2s
2º Henrique Venda (Kawasaki KXF 450), a 6,8s
3º Hugo Santos (Kawasaki KXF 450), a 1m00,5s
4º Nuno Gonçalves (Suzuki RMZ 450), a 1 volta
5º Lyvio Ramassamy (Honda CRF 450), a 2 voltas

Classificação SX2
1º Paulo Alberto (Suzuki RMZ 250) - 17v em 17m27,4s
2º Sandro Marcos (Suzuki RMZ 250), a 11,8s
3º Ivo Fernandes (KTM SXF 250), a 19,8s
4º Nélson Silva (Kawasaki KXF 250), a 59,1s
5º Marco Pereira (Kawasaki KXF 250), a 1 volta

Classificação MiniMotos
1º Henrique Nogueira (Stomp) - 7v em 11m31,6s
2º Tiago Borges (Bud Racing), a 15,2s
3º Márcio Barbosa (YCF), a 24,0s
4º Bruno Batista (IMR), a 45,2s
5º Diogo Monteiro (IMR), a 45,9s

Sem comentários: