06 julho 2010

Vitória madeirense para Janela

Surpreendente! É o mínimo que se pode dizer do Rali do Marítimo, pontuável para o Campeonato da Madeira de Ralis, que teve José Janela como vencedor. O conceituado navegador de famalicense fez equipa com João Silva viu os principais adversários ficarem pelo caminho, isto sem tirar qualquer mérito ao excelente andamento da dupla madeirense-famalicense.

Perante condições meteorológicas complicadas, com muita chuva, o rali teve um início atribulado, com os favoritos a ficarem desde logo fora de prova. Vítor Sá viu o motor do Peugeot 207 S2000 calar-se logo na PEC inicial, assim como Bernardo Sousa, que aproveitou para rodar nas especiais que constituirão o Rali Vinho Madeira, abandonou devido a 2 furos no Mitsubishi Lancer IX e com somente um pneu suplente, nada havia a fazer. Restava Miguel Nunes, mas também o motor do seu Peugeot 207 S2000 não colaborou, numa altura em que já seguia bastante atrasado.

Assim, seguiam na frente Samir Sousa e João Silva, com duas gerações diferentes do Renault Clio. Logo no inicio da 2ª ronda pelas classificativas e numa altura em que o São Pedro deu algumas tréguas aos concorrentes, Samir Sousa abandonou devido a um toque, deixando Silva e Janela isolados na frente e com uma margem que permitia gerir face aos concorrentes dos 4x4 que se atrasaram nas primeiras rondas. Com uma afinação intermédia entre chuva e seco no Clio R3, a dupla lucrou com isso e sem baixar o ritmo e contando com a experiência do navegador famalicense, tudo correu de feição a João Silva, que inesperadamente somou o primeiro triunfo no Campeonato da Madeira de Ralis, sendo logicamente o primeiro concorrente Júnior.

A próxima prova do campeonato madeirense é o Rali Vinho Madeira, no primeiro fim de semana de Agosto, naquela que é a etapa raínha nos ralis da Pérola do Atlântico, onde se juntarão ainda os concorrentes do Campeonato de Portugal e o IRC, pelo que motivos de interesse não faltarão. A presença de José Janela ao lado de João Silva está garantida não só nesta prova, mas também até ao final do campeonato.

Classificação Final
1º João Silva/José Janela (Renault Clio R3) - 1h15m22,6s
2º João Magalhães/Jorge Pereira (Mitsubishi Lancer X), a 40,3s
3º Filipe Freitas/Daniel Figueiroa (Mitsubishi Lancer X), a 1m01,7s
4º Luís Serrado/Marco Sousa (Peugeot 206 S1600), a 1m57,7s
5º André Silva/Jorge Gonçalves (Citroën C2), a 3m44,8s

Sem comentários: