22 dezembro 2011

Rui Lapa brilha no Brasil

Não poderia ter sido mais positiva, a presença do piloto português Rui Lapa na 10ª e derradeira jornada do Itaipava GT Brasil 2011, disputada no passado fim de semana no Circuito de Interlagos. Uma verdadeira estreia de sonho para Rui Lapa e para o seu companheiro de equipa, Azor Dueñas, com esta dupla luso-espanhola a mostrar-se verdadeiramente imbatível, somando dupla vitória na sua classe.

Com uma excelente adaptação à pista situada na cidade de São Paulo, Rui Lapa conseguiu ser desde logo muito rápido ao volante do Dodge Viper GT3 da Ebrahim Motors, equipa que substituiu à última da hora e com excelentes resultados, a inicialmente prevista JR Scuderia.

"O circuito é fabuloso, uma verdadeira montanha russa que dá imenso prazer aos pilotos. O Viper está muito bem preparado e é também um carro fantástico, não sendo fácil de guiar é muito competitivo. Conseguimos ser os mais rápidos da nossa categoria (GT3 Premium, reservada aos concorrentes que competem com carros fabricados até 2009), nos treinos livres e na qualificação onde fizemos a pole para as duas corridas. Estou muito satisfeito com a nossa prestação até ao momento", dizia Rui Lapa ainda antes da corrida.

Disputada na tarde deste Sábado, a primeira das duas rondas do Itaipava GT Brasil, proporcionou ainda mais alegrias à dupla do Dodge Viper, com a vitória e o domínio total na corrida reservada aos GT3 Premium, onde obtiveram igualmente a volta mais rápida da corrida, no caminho que os levou ainda até um excelente 11º lugar na classificação geral absoluta, constituída por um total de 34 equipas.

Esta vitória, a primeira de um piloto luso nesta competição, deixou Rui Lapa em delírio. "Foi de facto um dia de sonho que tivemos aqui em Interlagos. Vencemos de uma forma inequívoca, dominando por completo a corrida. O Azor fez a largada, conseguiu dar excelente conta de si e entregou-me o carro na primeira posição. No meu turno, o carro estava já um pouco mais instável devido ao muito calor na pista, que levava a uma mais rápida deterioração dos pneus, mas nada que me impedisse de completar a corrida na primeira posição e cumprir um dos sonhos da minha vida, correr e vencer em Interlagos! Estou muito, muito feliz", resumiu o piloto de Famalicão.

Classificação Final – Corrida 1
1º S.Jimenez/P.Bonifacio (Mercedes SLS GT3), 30 voltas em 51m11,911s
2º J.Moro/A.Coelho (Ford GT GT3), a 7,159s
3º B.Garfinkel/R.Mauricio (Lamborghini Gallardo GT3), a 21,676s
(...)
11º Rui Lapa/Azor Dueñas – Dodge Viper GT3, a 1m37,972s (1º Cat. GT3 Premium)
(...)
Classificaram-se mais 23 equipas.

A prestação na 2ª corrida saldou-se de igual forma, ou seja, novo triunfo para Lapa e para o seu companheiro de equipa, que lograram ainda concluir a prova dentro do Top-10. "Esta corrida foi ainda mais difícil, dado termos tido mais pressão por parte dos nossos adversários. Larguei da terceira posição da grelha, para subir um lugar antes de entregar o carro ao meu companheiro de equipa. Pelo caminho evitei ainda um grande acidente ocorrido à minha frente. O Azor conseguiu depois subir à liderança e acabamos por vencer com todo o mérito. Espero que esta prestação nos possa abrir novas portas e outras perspectivas de competir no futuro. Queria dedicar esta vitória a todos os que me apoiaram e em especial ao Renato e ao Matheus Stumpf, assim como ao Vagner Art, principais responsáveis por estarmos aqui. Uma palavra ainda para o imprescindível apoio da Cimenteira do Louro, que acreditou em nós e no nosso projecto", concluiu o famalicense.

Classificação Final - Corrida 2
1º Wagner Ebrahim (Audi R8 LMS GT3), 29 voltas em 51m12,735s
2º S.Jimenez/P.Bonifacio (Mercedes SLS GT3), a 0,034s
3º V.Brito/M.Stumpf (Ford GT GT3), a 11,254s
(...)
10º Rui Lapa/Azor Dueñas – Dodge Viper GT3, a 1m24,639s (1º Cat. GT3 Premium)
(...)
Classificaram-se mais 21 equipas.

Sem comentários: