28 dezembro 2011

"Terminei todas as provas e cumpri as metas propostas", refere Mariana Carvalho

A jovem Mariana Neves de Carvalho faz parte de um curto lote de representantes femininas nos ralis nacionais, e vai espalhando boa disposição e mostrando os seu talento na condução, num mundo dominado pelos homens. Em 2011, mais uma temporada positiva para a piloto, que prepara algumas novidades para a próxima temporada.

Qual o balanço geral da temporada de 2011 em termos dos objectivos propostos no início?

O balanço da temporada 2011 foi bastante positivo. Terminamos as 7 provas que realizamos, o que me deixa bastante satisfeita. No início do ano, traçamos como objectivo terminar nos 10 primeiros da categoria e isso foi conseguido.

Qual o melhor momento e o menos bom das provas efectuadas?

Os melhores momentos foram provavelmente o Rali de Barcelos e o de Gondomar, não pelo resultado em si mas pelo andamento que impusemos.

O momento menos bom das provas efectuadas foi o Rali de Monção. Foi o rali mais difícil que fiz, pelo mau estado dos pisos. Ainda assim deu para viver uma experiência nova, pois parecia estar numa prova de todo terreno.

Qual o adversário mais duro de roer?

Todos os adversários são duros de roer, e tivemos lutas interessantes, mas todos eles me merecem respeito e muita amizade.

Houve alguma peripécia engraçada que queria partilha?

Peripécias! Nisso eu sou perita, mas destaco o Special Sponsor Day Rally, onde durante toda a manha pedi ao meu tio para cuidar bem do Peugeot, e de seguida eu e o Filipe Martins, num espaço de trinta segundos, fizemos alguns estragos que se notaram na classificação final do rali.

O que falta para haver mais mulheres no mundo motorizado?

Provavelmente a falta de oportunidade, pois acredito que vontade não falta a muitas mulheres para entrarem neste mundo. E isso nota-se no numero de pessoas do sexo feminino que costumam acompanhar as provas de ralis e que me apoiam bastante.

Fazer ralis como navegadora dá para retirar algo para a condução?

Este ano vivi o papel de navegadora em dois ralis, mas não fui bem sucedida. Primeiro fui ao rali de Baião com o Filipe, batemos na segunda especial, vá lá foi do lado dele. Depois fui com o Pedro Rodrigues ao Rali do CAM e também não correu muito bem, pois entre um pião, e uma abertura de capôt, as transmissões também se juntaram à festa e ficamos apeados. Mas foi uma experiência gira que deu para tirar algumas ilações, e que espero repeti-las mais vezes.

Quais os planos para a próxima época?

Continuar no Campeonato Open de Ralis, mas com uma novidade, que será uma dupla feminina.

Que mensagem deixa aos adeptos e leitores do Famalicão Motor?

Ao Famalicão Motor deixo aqui um agradecimento por estarem sempre atentos e em cima dos acontecimentos que se vai passando no Desporto Motorizado Famalicense. Obrigado e continuem sempre, pois vocês são a voz dos pilotos famalicenses.

Sem comentários: