27 outubro 2010

Portalegre decide título no TT

Considerada por muitos a prova mais mítica do calendário do Campeonato de Portugal de Todo-Terreno, a Baja TT Portalegre sai para a estrada na próxima 6ª feira, terminando no dia seguinte após cerca de meio milhar de quilómetros efectuados contra o cronómetro. Com o título absoluto em jogo, Filipe Campos surge como favorito, com Paulo Marques e José Janela também presentes, com outros objectivos logicamente.

Após um campeonato recheado de momentos quentes fora dos sectores selectivos, o Campeonato de Portugal TT chega à derradeira prova e com quatro candidatos ao título, com Filipe Campos a ser o maior favorito, não fosse ele o campeão em título, o líder do campeonato e ainda o vencedor em Portalegre no ano passado. A 4 pontos de distância está José Dinis Lucas, que vem de um ano muito regular e coroado já com uma pontuação máxima, enquanto mais longe estão Miguel Barbosa e Bernardo Moniz da Maia. Nos restantes agrupamentos, tudo já decidido, excepção ao Desafio Elf/Mazda, onde João Pais, que nesta prova surge navegado por José Janela, a poder sagrar-se vencedor, caso triunfe e o seu adversário Bruno Oliveira não pontue. A dupla da Mazda BT-50 surge com o nº 320.

De salientar ainda o regresso de Paulo Marques às provas do campeonato, ele que é já uma presença habitual na prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal. Ao lado do piloto famalicense surge João Parreira, com quem dividirá os comandos do Mitsubishi Pajero com o nº 328 nas portas.

Para além do CPTT, Portalegre acolhe ainda a Taça Fia de Bajas, que tem aqui uma crucial etapa na definição do campeao, juntando pilotos como Boris Gadasin, líder da tabela classificativa, Krystof Holowcyzc ou Bogdan Novitskiy. Numa lista de fazer inveja a muitas provas da especialidade disputadas pelo mundo fora, a Baja TT Portalegre tem um total de 225 inscritos, pois para além dos 80 concorrentes Auto, há ainda 26 concorrentes UTV/Buggy e a prova extra-campeonato de Motos e Quads reúne 82 e 67 participantes, respectivamente.

Na 6ª feira disputa-se a tradicional Super Especial, primeiro para as Motos, Quads e Buggy (11h00), com os automóveis a partirem às 14h15. Para Sábado está reservado um único SS de 400 km para Motos, Quads e Buggy (9h30) e dois SS para os automóveis, com 160km (8h00) e 240 km (12h50), respectivamente.

Sem comentários: