Vitórias repartidas em mais uma jornada do Campeonato de Portugal de Circuitos e uma hegemonia total de Luís Barros nos Clássicos resume o Circuito Algarve 2, num fim de semana que contou ainda com a presença do Mundial GT1 e do Europeu GT3.
Apesar de José Pedro Fontes/Miguel Barbosa no Mercedes SLS terem dominado por completo toda a prova, foram sempre bastante pressionados por Guidi Alessandro e João Pedro Figueiredo no Ferrari 430 que ambicionavam a todo o custo chegar ao primeiro lugar. Porém, perto do final, Figueiredo protagonizou um pião e abriu caminho para a vitória tranquila de Fontes/Barbosa.
Quem aproveitou o deslize foi César Campaniço/Carlos Vieira no Audi R8 LMS que ascenderam ao segundo lugar sendo Figueiredo/Alessandro remetidos para o terceiro lugar do pódio. Patrick Cunha/José Ramos no Lamborghini Gallardo saíram da quarta posição da grelha depois de uma penalização lhes ter roubado a pole e viriam a terminar a corrida exatamente no mesmo posto não sem antes protagonizarem interessante luta com o Audi R8 de Campaniço/Vieira.
Na classe GT4, Nuno Batista/Carlos Alonso com o Porsche 997 foram os justos vencedores seguidos de Miguel Ferreira/Francisco Carvalho no Aston Martin e de Mauro Marques/Fábio Mota também num Aston Martin. Na GT Cup, os irmãos Cabral voltaram a bisar com o Porsche 997. No segundo lugar, mas bastante distante dos líderes, ficou a dupla Luís Reis/Carina Lima. Paulo Moreno e Pedro Moleiro no Porsche 997 asseguraram o terceiro lugar na classe.
Classificação Corrida 1
1º José P. Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes-Benz SLS AMG) - 27 voltas
2º César Campaniço/Carlos Vieira (Audi R8 LMS), a 6,556s
3º Pier Guidi Alessandro/João Figueiredo (Ferrari 430), a 17,977s
4º Patrick Cunha/José Ramos (Lamborghini Gallardo), a 18,194s
5º Pépé/Jorge Queiroz (Lamborghini Gallardo), a 46,942s
6º Jorge Cabral/António Cabral (Porsche 997 GT3 CUP), a 1 volta
7º Nuno Batista/Carlos Alonso (Ginetta G50), a 2 voltas
8º Miguel Ferreira/Francisco Carvalho (Aston Martin Vantage V8), a 2 voltas
9º Mauro Marques/Fábio Mota (Aston Martin Vantage V8), a 3 voltas
10º Luís Reis/Carina Lima (Ferrari 430 Challenge Cup), a 3 voltas
(...)
1º José P. Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes-Benz SLS AMG) - 27 voltas
2º César Campaniço/Carlos Vieira (Audi R8 LMS), a 6,556s
3º Pier Guidi Alessandro/João Figueiredo (Ferrari 430), a 17,977s
4º Patrick Cunha/José Ramos (Lamborghini Gallardo), a 18,194s
5º Pépé/Jorge Queiroz (Lamborghini Gallardo), a 46,942s
6º Jorge Cabral/António Cabral (Porsche 997 GT3 CUP), a 1 volta
7º Nuno Batista/Carlos Alonso (Ginetta G50), a 2 voltas
8º Miguel Ferreira/Francisco Carvalho (Aston Martin Vantage V8), a 2 voltas
9º Mauro Marques/Fábio Mota (Aston Martin Vantage V8), a 3 voltas
10º Luís Reis/Carina Lima (Ferrari 430 Challenge Cup), a 3 voltas
(...)
A segunda corrida foi muito interessante com vários pilotos a passarem pela liderança da prova. No entanto, viria a ser Guidi Alessandro que este fim-de-semana dividiu o Ferrari com João Pedro Figueiredo, a sair vitorioso. O piloto italiano fez a corrida a solo, depois de Figueiredo se ausentar devido ao falecimento da sua mãe.
No segundo lugar viria a terminar a dupla Patrick Cunha/José Ramos no Lamborghini Gallardo que mesmo após um pião conseguiu assegurar o segundo lugar. César Campaniço/Carlos Vieira fecharam o terceiro lugar do pódio seguidos de José Pedro Fontes/Miguel Barbosa no Mercedes SLS. A dupla campeã em título esteve grande parte da prova no primeiro lugar mas o handicap nas boxes foi decisivo para os arredar dos lugares da frente assim como os problemas de caixa sentidos perto do final.

Classificação Corrida 2
1º Pier Guidi Alessandro (Ferrari 430) - 27 voltas
2º Patrick Cunha/José Ramos (Lamborghini Gallardo), a 7,773s
3º César Campaniço/Carlos Vieira (Audi R8 LMS), a 8,490s
4º José P. Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes-Benz SLS AMG), a 35,756s
5º Pépé/Jorge Queiroz (Lamborghini Gallardo), a 1 volta
6º Jorge Cabral/António Cabral (Porsche 997 GT3 CUP), a 2 voltas
7º Mauro Marques/Fábio Mota (Aston Martin Vantage V8), a 2 voltas
8º Miguel Ferreira/Francisco Carvalho (Aston Martin Vantage V8), a 2 voltas
9º Nuno Batista/Carlos Alonso (Ginetta G50), a 2 voltas
10º Pedro Marreiros/Rudolf Munemann (Porsche 911 GT3), a 2 voltas
(...)
1º Pier Guidi Alessandro (Ferrari 430) - 27 voltas
2º Patrick Cunha/José Ramos (Lamborghini Gallardo), a 7,773s
3º César Campaniço/Carlos Vieira (Audi R8 LMS), a 8,490s
4º José P. Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes-Benz SLS AMG), a 35,756s
5º Pépé/Jorge Queiroz (Lamborghini Gallardo), a 1 volta
6º Jorge Cabral/António Cabral (Porsche 997 GT3 CUP), a 2 voltas
7º Mauro Marques/Fábio Mota (Aston Martin Vantage V8), a 2 voltas
8º Miguel Ferreira/Francisco Carvalho (Aston Martin Vantage V8), a 2 voltas
9º Nuno Batista/Carlos Alonso (Ginetta G50), a 2 voltas
10º Pedro Marreiros/Rudolf Munemann (Porsche 911 GT3), a 2 voltas
(...)
Classificação Campeonato (após 3 jornadas)
1º C. Campaniço/C. Vieira - 122 pontos
2º P. Cunha/J. Ramos - 120 pontos
3º J. P. Fontes/M. Barbosa - 98 pontos
4º J. Cabral/A. Cabral - 43 pontos
5º J. Queiroz - 38 pontos
(...)
12º M. Marques/F. Mota - 12 pontos
1º C. Campaniço/C. Vieira - 122 pontos
2º P. Cunha/J. Ramos - 120 pontos
3º J. P. Fontes/M. Barbosa - 98 pontos
4º J. Cabral/A. Cabral - 43 pontos
5º J. Queiroz - 38 pontos
(...)
12º M. Marques/F. Mota - 12 pontos
Classificação CPGT/GT4
1º M. Ferreira/F. Carvalho - 129 pontos
2º P. Marreiros - 78 pontos
3º M. Marques/F. Mota - 75 pontos
1º M. Ferreira/F. Carvalho - 129 pontos
2º P. Marreiros - 78 pontos
3º M. Marques/F. Mota - 75 pontos
Entre os Clássicos, com uma jornada dupla igualmente, a lista de participantes deixou muito a desejar. Depois deste campeonato ter sido dos mais competitivos a nível nacional, as provas disputadas no Algarve não tem tido adesão dos pilotos e desta feita, foram apenas 6 os que estiveram presentes. Naturalmente, Luís Barros venceu ambas as corridas, com o piloto famalicense a não ter grandes problemas no seu Porsche 930 Turbo. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por Rui Costa e Rui Alves, que repetiram estas mesmas posições nas duas corridas.
No capítulo das provas internacionais igualmente presentes, destaque para a prestação de alguns pilotos lusos. No Mundial GT1, Álvaro Parente não conseguiu melhor do que o 8º lugar na corrida de qualificação, para depois na segunda corrida ser obrigado a desistir com problemas mecânicos no McLaren MP4-12. As vitórias foram repartidas entre Bassong/Winkelhock (Mercedes SLS) e Pastorelli/Jager, também em Mercedes SLS.
Já no Europeu GT3, César Campaniço/Ni Amorim estiveram em particular destaque, terminando em 5º na primeira manga, subindo depois ao 2º lugar na segunda corrida do programa. Buuk/Baumann (Mercedes SLS) venceram no Sábado, enquanto no dia seguinte o triunfo foi para Mengesdorf/Proczyk, em Lamborghini Gallardo.
Fotos: Andrew Remédios e Pedro Contente
Fotos: Andrew Remédios e Pedro Contente
Sem comentários:
Enviar um comentário