06 dezembro 2011

Quem sabe, nunca esquece!

Foi num ambiente de festa, que no passado sábado os irmãos José e António Neves de Carvalho disputaram o Special Sponsor Day Rally, uma prova destinada a patrocinadores, que se realizou no concelho de Valongo, tendo como clube organizador o GAS, Gondomar Automóvel Sport.


Disputado ao longo de cinco especiais de classificação, quatro classificativas de estrada e uma super-especial citadina, os manos do Team Neves de Carvalho, mostraram que quem sabe nunca esquece, e com um andamento vivo rodaram na primeira metade da prova dentro do top-ten do pelotão.

Na primeira passagem pela assistência, a formação famalicense que utilizava o Peugeot 206 GTI com que Mariana Neves de Carvalho habitualmente disputa o Open Nacional de Ralis, classificava-se na sétima posição absoluta, lugar que deixava grande expectativa para a segunda metade de prova.

Embora o objectivo principal da equipa fosse a diversão, e acusando alguma falta de ritmo, uma vez que a ultima participação de José e António Neves de Carvalho nos ralis, foi no longínquo ano de 1984, aquando da disputa do carismático Rali Sopete – Póvoa de Varzim, os manos ainda assim queriam mostrar todas as potencialidades, e aumentado um pouco mais o andamento subiram com naturalidade na tabela classificativa, terminando as provas de estrada na quinta posição da geral sendo terceiros das duas rodas motrizes, "foi com grande orgulho que participei neste rali, encontrei velhos amigos e diverti-me imenso", começa por dizer José Neves de Carvalho que prossegue, "o Peugeot é um carro fantástico e que nos permite ter um gozo muito grande na sua condução. Aproveito para agradecer o momento que me foi proposto nomeadamente à Mariana e ao Filipe, como também dar os parabéns à organização pela iniciativa, que foi muito bem conseguída".

Do lado do mano António a satisfação estava também estampada no rosto e confessava, "não imaginava que tantos anos depois de efectuar o último rali, ainda fosse possível andar ao ritmo dos actuais pilotos e de gente bem mais jovem do que nós. Conseguimos reeditar a adrenalina que é indispensável para ser rápido, aliado ao calculismo dos mais velhos, que é claramente um factor importante nos sucessos do percurso de cada um".

Após as classificativas de estrada, o Peugeot assistido pela Macominho Sport foi de novo entregue a Mariana Neves de Carvalho, para disputar a super-especial de encerramento do Special Sponsor Day. Mas aqui as coisas não correram da melhor forma. Com possibilidades de ainda chegar ao pódio, Mariana aborda a Super Especial com uma condução aguerrida, colocando toda a potência do carro francês nas avenidas do centro de Valongo. Um exagero na abordagem a uma das chicanes, fez com que a piloto embatesse nos pneus, levando como consequência a quebra da vialete de direcção, tendo que concluir o resto da prova em ritmo lento, o que posicionou a equipa no décimo posto absoluto, oitavo entre os carros de duas rodas motrizes.

Apesar deste contratempo, Mariana desabafou, dizendo que, "procurei subir mais um lugar na classificação, de modo atingirmos o 3.º lugar na geral e proporcionar aos meus conselheiros um brilharete. São corridas, o ideal é inimigo da perfeição. O cômputo final é positivo. Para 2012 vamos procurar estar de novo entre a competição automóvel".

Sem comentários: