24 setembro 2010

Famalicão acolhe Final das Regiões

A Final das Regiões é uma prova já com pergaminhos consolidados no Motocross lusitano. A edição 2010 vai ter lugar em Famalicão já no próximo Domingo, reunindo pilotos que participam nos Campeonatos Regionais Norte, Centro-Sul, da Madeira e Açores. Será um momento festivo na Pista do Jumbo, mas com competição a preceito entre alguns dos melhores pilotos nacionais.

Este Motocross de Famalicão pode ser abordado em duas perspectivas: por um lado existe uma competição colectiva por regiões; por outro, a prova é pontuável para os Campeonatos Regionais Norte e Centro-Sul, assim como para o Troféu Nacional Vintage, exigindo aos principais intervenientes total aplicação.

A prova de Domingo determinará uma região vencedora em cada uma das seguintes classes: Infantis A e B, Iniciados, MX1, MX2 e Elite, com dois pilotos indicados por classe para defenderem as cores de cada região, e só estes pontuam para a classificação colectiva.

Em termos individuais, esta será a quinta e penúltima prova válida para o Campeonato Regional Norte/ PentaControl. Além disso, constitui a quarta jornada do Campeonato Regional Centro-Sul/ Rómoto, que completa a sua primeira metade. Finalmente, os participantes no Troféu Vintage (Motos Antigas) têm aqui a quinta ronda da respectiva competição.

Este será o segundo ano consecutivo que Famalicão terá uma prova de Motocross com vários escalões nacionais em competição, com particular destaque para os mais jovens. "Após várias provas dos campeonatos regionais ao longo do país e ilhas, teremos agora em Famalicão a final dessas regiões e quem cá triunfar, será o campeão desse escalão", explica Paulo Marques, presidente do Moto Clube de Famalicão. O antigo campeão famalicense destaca ainda a importância do evento, que serve como polo de atracção para os jovens: "Há cada vez mais jovens a praticar Motocross em Famalicão, uns pretendem seguir uma carreira semi-profissional e temos também vários famalicenses a lutar nos campeonatos nacionais, que estarão presentes nesta prova".

Já o vereador do Desporto da Câmara Municipal, Leonel Rocha, sublinhou a aposta do município em contribuir para a realização deste evento, pois "é importante para a promoção da modalidade e do concelho. Temos um duplo interesse na realização da prova, por um lado a vertente desportiva pois trazemos alguns dos melhores pilotos e por outro lado a vertente social, já que cativa milhares de espectadores". Depois de salientar as excelentes condições que a pista do Jumbo apresenta, Leonel Rocha prevê novidades para futuras edições, pois em virtude das obras de alargamento da Avenida do Brasil, o espaço da pista será reduzido, pelo que "temos de pensar numa outra localização", anunciou o edil.

O evento realiza-se na pista do Jumbo, situada junto ao Centro Comercial com esse nome. O programa das provas abre com sessões de treinos a ocuparem a parte da manhã, enquanto as corridas desenrolam-se ao longo da tarde, a partir das 13h30. A entrada é gratuita, pelo que o público deve corresponder em força a esta iniciativa, numa região em que o Motocross – e o motociclismo desportivo em geral – conta com grande legião de adeptos.

Sem comentários: