22 setembro 2009

Bruno Magalhães dominou por completo e Miguel Campos voltou ao seu nível

De facto, domínio é mesmo a palavra adequada para descrever a prestação da dupla Bruno Magalhães/Carlos Magalhães neste Rali Centro de Portugal, pois lideraram de início ao fim da prova e regressaram ao comando do campeonato. Entre os famalicenses, natural destaque para o regresso de Miguel Campos ao Nacional de Ralis... e que regresso!

Mesmo com a chuva a aparecer no 1º dia, o público compareceu em grande número até porque a lista de inscritos e candidatos a isso convidava, mas assistiu-se a (mais uma) grande prestação do campeão em título, Bruno Magalhães. O piloto do Peugeot 207 S2000 entrou muito forte e terminou o dia de 6ª feira no comando, já com mais de meio minuto de vantagem sobre Armindo Araújo, que estreava o Mitsubishi Lancer X. Ao longo do 2º dia, Magalhães adoptou uma táctica de gestão, mas sempre com um ritmo verdadeiramente forte e imparável, não sendo o mais rápido apenas numa especial, o que demonstra uma vez mais ser o homem a bater no que toca a ralis nacionais.

Um dos pilotos mais aplaudidos e incentivados ao longo dos dois dias foi Armindo Araújo, que correspondeu com um excelente 2º lugar final, embora não pontuando para o campeonato. O piloto de Santo Tirso foi afinando a nova viatura a seu gosto ao longo do rali e nunca teve ninguém a ameaçar a sua posição no lugar intermédio do pódio, nem mesmo um furo na fase inicial da prova. Destaque ainda para o facto de Armindo Araújo ter impedido o domínio pleno de Bruno Magalhães, depois de ter vencido uma das classificativas.

A encerrar o pódio e autor de uma prova magnífica, Fernando Peres garantiu a pontuação máxima em termos de Agrupamento de Produção. Ainda no primeiro dia, o piloto do Mitsubishi Lancer IX amealhou segundos preciosos, para no dia seguinte gerir da melhor forma a vantagem sobre Adruzilo Lopes, seu principal adversário.

Adruzilo Lopes, acompanhado pelo famalicense José Janela, nunca baixou os braços depois de uma primeira etapa menos conseguida. Os esforços da dupla do Subaru foram inglórios ao longo de todo o dia de Sábado que ficou a 10 segundos do pódio, ainda assim saltaram para a liderança do Agrupamento de Produção, quando faltam apenas dois ralis para o terminar do campeonato.

Uns furos abaixo do esperado esteve Vítor Pascoal, que não foi além do 5º lugar, com o Peugeot 207 S2000. Se no primeiro dia foi uma má escolha de pneus que relegou o amarantino para o 6º lugar, já no Sábado um peão claudicou em definitivo as esperanças de uma melhor posição e apenas o atraso de Ricardo Teodósio permitiu subir um pouco na tabela. Com isto, Pascoal vê-se igualmente relegado do comando do campeonato, caíndo para 2º e com uma desvantagem de 1 ponto face a Bruno Magalhães.

Em grande nível esteve Miguel Campos, que venceu categoricamente o CPR 2L/2RM, naquele que foi o seu regresso ao Campeonato de Portugal de Ralis. Não acusando em nada o peso da estreia ao volante do Renault Clio R3, nem tão pouco ao novo navegador, Aloísio Monteiro, o famalicense desde logo impôs o andamento neste campeonato, terminando o primeiro dia no 8º lugar absoluto, mas já com 34 segundos sobre o 2º classificado do CPR2. No dia de Sábado, Campos chegou a rodar no pódio absoluto e foi uma dor de cabeça para Vítor Pascoal na luta pelo 5º lugar final, perdendo algum tempo nas duas últimas especiais, concluíndo portanto o rali no 6º posto a cerca de 18 segundos do piloto do Peugeot. Quanto ao CPR2, a vitória foi contundente, com quase 2 minutos de avanço sobre Carlos Matos, terminando assim com as vitórias sucessivas de Paulo Antunes, que desistiu por despiste no 2º dia.

Carlos Matos foi 2º classificado entre as 2 Rodas Motrizes, como habitualmente navegado pelo famalicense Vasco Ferreira e aos comandos do Renault Clio S1600. Depois de algumas dificuldades nas especiais nocturnas de 6ª feira, que terminaram somente no 5º posto do CPR2 e em 12º a nível absoluto, já no Sábado as coisas correram bem melhores para a dupla. Com uma luta intensa entre Matos, Barros Leite e Inácio, a sorte saiu ao piloto do Clio S1600 que suplantou em definitivo os seus adversários já perto do final e segurou o 2º lugar no CPR2 e ainda o 9º lugar absoluto, atrás de Pedro Leal que aqui trocou o Fiat Stilo Multijet por um Mitsubishi Lancer X.

Às portas do pódio do CPR2 ficou Manuel Inácio, com o co-piloto famalicense Jorge Carvalho. Os colegas de equipa de Miguel Campos foram sempre dos mais rápidos entre as 2 rodas motrizes, prova disso é o 2º lugar com que terminaram a primeira etapa, apesar da pressão constante dos adversários. Ao longo do dia de Sábado, a luta manteve-se e Inácio apenas perdeu o 2º posto quando sofreu um furo no Renault Clio R3 e caiu para o 4º posto, atrás de Barros Leite e de lá nunca mais conseguiu sair, apesar de ter dado o tudo por tudo nas derradeiras classificativas.

Depois de um início de época fulgorante, mas neste rali um pouco aquém do esperado esteve a dupla famalicense Pedro Rodrigues/Daniel Araújo que não conseguiram melhor do que o 14º lugar final e o 6º entre o Agrupamento de Produção. O piloto do Subaru Impreza WRX não teve um início de rali fácil, efectuando um pião logo na primeira especial e a partir daí adoptou um andamento mais cauteloso, terminando o 1º dia já distante dos adversários no Grupo N. No 2º dia, as coisas não foram muito diferentes e Pedro Rodrigues rodou sempre na cauda deste agrupamento e a alguma distância dos seus concorrentes directos. Depois de ter entrado no rali com a liderança da Produção nas mãos, o famalicense caiu para o 2º posto e vê a tarefa de conquistar o título ficar mais complicada.

Nota de referência para os abandonos dos GT's, com José Pedro Fontes a terminar logo na PEC 2 com uma saída de estrada que deixou o Aston Martin preso na areia e com Mex Machado dos Santos a chegar ainda ao 2º dia, quando dois furos no Porsche 911 GT3 levaram ao abandono quando era 10º clasificado.

Classificação Final
1º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Peugeot 207 S2000) - 1h02m50,9s
2º Armindo Araújo/Miguel Ramalho (Mitsubishi Lancer X) - a 53,5s
3º Fernando Peres/José Pedro Silva (Mitsubishi Lancer IX) - a 2m07,5s
4º Adruzilo Lopes/José Janela (Subaru Impreza WRX) - a 2m17,8s
5º Vítor Pascoal/Mário Castro (Peugeot 207 S2000) - a 2m38,3s
Miguel Campos/Aloísio Monteiro (Renault Clio R3) - a 2m56,8s
7º Ricardo Teodósio/Pedro Conde (Mitsubishi Lancer IX) - a 3m01,6s
8º Pedro Leal/Redwan Cassamo (Mitsubishi Lancer X) - a 3m41,9s
9º Carlos Matos/Vasco Ferreira (Renault Clio S1600) - a 4m54,1s
10º Barros Leite/Luís Ramalho (Seat Leon TDI) - a 5m07,9s
11º Manuel Inácio/Jorge Carvalho (Renault Clio R3) - a 5m15,7s
(...)
14º Pedro Rodrigues/Daniel Araújo (Subaru Impreza WRX) - a 7m27,7s

Clasificação CPR/Pilotos
1º Bruno Magalhães (55 pts)
2º Vítor Pascoal (54 pts)
3º Fernando Peres (36 pts)
4º Adruzilo Lopes (33 pts)
5º Ricardo Teodósio (30 pts)
Pedro Rodrigues (26 pts)
(...)
15º Miguel Campos (3 pts)

Classificação CPR/Navegadores
1º Carlos Magalhães (55 pts)
2º Mário Castro (54 pts)
3º José P. Silva (36 pts)
José Janela (33 pts)
(...)
Daniel Araújo (26 pts)
Jorge Carvalho (9 pts)
16º Vasco Ferreira (5 pts)

Classificação Produção
1º Adruzilo Lopes/José Janela (138 pts)
Pedro Rodrigues/Daniel Araújo (133 pts)
3º Ricardo Teodósio/Pedro Conde (126 pts)

Classificação CPR2/Pilotos
1º Paulo Antunes (30 pts)
2º Carlos Matos (28 pts)
3º Manuel Inácio (20 pts)
(...)
Miguel Campos (10 pts)

Classificação CPR2/Navegadores
1º Hugo Magalhães (30 pts)
Vasco Ferreira (28 pts)
(...)
Jorge Carvalho (12 pts)

O Rali de Mortágua é a próxima prova do Campeonato de Portugal de Ralis, disputando-se a 17 e 18 de Outubro.

Fotos: Ralis.Online/MondegoSport, Autosport e Via Racing

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