13 julho 2010

Breves da Super Especial

As principais incidências, histórias e peripécias da Super Especial de Famalicão, que decorreu no passado Domingo e teve em António Barros o seu vencedor, repetindo assim o triunfo de 2009 e tornando-se o primeiro piloto a vencer por mais do que uma vez a prova que decorre há 5 anos nas ruas da cidade.

Sendo residente em Famalicão, António Barros contribuiu para uma série de vitórias famalicenses. Nuno Pina venceu em 2008 e Barros fê-lo nas duas últimas edições, pelo que começa a ser tradição a vitória "ficar em casa".

A aposta da organização em antecipar a prova para Julho não foi assim tão benéfica. O público não compareceu como em outras edições e o calor que se fez sentir pode ter encaminhado muita gente para a zona das praias. O facto de não haver muitas provas automobílisticas também não ajudou, pois devido a isso mesmo, muitos pilotos optam por fazer revisões mais profundas aos seus carros e isso torna impeditiva a presença.

Outra das novidades foi o impedimento de levar navegador. Por um lado, aceita-se pois vários pilotos optavam por irem ao lado e assim conhecer melhor o percurso, mas por outro é uma medida que afasta patrocinadores, familiares e amigos da adrenalina sentida num carro de competição. Em certa medida e por tratar-se de um evento sob a égide da FPAK, a medida aceita-se pois muitos destes intervenientes não terão conhecimento nem experiência face a uma situação anómala, como por exemplo um acidente.

A lista de inscritos deixou muito a desejar e o público fez sentir isso mesmo, ficando à espera de mais, isto de acordo com alguns comentários que se ouviram. Se eram cerca de 90 inscritos, no dia foram bem menos os que participaram, com as ausências a terem particular incidência nos pilotos reconhecidamente mais rápidos e nos chamados cabeças de cartaz. Aliás, basta fazer um breve exercício de memória relativamente à edição do ano passado e relembrar a variedade e qualidade dos participantes, assim como dos carros presentes.

Entre as ausências, particular destaque para as dos principais pilotos famalicenses que participam regularmente em campeonatos de ralis e velocidade. Se muitos nem se inscreveram, casos de João Ruivo, Nuno Pina, Ricardo Costa, Frederico Ferreira, César Machado ou José Janela, já outros nem sequer apareceram apesar de inscritos, nomeadamente Mariana Neves de Carvalho, Miguel Campos, Adélio Machado e Luís Barros, com motivos mais ou menos justificativos para tal. E perde-se uma bela oportunidade para as gentes da terra aplaudirem alguns dos seus pilotos mais talentosos.

A organização apostou no espectáculo e convidou Ricardo Costa e Júlio Bastos a fazerem o traçado por várias vezes, com ambos a arrancarem muitos aplausos do público, com as enormes derrapagens e piões que os BMW e a sua tracção traseira proporcionam. De certa forma, foi uma maneira legal de permitir que estes pilotos não comprometam a sua prova e ainda mostrem tudo o virtuosismo da sua condução. Também Miguel Veloso (Nissan Navara) e Rui Azevedo (Ford Transit) constituiram o lote de convidados, demonstrando que carros um pouco ortodoxos neste tipo de provas, também podem dar espectáculo.

Apenas uma situação mais delicada a registar. Patrícia Silva, em Alfa Romeo 33, despistou-se e embateu fortemente numa árvore. Ainda se temeu outro tipo de consequências físicas, mas tudo não passou de um susto e a piloto nada sofreu, ainda que se tenha deslocado ao Hospital de Famalicão por precaução. Ainda uma palavra de reconhecimento para a rápida intervenção dos meios de socorro prestados pelos Bombeiros Voluntários de Famalicão. As melhoras para Patrícia Silva e que rapidamente volte às pistas!

António Campos foi o homenageado desta edição. O pai de Miguel Campos, que foi piloto na década de 70 e 80, deu nome ao habitual prémio que é entregue ao melhor famalicense em prova, sendo entregue a Martine Pereira... que pela classificação final foi apenas o 5º concorrente de Famalicão. Estranho! Então e o vencedor António Barros, que mesmo não sendo natural de Famalicão, foi várias vezes anunciado aos microfones como tal?

Parte integrante do programa, o desfile de carros antigos tem sido uma aposta continuada e dá outro colorido, ainda que pouco público estivesse presente, devido à proximidade da hora de almoço. Os carros estiveram depois em exposição no Parque da Juventude, onde muitos curiosos podiam vê-los mais de perto. A própria competição sofreu um ligeiro atraso inicial devido a isso mesmo e ao muito calor que se fazia sentir, que tal como já foi referido, afastou muito público.

8 comentários:

Anónimo disse...

Aqui fica o meu ponto de vista da 5ª Super Especial .

lista de inscritos, a pior de sempre apesar de constar nomes de relevo quase nenhum apareceu.

Organização de ano para ano cada vez pior era necessário não continuarem assim porque arriscam se seriamente a ir por agua abaixo.

Ja neste blogue foi mencionado que o melhor famalicense foi martine pereira em 5º mas a verdade foi que o melhor famalicense foi António magalhaes em peugeot mas claro mais uma vez a organização no seu melhor.

Zé das Fontes disse...

O que é verdadeiramente uma confusão são as classificações... a Demoporto põe uma lista cá fora, há sites que dizem outra coisa, enfim! O que é bom é ter os carros a andar e a carteira a encher.

famaracing disse...

A super especial de famalicao de ano para ano vai de mal a pior ...

Anónimo disse...

voces são tam bestas que conseguem ser mais anjinhos que os organizadores. Façam voces melhor em vez de criticarem. Só sabem mesmo é criticar e fazer merda nos vossos blogs, fazer copias do que os outros fazem e deitar abaixo de cereza que não sam de famalicao, senão não criticavam, parecem aquele nabo do Povofamalicense que só disse merda nop artigo de opinião e nada publicou da prova. De cereteza que não é da nossa terra e não gosta de automóveis, ceve ser mais um politiqueiro do PS. Os organizadores devem estar todos os dias com as orelhas a arder de tanto mal que dizem deles. cuitados, trabalham e ainda são criticados. Olhem para as listas de inscritos das provas em portugal e vejam se tem mais equipas do que em famalicão, deissem por contentes com aquilo que os outros fazem. Em tempos tinhamos os team baia a dizer mal, agora até o famaracing e o Rui Raiumundo que nada fezeram poelo desporto em famalicão bem deitar faladura. sejam homens

Antonio Rui Pereira
923452319

paulo carvalho disse...

Que eu saiba não é proibido dar a nossa opinião vivemos num pais democratico...há e besta é tu ,estamos a dar a nossa opinião nao para tratar mal

Anónimo disse...

Sr António você pelo que escreve (mal) deve ter as orelhas a arder tão bem .

Rui Raimundo disse...

Bom dia.
O Sr António só pode tar a brincar. 1º tem de escrever melhor para se perceber. 2º o Sr é tão retrogado que não tem bem a noção do que é dito. As críticas que foram feitas, referem-se ao facto das promessas que não foram cumpridas, à fraca lista de inscritos, ao valor da inscrição, à data da realização da prova... Queremos sempre melhor, e este ano falhou. Com todo o respeito que tenho pelos Srs da oraganização, até porque os conheço e sei do seu trabalho, apenas tento criticar de forma a que para o ano seja melhor. Agora se o Sr fosse minimamente inteligente e tivesse 2 palmos de pensamento não mencionava "politica" aqui no meio. Se não, desafio o Sr a saber quanto € é que a autarquia deu durante estes anos de prova. Se não tem muito para fazer, veja as condições impostas para a Rampa de Paços de Ferreira que se vai realizar. Depois compare com o que encontramos em Famalicão. Sabe, é pena quem teve directa ou indirectamente ligado à oraganização também criticar. Já agora, quem escreve é o Rui Raimundo filho, para não pensar que é o pai...
Rui Raimundo

Anónimo disse...

ó sº Pereira será que lhe doí alguma coisa por esta organização.
não é impossível de ver que as pessoas de Famalicão(publico e pilotos tope ) estão de costas voltadas para com esta Organização,se não fosse o António Barros,alegrar esta prova,mais parecia uma prova daquelas piratas que se fazem por ai numa qualquer aldeia,não que eu tenha nada contra os pilotos que nela participaram (cada cavaleiro tem o cavalo conforme a carteira).
vamos lá ver onde esta vão as maquinas que foram tão badaladas pela organização?
será que no próximo ano não vale a pena reflectir no que de mau se passou e fazer um bocadinho melhor......