22 fevereiro 2012

Peres passeou e cantou de galo

Sem qualquer equívoco, Fernando Peres venceu mais uma prova do Open de Ralis, saíndo de Barcelos com confortável vantagem no campeonato. Num rali muito longo, com inúmeros tempos mortos, nota positiva para várias equipas famalicenses que estiveram em foco.

Fernando Peres entrou ao ataque e instalou-se bem cedo na liderança, ficando cada vez mais à vontade à medida que a prova se ia desenrolando. Aos tempos mais rápidos do piloto do Mitsubishi Lancer VII juntavam-se os abandonos do mais directos perseguidores. Entre esses adversários, destaque para Alberto Cabral que de despistou na derradeira PEC da manhã, obrigando mesmo à sua neutralização. Essa mesma neutralização atribuiu um tempo irreal a Mário Barbosa, que o atirou para o 10º lugar, tendo depois o piloto do Citroën Saxo Kit Car abandonado, em virtude de problemas mecânicos. Já na parte da tarde, Daniel Nunes desistiu devido à quebra da transmissão no seu Mitsubishi Lancer VI e João Barros via o motor do seu Citroën Saxo Kit Car partir, ficando igualmente fora de prova.

Assim, Peres era líder incontestado e geria a seu belo prazer o seu ritmo. Com os abandonos dos vários pilotos já referidos, era Luís Mota quem surgia no 2º lugar, ainda que a mais de um minuto do vencedor. Para o piloto do Mitsubishi Lancer IV, o bom andamento demonstrado não foi suficiente para colocar Peres sobre pressão, contentando-se com o lugar intermédio do pódio e ainda a vitória no Regional Norte.

Com algumas dificuldades físicas, Diogo Salvi levou o Mitsubishi Lancer VII ao 3º posto. No entanto, nem tudo foi fácil, pois o motor do carro nipónico começou a dar problemas na fase final do rali, levando o piloto a levantar o pé para chegar ao final. Ainda assim, um bom resultado e que dará moral ao piloto para encarar as próximas provas.

Continuando a dar espectáculo e juntando a isso muita rapidez, Eduardo Veiga foi o 4º classificado e voltou a brilhar com o Ford Escort RS. Navegado pelo famalicense Justino Reis, Veiga rodou sempre no lote dos mais rápidos, logo atrás do principais carros de tracção integral. A prova desta dupla fica ainda marcada por um toque num muro que provocou nova neutralização do rali, pois dois espectadores, com o susto, caíram e ficaram feridos, obrigando à entrada de bombeiros para os socorrer.

Fechando o lote dos cinco mais rápidos, Diogo Gago e o famalicense Jorge Carvalho tiveram uma prova excelente. Venceram o Desafio Modelstand e ainda entre os concorrentes Júnior, afirmando-se como uma dupla a ter em conta ao longo do ano. O jovem piloto teve uma animada luta com João Ruivo, mas o famalicense atrasou-se devido a uma penalização e deixou o seu adversário bem mais à vontade. Gil Antunes preferiu segurar o 2º lugar entre o troféu em vez de correr riscos num ataque à vitória, já depois de ter sofrido problemas de embraiagem no Peugeot 206 GTI, contentando-se ainda com o 6º lugar final.

André Pimenta levou o Datsun Turbo Coupé ao 7º lugar, na frente de Sérgio Vaz, que encerrou o pódio no Desafio Modelstand. João Ruivo e João Peixoto foram os 9ºs, depois da já referida penalização de 70 segundos. A dupla famalicense teve um problema mecânico numa ligação e soluccionando-o da melhor forma possível, mas controlaram fora de horas e daí a penalização. Fora isso, estiveram sempre na luta do Desafio Modelstand e chegaram a rodar no 4º posto da geral, mas o atraso era irremediável e com isso não foram além da 4ª posição entre os Peugeot 206 GTI. A encerrar o Top-10, ficou o espectacular Paulo Silva, como sempre em BMW 325i.

Logo atrás, classificou-se outra dupla famalicense, nomeadamente Sérgio Aguiar/Paulo Figueiredo. Um resultado que surpreendeu o próprio piloto, mas que se explica com as neutralizações que o rali teve. As regras mudaram e agora os tempos de referência são atribuídos por categoria, e assim sendo, a Aguiar foi lhe atribuído o tempo de Diogo Salvi e depois, na seguinte neutralização, de Luís Mota. Com isso, o famalicense subiu imenso na tabela, até ao 11º lugar, após uma prova em que ainda esteve em plano positivo.

Também queixosos das neutralizações estiveram Pedro Fins e o famalicense Sérgio Rocha. No regresso aos ralis desta dupla, se na parte da manha ainda mostraram andamento para figurar nos lugares cimeiros do Desafio Modelstand, com os tempos que lhes foram atribuídos as suas aspirações caíram por terra. O 13º lugar final e 5º na competição monomarca foram um mal menor, num rali em que aproveitaram para ir conhecendo o Peugeot 206 GTI.

Luís Bastos, como habitualmente navegado pelo famalicense Paulo Marques, foi o 15º classificado, centrando-se no principal objectivo que era o de somar pontos no Júnior. Já aos comandos do Citroën C2 R2, a sua competitividade subiu a olhos vistos e foi 2º entre os Júnior, no entanto ainda longe de discutir a vitória com Diogo Gago.

Encerrando o Top-20, Nuno Pombo e o famalicense Guilherme Pereira estiveram também em plano positivo. Também eles não efectuaram duas classificativas em virtude da neutralização, mostrando nas outras estarem bem mais adaptados ao Fiat 500 Abarth.
André Oliveira e Filipe Martins saíram de Barcelos, certamente, bastante satisfeitos. O jovem famalicense evidenciou um bom ritmo e, mesmo continuando a aprendizagem ao Peugeot 106 GTI, já procura obter resultados. Assim foi, com o 3º posto entre o Júnior a ser uma bela forma de coroar a sua prova, para além de terminar na 22ª posição.

Vencendo entre as Senhoras, Mariana Neves de Carvalho teve uma prova distinta. Se na parte matinal imprimiu um ritmo mais cauteloso, já na fase final arriscou um pouco e subiu na tabela classificativa. Somando os primeiros pontos na competição e que lhe darão moral para os confrontos seguintes. No final, a jovem famalicense foi 27ª classificada.

Feita a análise ao Rali de Barcelos, as críticas continuam a ser as mesmas. Rali a começar muito cedo e a acabar muito tarde, para além de longos tempos de paragem; uma lista de inscritos mal elaborada, com pilotos rápidos a partirem muito atrás; pouco tempo em ritmo competitivo, só para resumir as mais ouvidas.

Classificação Final
1º Fernando Peres/José Pedro Silva (Mitsubishi Lancer VII) - 36m59,7s
2º Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer IV), a 1m24,5s
3º Diogo Salvi/Filipe Carvalho (Mitsubishi Lancer VII), a 1m58,9s
4º Eduardo Veiga/Justino Reis (Ford Escort RS), a 2m27,5s
5º Diogo Gago/Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI), a 2m34,7s
6º Gil Antunes/Carlos Ramiro (Peugeot 206 GTI), a 3m07,8s
7º André Pimenta/Miguel Cruz (Datsun Turbo Coupé), a 3m19,7s
8º Sérgio Vaz/Ilberino Santos (Peugeot 206 GTI), a 3m34,5s
João Ruivo/João Peixoto (Peugeot 206 GTI), a 3m46,1s
10º Paulo Silva/Sofia Mouta (BMW 325i), a 3m47,7s
11º Sérgio Aguiar/Paulo Figueiredo (BMW 325ix), a 3m54,6s
(...)
13º Pedro Fins/Sérgio Rocha (Peugeot 206 GTI), a 4m09,1s
(...)
15º Luís Bastos/Paulo Marques (Citroën C2 R2), a 4m15,2s
(...)
20º Nuno Pombo/Guilherme Pereira (Fiat Abarth 500), a 5m03,6s
(...)
22º André Oliveira/Filipe Martins (Peugeot 106 GTI), a 5m23,2s
(...)
27º Mariana N. Carvalho/Alexandra Santos (Peugeot 206 GTI), a 6m43,6s

O Open de Ralis segue agora para Castelo Branco, com o rali a cargo da Escuderia Castelo Branco a ter lugar a 9 e 10 de Março.

Fotos: Ralis Online

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