16 dezembro 2011

CAM Rali Festival coroou Miguel Carvalho no Regional Norte. Famalicenses em evidência num rali "diferente"

O pouco convencional CAM Rali Festival encerrou as hostilidades no que toca aos ralis nacionais. Em Braga e utilizando o recinto que contempla o Kartódromo e ainda o Circuito Vasco Sameiro, a última prova do Regional Norte, bem como uma Prova Extra deram um colorido e um formato diferente aos ralis.

No fundo, o Clube Automóvel do Minho enfrentou a crise económica e fez um rali com o que tinha "mais à mão", dando ao público presente a possibilidade de ver toda a prova sem ter de se deslocar. Os quatro troços eram desenhados entre a pista de karting e o circuito automóvel, sendo que duas passagens eram num sentido e as outras duas mais não eram do que o mesmo percurso invertido.

Em termos desportivos, o Regional Norte teve em Fernando Silva o piloto mais rápido. O espanhol, ao volante de um histórico BMW M3, não deu quaisquer chances aos adversários, se bem que só tenha chegado à liderança na 2ª classifcativa, em virtude do abandono de João Barros. O piloto do Citroën Saxo Kit Car colocou tudo em sentido na especial de abertura, mas uma transmissão partida ditava o abandono na seguinte.

Na 2ª posição e depois de um forcing final que mais não fez do que cifrar a diferença em 2,8 segundos, José Pedro Silva mostrou que há navegadores que também sabem guiar. Ao volante do Mitsubishi Lancer VII com que Fernando Peres efectuou vários ralis e com a particularidade do seu co-piloto ser precisamente o antigo tri-campeão nacional. José Pedro Silva secundou sempre Fernando Silva, mas na derradeira especial o tempo mais rápido não chegou para roubar o triunfo.

A encerrar o pódio ficou, provavelmente, o piloto mais contente no final. Miguel Carvalho obteve a pontuação máxima entre o Regional Norte, pois os dois primeiros não estão inscritos no campeonato. Assim, o piloto do Citroën Saxo chegou ao título, numa luta em que tinha Luís Mota como directo adversário, só que o facto de não ter efectuado reconhecimentos traiu o piloto do Mitsubishi Lancer IV, que não foi além do 5º lugar, insuficiente para impedir que Carvalho chegasse ao título. Entre eles classificou-se Paulo Silva, em BMW 325i, que regressou aos bons resultados.

Inseridos no Regional Norte, Pedro Carneiro e Hugo Pinheiro foram 10ºs classificados. A dupla de Famalicão foi bastante regular nos tempos averbados e, sem grandes contratempos no Renault 11, foi subindo na tabela à medida que outros iam ficando pelo caminho. O jovem piloto fez o primeiro rali em pisos de asfalto, ganhando dessa forma alguma experiência para presenças futuras, sendo o 3º lugar entre a Classe 2 do Regional um merecido prémio.

Logo atrás desta dupla, ficaram os conterrâneos Pedro Reis e Guilherme Pereira. Com um espectacular Datsun Coupé Turbo, a dupla famalicense proporcionou belos momentos de condução, priveligiando o público em vez de olhar exclusivamente para o cronometro. O resultado até podia ter sido bem melhor, pois rodaram sempre no Top-10, mas um pião na última especial fê-los cair na classificação.

As atenções estavam igualmente viradas para a Prova Extra, com muitos concorrentes habituais de outros campeonatos, nomeadamente os vizinhos espanhóis Sérgio Vallejo e Álvaro Muñiz, com o Porsche 911 GT3 e o Lotus Exige GT-R, respectivamente. O campeão espanhol de 2009 não deu a mínima chance e logo na primeira especial ganhou inúmera vantagem, aproveitando o facto de Muñiz ter feito um pião. A partir daí, o piloto do Lotus passou a pressionar Vallejo, mas a diferença era tal que a única hipótese que este lhe permitiu foi ir se aproximando dos seus tempos à medida que o rali ia evoluíndo. Em suma, ambos os pilotos deram espectáculo com carros poucos vistos nos ralis nacionais.

Prosseguindo o seu ano de aprendizagem aos ralis, Miguel Barbosa e Rui Raimundo estiveram igualmente presentes e saíram de Braga com o 3º lugar, sendo os primeiros pilotos nacionais. A jovem dupla famalicense rodou constantemente no posto mais baixo do pódio, sem conseguir aproximar-se da dupla espanhola, mas também não dando qualquer veleidade a quem os perseguia, conseguindo desta forma mais um resultado positivo nesta temporada.

No 4º posto e depois de uma animada luta que lhe foi favorável ficou Ricardo Marques, como habitualmente navegado pelo famalicense Paulo Marques. Aos comandos do Citroën C2 R2 Max, Marques superiorizou-se a Manuel Senra, mais interessado em dar espectáculo com o Peugeot 306 Maxi, levando a melhor entre as 2 rodas motrizes.

O espanhol foi então o 5º classificado, trazendo até aos adeptos nacionais um carro que deixou saudades, na frente de Eduardo Monteiro, que regressou aos ralis com um Opel Corsa S1600 e de Júlio Maia. Ainda dentro do Top-10 ficou Margarida Barbosa, uma das revelações desta prova. A piloto famalicense, oriunda do Karting, fazia aqui o primeiro rali e bem se pode dizer que a adaptação foi quase perfeita. Navegada por Laura Natividade, a jovem rubricou tempos muito bons, sempre dentro dos dez mais rápidos, chegando mesmo a ser 7ª no derradeiro troço. Espera-se agora que Margarida Barbosa siga os passos do irmão Miguel, sendo uma presença mais assídua, estando mesmo a tentar colocar de pé um projecto para 2012.

Pouca sorte teve uma outra dupla de Famalicão, nomeadamente Pedro Rodrigues e Mariana Neves de Carvalho, que desta feita trocou o volante pelo caderno das notas. O piloto famalicense voltou às provas pontualmente, mas o Subaru Impreza WRX não colaborou, pois uma avaria na caixa de velocidades deixou-o fora de prova. Mas o rali já não estava a correr bem à equipa famalicense, pois um pião no troço inaugural e uma inesperada abertura de capot na especial seguinte tinha-os colocado numa posição muito atrasada.

Classificação Final (Regional Norte)
1º Fernando Silva/Juan Nieves (BMW M3) - 18m44,1s
2º José Pedro Silva/Fernando Peres (Mitsubishi Lancer VII), a 2,8s
3º Miguel Carvalho/Miguel Cruz (Citroën Saxo), a 18,7s
4º Paulo Silva/Sofia Mouta (BMW 325i), a 36,3s
5º Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer IV), a 47,7s
6º Sérgio Oliveira/José Vieira (Citroën AX), a 52,6s
7º José Castrillon/Juan Lopez (Ford Escort RS), a 1m16,9s
8º Luis Izquierdo/António Garcia (Peugeot 106 XSI), a 1m22,8s
9º António Oliveira/Alberto Silva (Peugeot 205 GTI), a 1m29,9s
10º Enrique Salgueiro/Santiago Pais (Fiat Punto HGT), a 1m31m9s
11º Pedro Carneiro/Hugo Pinheiro (Renault 11), a 1m50,8s
12º Pedro Reis/Guilherme Pereira (Datsun Coupé Turbo), a 1m52,0s
(...)

Classificação Final (Prova Extra)
1º Sergio Vallejo/Alvaro Louro (Porsche 911 GT3) - 17m19,5s
2º Alvaro Muñiz/Alvaro Louro (Lotus Exige GT-R), a 25,5s
Miguel Barbosa/Rui Raimundo (Mitsubishi Lancer IX), a 55,5s
4º Ricardo Marques/Paulo Marques (Citroën C2 R2 Max), a 1m12,4s
5º Manuel Senra/António Vieira (Peugeot 306 Maxi), a 1m18,3s
6º Eduardo Monteiro/Pedro Rio (Opel Corsa S1600), a 1m26,3s
7º Júlio Maia/Alexandre Rodrigues (Peugeot 206 S1600), a 1m28,0s
8º Hugo Negrais/Tiago Vilela (Renault Clio Sport), a 1m49,0s
Margarida Barbosa/Laura Natividade (Citroën C2 R2 Max), a 1m52,0s
10º Manuel Ferreira/Ricardo Faria (Fiat Punto S1600), a 2m02,6s
(...)
NC - Pedro Rodrigues/Mariana N. Carvalho (Subaru Impreza WRX) - Avaria na PEC 3

Fotos: Ralis Online e RallyMania

Sem comentários: