18 setembro 2009

Ricardo perto da vitória e Mariana desiste na frente do Júnior

No Rali de Murça, que se realizou no passado fim-de-semana, Ricardo Costa venceu a prova reservada ao Campeonato Regional de Ralis do Douro, somando ainda a segunda posição na geral, enquanto Mariana Neves de Carvalho não foi feliz na visita a trás-os-montes, desistindo da prova na altura que liderava a competição do Campeonato Júnior de Ralis.

Com pisos extremamente duros, e ao volante do habitual Mitsubishi Evo VI, a dupla Costa e Almeida entraram na prova com o pé direito e venceram as três primeiras especiais de classificação, chegando ao final da primeira secção do rali com 15 segundos de vantagem sobre o segundo classificado. A quarta especial de classificação muda o rumo do rali. Ricardo Costa tem uma ligeira saída de estrada que o deixa perdido no seu próprio pó, perdendo também a liderança do rali.

Após esta saída a caixa do filtro de ar do Mitsubishi fica também coberta de pó, tirando potencia ao carro dos três diamantes. A dupla da Macominho Sport ainda tenta solucionar o problema, mas foi um esforço inglório e Ricardo Costa teve que mudar a táctica do rali pensando apenas nos pontos que poderia amealhar em Murça, para cumprir o seu objectivo no campeonato. "Sinto-me um pouco triste pois tínhamos tudo para vencer esta prova. Mas o imenso pó e piso duro que se verificava nas classificativas, acabou por ser o nosso principal adversário. O carro começou a perder potencia devido ao pó que entupia o filtro de ar, e nós tivemos que moderar o andamento para alcançarmos o nosso objectivo, que era o de terminar no pódio", confessou Ricardo Costa que disse ainda, "embora não estejamos a disputar o Regional Douro, alcançamos a vitória nesta competição, o que apesar de todos os contratempos da prova nos deixa satisfeitos e com a moral em alta para conquistarmos os objectivos da temporada que é terminar nos lugares do pódio". Costa e Almeida subiram agora ao quarto lugar absoluto, estando a sete pontos de entrar nos três mais do campeonato.

Mariana Neves de Carvalho e Filipe Martins também entraram nesta jornada com o pé direito, ao averbarem o segundo melhor tempo da classificação Júnior no final da primeira classificativa. Na segunda Pec, a piloto do Suzuki Ignis assume mesmo a liderança da prova, ao beneficiar da desistência do líder do campeonato André Pimenta. Ainda assim há que registar os excelentes cronos que a dupla de Famalicão vinha a realizar, e ao final da primeira secção Mariana e Martins eram 24º da classificação geral quando ainda estavam em prova trinta e quatro pilotos.

Com a vitória ali tão perto, a ordem da equipa foi para que Mariana controlasse o andamento e terminasse a prova. Mas dado a dureza dos pisos que mais pareciam pistas de todo o terreno onde até o "feche-feche" marcou presença, na quinta especial de classificação a ponteira da direcção do Suzuki partiu e a dupla da Macominho Sport acaba fora de estrada. "Tudo aconteceu numa recta e quando já vinha-mos a controlar o rali, o carro foge para a berma e dali a sair de estrada foi um ápice. Ainda tentamos prosseguir mas verificamos que não tínhamos direcção", confessou Mariana Neves de Carvalho. Uma desistência inglória, pois faltavam cerca de quatro kms para o final da classificativa, e a última especial foi anulada devido a um incêndio. "Apesar da desistência saio de Murça com o dever cumprido, pois da forma em que se encontravam os troços, chegar até ali já foi um bom resultado. É obvio que me sinto um pouco triste, pois esta poderia ter sido a minha primeira vitória o que me colocaria em segundo no campeonato, mas sorte nesta prova não quis nada comigo", rematou a piloto. Após esta prova Mariana Neves de Carvalho e Filipe Martins continuam na terceira posição do Campeonato Júnior de Ralis.

O campeonato Open de Ralis prossegue dentro de três semanas com a realização do Rali de Loulé.

Sem comentários: