15 julho 2009

Boavista reviveu outras épocas

O segundo fim de semana de corridas na Boavista foi recheado de saudosismo, com máquinas de outras gerações a fazerem roncar os seus motores no traçado citadino da cidade do Porto. Entre os muitos pilotos presentes no GP Histórico da Boavista, foram alguns os famalicenses que não faltaram à chamada.

Na Taça de Portugal de Circuitos/Clássicos, Luís Barros foi um digno representante das cores de Famalicão, continuando a sua adaptação ao Ford Escort RS com que já alinhara no Autódromo do Estoril. Contudo o piloto que corre com as cores da AMOB não foi feliz e viu-se obrigado a desistir nas duas corridas que compunham o programa, devido a problemas mecânicos, nomeadamente no alternador do Ford, depois de discutir um lugar nos cinco mais rápidos. As vitórias foram repartidas entre Miguel Paes do Amaral e Carlos Barbot, ambos em Lola T70, com Joaquim Jorge a repetir o 3º posto em ambas as corridas.

No Desafio FEUP 1, reservado aos Fiat Uno 45, quem mais se destacou foi José Janela, que obteve um excelente 6º lugar na 1ª Manga, depois de partir de 8º, para depois ver o seu colega de equipa Manuel Seabra sofrer um toque na partida da 2ª Manga, que o fez descer muito na tabela classificativa, não indo além do 20º posto. Quem não teve a sorte pelo seu lado foi Luís Campos que na primeira corrida esteve a um passo de terminar no pódio, depois de ter chegado ao 2º lugar ainda na fase inicial, contudo já perto do terminar da prova um toque numa chicane originou um aparatoso capotanço. Foi um abandono inglório para o piloto famalicense, que se estreava praticamente nesta competição, depois de igual desfecho nos treinos da primeira prova.

Classificação Desafio FEUP 1 - 1ª Manga
1º José Costa - 8 voltas em 26m46,370s
2º José Ferreira - a 1,052s
3º Filipe Fontes - a 2,559s
José Janela - a 7,215s

Classificação Desafio FEUP 1 - 2ª Manga
1º Henrique Silva - 8 voltas em 26m33,203s
2º José Francisco - a 4,252s
3º Domingos Castro - a 5,590s

Nos "primos" mais velhos, os Fiat Punto 85 do Desafio FEUP 2, as hostes famalicenses tiveram sortes bastantes distintas. António Areal foi o mais feliz, obtendo o 4º lugar na 1ª Corrida, apesar de um ligeiro toque. Já o seu colega de equipa, Alexandre Pereira, não teve a sorte pelo seu lado naquela que era a sua primeira prova, abandonando depois de um encontro com os rails que limitavam a pista. Também presente esteve Luís Barros que foi mais feliz do que nos Clássicos, obtendo um 7º lugar na 2ª Manga, ele que partilhava o carro com Rui Alves. Menos sorte ainda tiveram Avelino Reis que abandonou na 2ª Manga, depois do colega de equipa Luís Silva ter sido 15º na 1ª Manga, enquanto José Carvalho nem sequer alinhou na 2ª Manga, tal como o seu companheiro de equipa Vítor Lopes não participou na 1ª, em virtude de problemas de motor no carro italiano.

Classificação Desafio FEUP 2 - 1ª Manga
1º Mário P. Borges, 9 voltas em 25m28,993s
2º José Pedro Leite, a 4,039s
3º Jorge Meireles, a 13,552s
António Areal, a 29,000s

Classificação Desafio FEUP 2 - 2ª Manga
1º Vasco Campos - 9 voltas em 2m49,701s
2º Tiago Martinho - a 0,959s
3º Miguel Monteiro - a 10,094s
Luís Barros- a 35,480s

Encerram-se assim as competições na Boavista, ficando o regresso marcado para 2011, depois de mais dois fins de semana de muita adrenalina e emoção, ficando apenas marcado pela fraca adesão dos espectadores no Grande Prémio Histórico, contudo isso será apenas uma pequena nódoa em todo este grande espectáculo.

Sem comentários: