14 julho 2010

Açores junta vários campeonatos... mas poucos pilotos

Já a partir de amanhã, o Sata Rallye Açores irá para as belas estradas da Ilha de São Miguel. Com estatuto internacional, a prova insular junta o IRC ao Campeonato de Portugal de Ralis e ainda ao Regional Açoreano, contudo isto não é sinónimo de uma lista de concorrentes preenchida.

Se no panorama internacional tudo se resume a um duelo entre Skoda e Peugeot, com cada uma destas marcas a ter dois trunfos. Do lado dos checos, Juho Hanninen e Jan Kopecky são candidatos à vitória, enquanto na Peugeot, Kris Meeke quer repetir a vitória do ano passado e Bruno Magalhães espera que o conhecimento do terreno lhe traga dividendos. Com a Proton a cancelar a vinda à última hora e Guy Wilks ainda de fora depois de um grave acidente, apenas Anders Mikkelsen poderá entrar nesta luta com o estatuto de outsider.

Quanto ao Nacional, a crise instalou-se de vez e são apenas os principais nomes que se deslocam até aos Açores. Bernardo Sousa quer manter a série de vitórias e com isso dar mais um passo rumo ao título, não sendo de excluir que o piloto do Ford Fiesta S2000 entre na luta pelos lugares cimeiros. Caberá a Vítor Pascoal (Peugeot 207 S2000) e ao piloto local Ricardo Moura contrariarem esse favoritismo, contando com Pedro Meireles e Pedro Peres como fortes adversários. E de nomes habituais no CPR, juntam-se ainda Paulo Neto (Citroën C2) e Carlos Oliveira, acompanhado pelo co-piloto de Famalicão, Jorge Carvalho, mas estes com ambições restringidas à luta pela vitória nas 2 Rodas Motrizes. Também João Fernando Ramos estará presente na prova açoreana, contando com a experiência de Jorge Carvalho, navegador famalicense, na sua contínua evolução ao volante do Mitsubishi Lancer IX.

No Regional dos Açores, Moura tem sido imbatível e só soma triunfos. A luta pelos lugares do pódio promete ser animada, com Pedro Vale, Sérgio Silva e Ricardo Carmo, este navegado pelo famalicense Justino Reis, a mostrarem ser capazes de almejar esse objectivo.

Os números dos pilotos famalicenses presentes são os seguintes:
30 - Ricardo Carmo/Justino Reis (Mitsubishi Lancer IX)
32 - João F. Ramos/Jorge Carvalho (Mitsubishi Lancer IX)
45 - Carlos Oliveira/Jorge Carvalho (Renault Clio R3)

Sem comentários: