
Desde cedo se percebeu que a luta seria a dois... pois Bernardo Sousa auto-excluiu-se da vitória com um aparatoso despiste logo no Shakedown, deixando o Ford Fiesta S2000 irreparável. Assim, candidatos assumidos apenas Miguel Campos, que tinha o handicap da falta de conhecimento do Ford e José Pedro Fontes, que ambicionava uma vitória ao volante do Porsche 911 GT3.


Na luta pelo pódio, Pedro Peres conseguiu "in extremis" chegar ao lugar mais baixo, mesmo depois de deixar o carro ter ido abaixo e de ter furado. Com uma derradeira especial ao ataque, Peres ultrapassou de uma assentada Pascoal e Moura, alcançando um resultado digno das prestações que vinha tendo. O açoreano Ricardo Moura não conseguiu suster Peres, ficando com o 4º lugar e saboreou o facto de ter já alcançado o título no Grupo N.

No CPR2, o ritmo imposto por Adruzilo Lopes e Barros Leite foi completamente diabólico e o triunfo só ficou decidido na penúltima classificativa, quando um furo no Seat Leon atrasou Barros Leite e deixou o seu adversário isolado. No 3º lugar ficou Paulo Antunes, autor de uma excelente prova. Menos sorte teve João Ruivo, que tentou o tudo por tudo para reduzir a diferença para o pódio e até mesmo para chegar até esse objectivo, mas um toque na parte da manhã e um despiste sem consequência, onde só com ajuda do público foi possível retirar o Fiat Stilo, já na derradeira classificativa fizeram com que o famalicense se afundasse na tabela e visse Adruzilo Lopes fugir nas contas do campeonato.
Logo atrás de Ruivo terminou outro famalicense, Guilherme Pereira. A dupla formada com Marco Lazarino funcionou na perfeição e apenas um furo e um ligeiro problema no motor do Fiat Punto atormentou a prova do co-piloto de Famalicão.

Apesar de este ter sido uma excelente prova, os responsáveis máximos pelos ralis têm de estar atentos à situação vivida. A qualidade é elevada, mas as curtas listas de inscritos são um encargo para os clubes organizadores, que não vêm as suas receitas aumentarem só por um rali ter sido extremamente bem disputado.
Classificação Final
1º José Pedro Fontes/Paulo Babo (Porsche 911 GT3) - 1h03m30,9s
2º Miguel Campos/Aloísio Monteiro (Ford Fiesta S2000), a 5,8s
3º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Mitsubishi Lancer IX), a 1m30,2s -- 1º Gr. N
4º Ricardo Moura/António Costa (Mitsubishi Lancer IX), a 1m32,1s -- 2º Gr. N
5º Vítor Pascoal/Mário Castro (Peugeot 207 S2000), a 1m35,5s
6º Pedro Meireles/Jorge Henriques (Subaru Impreza WRX), a 2m24,1s -- 3º Gr. N
7º Adruzilo Lopes/Vasco Ferreira (Renault CliO R3), a 2m40,8s -- 1º CPR2
8º Francisco Barros Leite/Luís Ramalho (Seat Leon TDI), a 3m32,7s -- 2º CPR2
9º Nuno Barroso Pereira/Hugo Magalhães (Subaru Impreza WRX), a 5m04,4s
10º Paulo Antunes/Alberto Oliveira (Citroën C2 R2 Max), a 5m05,7s -- 3º CPR2
(...)
13º João Ruivo/João Peixoto (Fiat Stilo Multijet), a 10m15,5s
14º Marco Lazarino/Guilherme Pereira (Fiat Punto HGT), a 12m30,4s
15º Ricardo Marques/Jorge Carvalho (Citroën C2 R2 Max), a 13m28,1s
O Rali de Mortágua, marcado para 16 e 17 de Outubro, é a próxima prova do Campeonato de Portugal de Ralis.
Fotos: Ralis.Online, Pregoafundo.com e João Lavadinho
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