03 julho 2012

Miguel Barbosa leva a melhor no TT Serras Norte

Controlando muito bem a prova, Miguel Barbosa e Pedro Velosa em Mistubishi Racing Lancer, venceram o Rali TT Serras do Norte, terceira etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2012, numa organização do Motor Clube de Guimarães e que teve a particularidade de brindar os adeptos com uma super especial disputada no célebre troço da Lameirinha, uma das classificativas míticas do antigo Rali de Portugal.

Os campeões nacionais em título não deram qualquer hipótese à concorrência, estando sempre no comando das operações, e nem mesmo um problema com a direção assistida do Racing Lancer, que os obrigou a fazer os 30 km finais com muito custo e desgaste. Mesmo assim, este problema não os impediu de triunfar, acabando por perder ai alguma da sua grande vantagem, mas terminando com 4,13 minutos sobre os irmãos Ricardo e Manuel Porém em Bomcar BMW Série 1 Proto.&

"Correu tudo bem num traçado que foi do meu agrado e resultou numa vitória. O percurso era muito enrolado mas belo, e gostei imenso, bem como da Super Especial disputada Fafe que nos deu imenso gozo", disse o vencedor no final. Ainda durante a fase inicial do primeiro setor seletivo, já tinha ficado um dos favoritos Nuno Matos com problemas num rolamento de uma roda do seu Opel Astra Proto.  

Os jovens irmãos Porém realizaram um bom resultado, pois foram claramente superiores a Paulo Graça na Nissan Navara, e chegaram mesmo a andar muito perto do vencedor, durante o setor seletivo inicial. Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva (Nissan Navara) conseguiram um lugar no pódio, mas terminando a mais de 17 minutos do vencedor, numa prova sem problemas. 

Manuel Paião e Gil Brito, levaram de vencida o Desafio Total Mazda, depois de uma grande disputa com Pedro Barroco que terminaram o primeiro setor seletivo separados por um segundo. Na segunda passagem pela especial Barroco tem problema e abandona. Entre os T2, Nuno Tordo e Marco Santos em Nissan Navara não tiveram opositores e venceram esta categoria, terminando ainda na quarta posição da geral. Já entre os T8, Tiago Avelar em Nissan Proto venceu, enquanto na Taça TT Classic Bruno Pinhão em Nissan Pick Up foram os mais rápidos. 

Destaque para a presença de duas equipas famalicenses nesta prova do Campeonato de Portugal TT, nomeadamente Avelino Reis/Filipe Martins (Nissan Navara) e José Santos/José Janela (Suzuki Jimny). A dupla da Nissan Navara entrou bem nas especiais da prova, rodando no pódio do Agrupamento T8, mas viria a cair para a 5ª posição e até ao final recuperariam mais um lugar. Foi a primeira prova de Avelino Reis esta temporada no Nacional de TT, fazendo equipa com o experiente Filipe Martins, e rubricando uma exibição positiva, com um bom andamento entre os T8, classificando-se na 15ª posição final. 

Também José Santos fez a sua estreia absoluta no campeonato, inserido na categoria Promoção e como tal só efectuou uma passagem no sector selectivo disputado no Sábado. Com José Janela a tomar conta da navegação e a transmitir toda a sua experiência, José Santos teve ainda no Suzuki Jimny um pequeno mas fiável aliado na sua prova, concluída na 5ª posição entre a Promoção. 
  


Classificação Final
1º Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Mitsubishi Racing Lancer) - 4h18m11,93s 
2º Ricardo Porém/Manuel Porém (Bomcar Série 1 Proto), a 4m13,71s 
3º Paulo Graça/Nuno Rodrigues da Silva (Nissan Navara), a 17m04,50s 
4º Nuno Tordo/Marco Santos (Nissan Navara), a 30m22,53s 
5º Miguel Paião/Gil Brito (Mazda BT-50), a 37m23,45s 
(...) 
15º Avelino Reis/Filipe Martins (Nissan Navara), a 1h14m23,65s

Sem comentários: