Mais uma época em que Paulo Marques foi dos navegadores mais activos em Portugal, estando presente em vários campeonatos, desde o Nacional de Ralis, passando pelo Open e ainda pelos Regionais Norte e Nordeste. E quando se alia tantas participações a bons resultados, a temporada tem balanço positivo.
Qual o balanço geral da temporada de 2011 em termos dos objectivos propostos no início?
No que toca aos objectivos propostos no início da época, temos duas situações distintas a destacar, visto que integrei dois projectos distintos e tanto no que toca a campeonatos como a objectivos. Se por um lado fiz equipa com o Luis Bastos, no BMW M3, e os nossos objectivos passavam por nos divertirmos ao máximo, sem pensar em grandes resultados, esse objectivo foi inteiramente conseguido. Tivemos grandes momentos e alguns bons resultados. Por outro lado, enquanto navegador do Ricardo Marques no CPR2, os objectivos passavam pela vitória entre os Citroën C2, o que acabou por não acontecer. De qualquer forma, não posso afirmar que o balanço foi negativo por vários motivos. Primeiro destaco que fomos vice-campeões e depois fizemos grandes exibições e aprendi muito enquanto navegador.
Qual o melhor momento e o menos bom das provas efectuadas?
Como melhores momentos destaco dois que marcaram a época. Primeiro destaco a vitória no Rali de Baião com o Luis Bastos no BMW e depois a vitória entre os Citroën C2 com o Ricardo Marques no Rali do Centro e 3º lugar no CPR2.
Qual o adversário mais duro de roer?
Tive sempre adversários à altura em todas as corridas que realizei e aos quais envio um abraço amigo.
Foi navegador de vários pilotos esta temporada, é preciso uma especial adaptação de um para o outro?
São dois pilotos muito diferentes um do outro, quer na condução quer na forma como encaram as corridas. Os carros que utilizam também são bastantes diferentes. De qualquer forma, a adaptação é resultado do trabalho realizado e do profissionalismo que encaro todas as corridas que faço.
Foi co-piloto de um piloto conhecido pelo espectáculo que dá, partilha dessa filosofia para o sucesso nos ralis?
Isso depende muito dos objectivos que se traçam para cada corrida. Se o objectivo passa por resultados, logicamente que esse espectáculo tem que passar para segundo plano; se o objectivo for diversão, então pode ser a filosofia certa para o sucesso. Mesmo assim eu acho ser possível juntar as duas coisas (espectáculo e resultados) como podemos comprovar com alguns resultados de relevo com carros de tracção traseira, tanto no nosso campeonato como no Espanhol.
Quais os planos para a próxima época?
Para já os planos passam por fazer ralis. Existem alguns convites/projectos mas, para já, nada de concreto.
Que mensagem deixa aos adeptos e leitores do Famalicão Motor?
Que continuem a apoioar este desporto fabuloso mesmo que o ano que avizinha não seja muito animador. Com o apoio de todos poderemos superar a tão falada crise. Aproveito para agradecer a todos os meus patrocinadores nomeadamente/especialmente à Global Stadium (Grupo ACA) pelo apoio que nos deram durante esta época.
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