31 maio 2011

Grande noite de festa dos desportos motorizados em Famalicão

A Casa das Artes de Famalicão foi palco no domingo da 5ª Gala do Desporto Motorizado, cerimónia que homenageou agentes desportivos, individualidades, equipas e organizações que contribuíram para a promoção do concelho no país e além fronteiras.

César Machado foi o grande vencedor da noite ao arrecadar o prémio Afirmação e o mais alto galardão da noite, o Troféu Multivalvulas. O jovem piloto agradeceu o troféu "a toda a estrutura da equipa e à Amob Racing", que lhe permitiu disputar o Campeonato Portugal de Circuitos, em 2010, sagrando-se Campeão Júnior. Ao todo, foram 16 os prémios atribuídos ao longe da noite, o que sublinha a forte presença famalicense no mundo motorizado.

A festa, que teve actuação dos Fingertips e muito humor a cargo de Miguel Se7e Estacas, contou ainda com uma homenagem a titulo póstumo a Miguel Veloso, "O Americano" como era conhecido no universo do todo-o-terreno, que desapareceu em 2010, num dos momentos altos e mais emotivos da noite. Também premiado foi Filipe Albuquerque, piloto de Coimbra, que pela vitória na Corrida dos Campeões em 2010, foi distinguído com um troféu de mérito internacional, atribuído a um piloto que não seja do concelho.

Promovida pelo Circulo de Cultura Famalicense - Cidade Hoje Rádio/Jornal, a Gala do Desporto Motorizado é um complemento ao trabalho desenvolvido neste órgão de comunicação social que, desde 1997 mantêm "no ar" um programa de rádio semanal, o Multiválvulas, dedicado aos desportos motorizados, emitido todas as quartas feiras, depois das 19 horas.

Os premiados da noite foram:

Mecânico: Bruno Costa - responsável técnico da Macominho Sport.
Equipa/Preparador: Amob Racing Team - estrutura vocacionada para a velocidade, nomeadamente Campeonato de Portugal de Circuitos e Clássicos
Promoção: MCS Design - empresa dedicada ao design, decoração de viaturas e meio envolvente nas diversas categorias do desporto automóvel.
Mecenas/Patrocinadores: Bricoonda - empresa de Bricolage, Jardim e Decoração, que faz a divulgação da sua imagem através do mundo do desporto motorizado.
Iniciativa do ano/Motos: Motocross Cidade de Famalicão - iniciativa que contou com os melhores pilotos nacionais na Final da Taça das regiões.
Iniciativa do Ano/Automóveis: Raid TT Famalicão-Marraquexe - iniciativa do Clube Aventura de Famalicão.
Revelação: Mauro Marques - pela prestação no Open de Velocidade de Formulas, em Espanha.
Afirmação: César Machado - Campeão Júnior de Circuitos na temporada de 2010
Dedicação: José Carlos Xalom - comentador de provas de Motocross e há vários anos dedicado à promoção de provas dessa modalidade e também de Enduro.
Piloto Jovem do ano: João Ferreira - piloto de Karting, vencedor do Baltar Kart Cup, em 2010.
Piloto do ano/Motos: A.Cuko - Tetra-campeão Nacional de Stunt Riding.
Piloto do ano/Automóveis: Luís Barros - Vice-campeão Nacional de Clássicos/Circuitos.
Mérito Anual: Vasco Ferreira - navegador de ralis, Campeão CPR2/Navegadores
Prestigio: José Janela - navegador de Ralis e de TT, e das figuras com mais títulos no desporto motorizado famalicense.
Carreira: José Brandão - ex-piloto de ralis nos anos 70 e 80.
Troféu Multiválvulas: César Machado - escolha do público, pelo titulo conquistado em 2010.

Depois de  uma noite em que Famalicão prestou um justo reconhecimento a todos aqueles que elevaram o nome do concelho em 2010, ambiciona-se que a época que já decorre seja de novas vitórias para os pilotos, equipas, mecânicos e clubes famalicenses, assim como o desejo de continuarem a ser referências no desporto motorizado nacional e internacional. 

Sem comentários: