27 outubro 2010

Open segue para as conturbadas Terras do Basto

O Rali Terras do Basto é a próxima etapa do Campeonato Open de Ralis, uma prova que ainda não foi para a estrada mas já está envolvida na indefinição, com o percurso a ser alterado à última hora. Ainda assim , o Clube Automóvel de Santo Tirso conseguiu reunir uma vasta lista de inscritos, tendo em conta que está tudo decidido em termos de campeonato.

Inicialmente com 4 especiais definidas, uma montaria ao javali fez com que a organização fosse obrigada, na semana passada, a cancelar as duas passagens pelos 10 km de Ermelo, passando a classificativa de Mondim de Basto a ser disputada por 3 vezes no dia de Domingo. Mas a secção delineada para Sábado também sofreu alterações já esta semana, pois mais uma especial cancelada, desta feita em virtude da Câmara Municipal de Fafe não autorizar o rali a passar no concelho. Perante novo revés, o CAST optou pela inclusão de um pequeno troço com cerca de 3 km.

Alheios (ou não) a todas estas manobras, os pilotos concentram-se já para darem o melhor de si, sejam quais forem os troços. Numa lista encabeçada pelo já virtual campeão Manuel Coutinho, que tem aqui a primeira "homenagem" após a sua coroação em Vilamoura, há que contar ainda com Luís Mota, que por certo procura nova vitória esta temporada, ou Daniel Nunes, que anda em maré de azar e tem nova oportunidade de discutir os lugares cimeiros, quem sabe o seu primeiro triunfo. Pela primeira vez no Open, Pedro Leal tem fortes argumentos e será um dos favoritos, certamente. Já nas 2 Rodas Motrizes, Daniel Ribeiro pode agora preocupar-se exclusi
vamente nesta luta, depois de garantido o título no Desafio Modelstand, gerindo uma vantagem de 4 pontos face a Gil Antunes.

Os famalicenses acederam positivamente à chamada para o Rali Terras do Basto:

9 - António Rodrigues/Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI) - Depois da vitória em Vilamoura, o navegador de Famalicão ainda procura chegar ao 3º lugar na competição monomarca e novo triunfo não será de estranhar. Num ano que não têm tido muita sorte pelo seu lado, somando dois abandonos, surge aqui nova oportunidade para esta dupla voltar a brilhar.

12 - Luís Bastos/Paulo Marques (Citroën C2) - Com tudo em aberto no que diz respeito ao Júnior, onde é 4º classificado, a vitória em Gondomar moralizou a dupla. Após um ano que começou da melhor forma, alguns contratempos atiraram o jovem piloto e o navegador famalicense para fora da luta, contudo nada está perdido, com a distância face ao 2º colocado a cifrar-se em 9 pontos.

20 - Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Peugeot 206 GTI) - A dupla da Macominho Sport não tem tido um ano fácil com o carro francês, com vários problemas a atormentarem os seus ralis e a impedirem melhores resultados. Sem nada a perder, Terras do Basto pode trazer um bom resultado à equipa famalicense, no que toca às contas do campeonato Junior.

44 - Diogo Gago/Jorge Carvalho (Seat Marbella) - O jovem algarvio, como habitualmente navegado pelo famalicense Jorge Carvalho, tem aqui a última prova do Troféu Fastbravo. O 7º lugar que ocupam não espelha as suas prestações, pois já rodaram nos lugares do pódio e é aí que quererão regressar neste rali.

49 - Rui Barbosa/Justino Reis (Toyota Yaris) - Após uma primeira aparição em Gondomar, a dupla volta a juntar-se para nova aventura ao volante do pequeno carro japonês. O co-piloto famalicense volta a ser a aposta, dispondo a sua maior experiência nos ralis para encurtar a adaptação do piloto à competição.

57 - Pedro Carneiro/Hugo Pinheiro (Renault 11) - Nova aparição da dupla famalicense, que já participara no rali caseiro. Ainda a darem os primeiros passos nos ralis, esta presença no Open de Ralis serve para ganhar ritmo competitivo e experiência para futuras participações.

Siga o link que está na barra lateral para ter acesso à lista de inscritos completa, aos mapas e horários do Rali Terras do Basto, que se tem a primeira especial marcada para as 15h08 de Sábado, terminando no dia seguinte pelas 16h38, em Mondim de Basto.

Sem comentários: