10 julho 2012

Vitórias repartidas no Algarve. Mundial GT1 animou programa

Vitórias repartidas em mais uma jornada do Campeonato de Portugal de Circuitos e uma hegemonia total de Luís Barros nos Clássicos resume o Circuito Algarve 2, num fim de semana que contou ainda com a presença do Mundial GT1 e do Europeu GT3.

Apesar de José Pedro Fontes/Miguel Barbosa no Mercedes SLS terem dominado por completo toda a prova, foram sempre bastante pressionados por Guidi Alessandro e João Pedro Figueiredo no Ferrari 430 que ambicionavam a todo o custo chegar ao primeiro lugar. Porém, perto do final, Figueiredo protagonizou um pião e abriu caminho para a vitória tranquila de Fontes/Barbosa.
Quem aproveitou o deslize foi César Campaniço/Carlos Vieira no Audi R8 LMS que ascenderam ao segundo lugar sendo Figueiredo/Alessandro remetidos para o terceiro lugar do pódio. Patrick Cunha/José Ramos no Lamborghini Gallardo saíram da quarta posição da grelha depois de uma penalização lhes ter roubado a pole e viriam a terminar a corrida exatamente no mesmo posto não sem antes protagonizarem interessante luta com o Audi R8 de Campaniço/Vieira.
Na classe GT4, Nuno Batista/Carlos Alonso com o Porsche 997 foram os justos vencedores seguidos de Miguel Ferreira/Francisco Carvalho no Aston Martin e de Mauro Marques/Fábio Mota também num Aston Martin. Na GT Cup, os irmãos Cabral voltaram a bisar com o Porsche 997. No segundo lugar, mas bastante distante dos líderes, ficou a dupla Luís Reis/Carina Lima. Paulo Moreno e Pedro Moleiro no Porsche 997 asseguraram o terceiro lugar na classe.
Classificação Corrida 1
1º José P. Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes-Benz SLS AMG) - 27 voltas
2º César Campaniço/Carlos Vieira (Audi R8 LMS), a 6,556s
3º Pier Guidi Alessandro/João Figueiredo (Ferrari 430), a 17,977s
4º Patrick Cunha/José Ramos (Lamborghini Gallardo), a 18,194s
5º Pépé/Jorge Queiroz (Lamborghini Gallardo), a 46,942s
6º Jorge Cabral/António Cabral (Porsche 997 GT3 CUP), a 1 volta
7º Nuno Batista/Carlos Alonso (Ginetta G50), a 2 voltas
8º Miguel Ferreira/Francisco Carvalho (Aston Martin Vantage V8), a 2 voltas
Mauro Marques/Fábio Mota (Aston Martin Vantage V8), a 3 voltas
10º Luís Reis/Carina Lima (Ferrari 430 Challenge Cup), a 3 voltas
(...)
A segunda corrida foi muito interessante com vários pilotos a passarem pela liderança da prova. No entanto, viria a ser Guidi Alessandro que este fim-de-semana dividiu o Ferrari com João Pedro Figueiredo, a sair vitorioso. O piloto italiano fez a corrida a solo, depois de Figueiredo se ausentar devido ao falecimento da sua mãe.
No segundo lugar viria a terminar a dupla Patrick Cunha/José Ramos no Lamborghini Gallardo que mesmo após um pião conseguiu assegurar o segundo lugar. César Campaniço/Carlos Vieira fecharam o terceiro lugar do pódio seguidos de José Pedro Fontes/Miguel Barbosa no Mercedes SLS. A dupla campeã em título esteve grande parte da prova no primeiro lugar mas o handicap nas boxes foi decisivo para os arredar dos lugares da frente assim como os problemas de caixa sentidos perto do final.
Na GT Cup, os irmãos Cabral (Porsche 997) brilharam um vez mais ao dominarem por completo a classe. Pedro Moleiro/Paulo Moreno também num Porsche 997 não conseguiram fazer frente depois de protagonizarem duas saídas de pista. Nos GT4, foi a vez de Fábio Mota/Mauro Marques num Aston Martin saírem vitoriosos, mas seguidos bem de perto por Miguel Ferreira/Francisco Carvalho também num Aston Martin e de Nuno Batista/Carlos Alonso num Ginetta G50.
Classificação Corrida 2
1º Pier Guidi Alessandro (Ferrari 430) - 27 voltas
2º Patrick Cunha/José Ramos (Lamborghini Gallardo), a 7,773s
3º César Campaniço/Carlos Vieira (Audi R8 LMS), a 8,490s
4º José P. Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes-Benz SLS AMG), a 35,756s
5º Pépé/Jorge Queiroz (Lamborghini Gallardo), a 1 volta
6º Jorge Cabral/António Cabral (Porsche 997 GT3 CUP), a 2 voltas
Mauro Marques/Fábio Mota (Aston Martin Vantage V8), a 2 voltas
8º Miguel Ferreira/Francisco Carvalho (Aston Martin Vantage V8), a 2 voltas
9º Nuno Batista/Carlos Alonso (Ginetta G50), a 2 voltas
10º Pedro Marreiros/Rudolf Munemann (Porsche 911 GT3), a 2 voltas
(...)
Classificação Campeonato (após 3 jornadas)
1º C. Campaniço/C. Vieira - 122 pontos
2º P. Cunha/J. Ramos - 120 pontos
3º J. P. Fontes/M. Barbosa - 98 pontos
4º J. Cabral/A. Cabral - 43 pontos
5º J. Queiroz - 38 pontos
(...)
12º M. Marques/F. Mota - 12 pontos
Classificação CPGT/GT4
1º M. Ferreira/F. Carvalho - 129 pontos
2º P. Marreiros - 78 pontos
M. Marques/F. Mota - 75 pontos
Entre os Clássicos, com uma jornada dupla igualmente, a lista de participantes deixou muito a desejar. Depois deste campeonato ter sido dos mais competitivos a nível nacional, as provas disputadas no Algarve não tem tido adesão dos pilotos e desta feita, foram apenas 6 os que estiveram presentes. Naturalmente, Luís Barros venceu ambas as corridas, com o piloto famalicense a não ter grandes problemas no seu Porsche 930 Turbo. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por Rui Costa e Rui Alves, que repetiram estas mesmas posições nas duas corridas.
No capítulo das provas internacionais igualmente presentes, destaque para a prestação de alguns pilotos lusos. No Mundial GT1, Álvaro Parente não conseguiu melhor do que o 8º lugar na corrida de qualificação, para depois na segunda corrida ser obrigado a desistir com problemas mecânicos no McLaren MP4-12. As vitórias foram repartidas entre Bassong/Winkelhock (Mercedes SLS) e Pastorelli/Jager, também em Mercedes SLS.
Já no Europeu GT3, César Campaniço/Ni Amorim estiveram em particular destaque, terminando em 5º na primeira manga, subindo depois ao 2º lugar na segunda corrida do programa. Buuk/Baumann (Mercedes SLS) venceram no Sábado, enquanto no dia seguinte o triunfo foi para Mengesdorf/Proczyk, em Lamborghini Gallardo.

Fotos: Andrew Remédios e Pedro Contente

Sem comentários: