22 dezembro 2011

Fim da linha para o Rali de Famalicão

Foi a machadada que faltava para anunciar o que todos já sabiam. O Rali de Famalicão não vai para a estrada em 2012, ou pelo menos não irá fazer parte de nenhum campeonato. A FPAK já anunciou os calendários de todos os campeonatos de rali e a prova até então organizada pelo Demoporto não consta de nenhum deles.


A Câmara Municipal de Famalicão já tinha dado a entender que o rali não poderia continuar nos moldes dos últimos anos, devido aos custos elevados que toda a logística do evento acarretava para a autarquia, colocando mesmo a hipótese de voltar aos pisos de asfalto, com o intuito de diminuir esses mesmos encargos. Por outro lado, já a Válvulas e Cilindros, associação com estreita ligação ao Demoporto, tinha comunicado no passado mês de Outubro que a prova famalicense não teria o seu cunho para 2012, justificando-se nas verbas que a edilidade não disponibilizou para o evento e direccionando unicamente a sua acção para a Super Especial do próximo ano.

Trata-se de um desfecho triste para para uma terra de gente apaixonada pelo desporto motorizado e pelo Rali de Famalicão, a prova mais antiga do Campeonato Regional de Ralis/Norte, disputada ininterruptamente desde o ano 2000 e depois de ter integrado o Nacional de Iniciados até 1995. Mas simultaneamente este era um desfecho há muito esperado, tal a passividade que se gerou em redor da prova, que pouco ou nada evoluiu nos últimos anos, nem tão pouco foi promovida convenientemente, mesmo quando o apoio camarário não faltou à organização do rali. A culpa, essa vai morrer solteira...

1 comentário:

Adepto disse...

Bom Dia .
E com tristeza que vejo o nosso pequeno Grande Rali fugir.
Não posso concordar com o nosso moderador quando no final do texto diz. ( A culpa, essa vai morrer solteira. )
Será que a culpa não é de todos (pilotos,adeptos,equipes,edil,comunicação social,etc)?
-Para quando 1 clube em Famalicão que agrupe todas estes nichos que no fundo são um só (gostam de corridas de automóveis),e acabe com as rivalidades...
Será que nós em Famalicão não temos capacidade para realizar um Rali seja ele do regional,open ,sem estarmos a recorrer a outros Clubes que só nos vem cá sacar a massa e não fazem nada de jeito.
temos estradas para isso,temos pessoas com capacidade. o que nos falta?