18 setembro 2009

Nada pára Pedro Peres. Famalicenses em excelente plano

Nem mesmo o facto de ter mudado de viatura, deixando o habitual Ford Escort RS Cosworth na garagem para passar para o "carro da moda" no Open - o Mitsubishi Lancer -, fez com que Pedro Peres perdesse o rumo das vitórias. Ainda assim, teve bastante réplica do famalicense Ricardo Costa.

Com uma entrada ao ataque e mostrando que a vitória era o objectivo, a dupla de Famalicão, Ricardo Costa/Nuno Almeida foi amealhando segundos atrás de segundos face a Pedro Peres, que permitia terminar a primeira ronda pelas poeirentas classificativas transmontanas na frente do rali. Porém, nas segundas passagens um problema mecânico afectou o rendimento do motor do Mitsubishi da equipa famalicense, que entregava assim mais uma vitória ao bicampeão Pedro Peres, que fica a um pequeno passo de alcançar novo título.

A encerrar o pódio terminou outra dupla famalicense, João Ruivo e Alberto Silva, numa prova em que dominaram por completo a categoria das 2 rodas motrizes e ainda intrometendo-se na luta com alguns pilotos munidos de carros 4x4, com o seu Fiat Stilo Multijet. Parece quebrada a malapata que seguiu João Ruivo nos dois últimos ralis, pelo que a luta pelo ceptro das 2 rodas motrizes está relançada.

Ceptro esse que terá, igualmente, na luta Nuno Pina/Guilherme Pereira, que terminaram em 4º lugar, vencendo uma vez mais o Desafio Modelstand, na frente de Daniel Ribeiro e Pedro Ortigão. A dupla famalicense continua a obter excelentes resultados em virtude da menor competitividade do Peugeot 206 GTI face às viaturas da concorrência.

Autores de uma excelente prova, chegando a rodar várias vezes nos lugares da frente, Pedro Silva/Vítor Martins foram igualmente vítimas de problemas de rendimento no motor do Mitsubishi Carisma GT. Com os problemas a surgirem numa fase ainda muito distante da assistência permitida, Pedro Silva foi afundando-se na tabela classificativa, mas mostrou que é preciso contar com ele nos ralis até ao final da temporada.

Presente em Murça esteve o navegador famalicense Paulo Marques, com Luís Bastos num BMW M3. Apostados em somar pontos para o Regional Douro, a dupla abdicou do espectáculo que habitualmente proporcionam e somaram o 5º posto desse campeonato, o 11º em termos absolutos.

Menos sorte teve Mariana Neves de Carvalho, acompanhada por Filipe Martins. Numa altura em que seguiam na frente do Júnior e se limitavam a gerir o seu andamento, a direcção do pequeno Suzuki Ignis partiu e nada mais havia a fazer para a equipa famalicense senão abandonar. Mariana somou assim o primeiro abandono da temporada, num rali em que enfrentou grandes dificuldades por partir muito atrás. Quem também foi obrigado a desistir foi Vasco Ferreira, famalicense que navegou Sérgio Arteiro, com problemas mecânicos no Peugeot 206 GTI.

Quanto aos abandonos, destaque para Luís Mota (transmissão), Armindo Neves (furo) e Joaquim Santos (diferencial), que enquanto estiveram em prova, rodaram sempre na luta pelos lugares cimeiros. Nota ainda para a anulação da derradeira especial, em virtude de um incêndio que deflagrou junto ao traçado.

Classificação Final
1º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Mitsubishi Carisma GT) - 44m27,0s
Ricardo Costa/Nuno Almeida (Mitsubishi Carisma GT) - a 27,9s
João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet) - a 3m17,6s
Nuno Pina/Guilherme Pereira (Peugeot 206 GTI) - a 4m14,3s
5º Paulo Barata/António Santos (Mitsubishi Lancer VI) - a 4m33,2s
6º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães (Peugeot 206 GTI) - a 4m47,3s
7º Gil Antunes/Daniel Amaral (Opel Astra GSI) - a 4m47,4s
8º Pedro Ortigão/Mário Castro (Peugeot 206 GTI) - a 5m49,8s
9º Rui Morais/Rui Teixeira (VW Golf VR6) - a 6m09,2s
10º Jorge Leite/Estefânio Pinto (Nissan Sunny) - a 7m33,3s
11º Luís Bastos/Paulo Marques (BMW M3) - a 7m37,0s
(...)
13º Pedro Silva/Vítor Martins (Mitsubishi Carisma GT) - a 8m50,8s

Classificação Open de Ralis (7/10)
1º Pedro Peres (157 pts)
Nuno Pina (101 pts)
João Ruivo (88 pts)
Ricardo Costa (77 pts)
5º Luís Mota (62 pts)
(...)
Frederico Ferreira (58 pts)
(...)
20º Pedro Silva (20 pts)

Fotos: RS Photorally e RallyMania

Sem comentários: