23 dezembro 2011

"Os resultados superaram os meus objectivos", afirma César Machado

Foi um dos pilotos mais em foco no panorama da Velocidade nacional. Com apenas 18 anos de idade, César Machado destacou-se no Campeonato Portugal de Clássicos, onde bateu vários pilotos com mais experiência, sagrando-se vice-campeão, apenas superado pelo companheiro de equipa, Luís Barros. Um jovem valor a seguir com muita atenção nos próximos anos.

Qual o balanço geral da temporada de 2011 em termos de objectivos propostos no inicio?

Foi uma época excelente a nível desportivo. Os resultados foram um pouco melhores do que os objectivos propostos no inicio da temporada, nao podia ter feito melhor resultado do que o que fiz. Evolui bastante como piloto, aprendi muitas coisas novas no que toca à mecânica do carro, apurei mais a condução, o que faz com que o balanço desta época seja muito positivo.

Qual o melhor momento e o menos bom das provas efetuadas?

O melhor momento foi sem duvida a dobradinha da minha equipa (Team AMOB RACING), com o Luís Barros a ser campeão absoluto e eu vice-campeão absoluto, e também a conquista da minha categoria (H75), visto que foi o meu ano de estreia.

O menos bom foi talvez a primeira corrida em Braga que desisti na primeira manga. Estava mais rápido que o Porsche que seguia a minha frente e quando tentei ultrapassa-lo, o piloto "fechou-me a porta" e bati nele o que fez com que danificasse o carro, o que me levaria a desistir nessa manga.

Qual o adversário mais duro de roer?

Penso que o mais duro de roer foi o Joaquim Jorge, andamos muitas corridas "picados", sempre com inúmeras ultrapassagens. E claro que haviam pilotos muito fortes para além do Joaquim Jorge, mas este foi com quem me envolvi em mais disputas.

Houve alguma peripécia engraçada que queria partilha?

Foram muitas, que tenho alguma dificuldade em escolher uma. Porém posso afiançar que o convívio no seio da equipa é ao mais alto nível.


Andas em carros "mais velhos" que tu e pilotos que já corriam ainda nem tu eras nascido. como te sentes nessa posição?

Quanto aos carros, não é por serem mais velhos do que eu que nao deixam de ser umas belas máquinas, e quanto a isso sinto-me bastante bem. Para além de serem bonitos no meu ponto de vista, são carros que são difíceis de conduzir, visto que não têm direcção assistida, nem ABS, ou seja, são carros de mecânica pura, mas nem por isso deixam de ser carros muito rápidos e que dão um prazer de condução enorme. Quanto aos pilotos, é sempre bom competir com pilotos com muita experiência, alguns dos quais com mais anos de corridas do que eu de idade.

Com apenas 18 anos, pretendes continuar nos circuitos e chegar a que campeonato?

Chegar a F1 é o meu sonho, mas a probabilidade de isso acontecer é extremamente reduzida. Gostava de correr por exemplo no DTM, no Campeonato Mundial de GT, nas tão conhecida 24 horas de Le Mans... Gostaria igualmente de ter oportunidade de fazer equipa em provas de resistência com o piloto Luis Barros, que é uma pessoa a quem eu devo o agradecimento de chegar onde cheguei, e que para além de meu patrocinador, é um piloto extremamente rápido e que me ajudou muito a evoluir.

Quais os planos para a próxima época?

Ainda nao está nada definido, muito por culpa da conjuntura económica. Gostaria de evoluir mais, mas se me proporcionarem uma época idêntica já me dou por feliz.

Que mensagem deixa aos adeptos e leitores do Famalicao Motor?

O meu agradecimento a todos por gostarem deste espetacular desporto, e continuem a seguir este fantástico blog, do qual eu também sou seguidor e me mantenho informado.

Sem comentários: