10 junho 2009

Regresso às vitórias de Bruno Magalhães. Famalicenses em bom plano

Tudo regressou à "normalidade" no Rali do Porto, isto é, Bruno Magalhães voltou às vitórias, depois de dois ralis recheados de contratempos, vencendo a prova fafense sem margem para dúvidas. Quanto à presença famalicense, saldou-se positivamente, com bons resultados e poucas desistências registadas.

Debaixo de imensa chuva, nos pisos enlameados de Fafe, Bruno Magalhães não teve adversários que contrariassem a sua vitória, ainda que tenha visto Vítor Pascoal escrever por duas vezes o seu nome na lista de vencedores de especiais. O campeão nacional em título assumiu que entrou com bastantes cautelas, até porque o campeonato está numa fase crucial e Bruno Magalhães já viu pontos preciosos fugirem-lhe nos últimos ralis.

Ainda na fase matinal, o piloto da Peugeot Portugal estabeleceu uma boa vantagem para Pascoal, permitindo gerir o andamento na parte da tarde, evitando assim correr riscos desnecessários. Dessa forma, Vítor Pascoal ainda venceu algumas especiais, contudo foi insuficiente para aspirar à vitória, juntando importantes pontos para as contas do campeonato, onde lidera destacadamente.

No 3º posto colocou-se Fernando Peres, que desta forma venceu entre a Produção, num rali em que se mostrou bastante motivado e com um andamento acima do demonstrado em outras provas recentes.

Incapazes de chegar perto de Peres, Adruzilo Lopes e o famalicense José Janela alcançaram o 4º lugar final, um bom resultado que os relança a nível do Agrupamento de Produção, quebrando assim o azar que os vinha a perseguir ultimamente. Mas nem tudo foi fácil para a dupla do Subaru Impreza WRX, pois primeiramente forma problemas de ALS e depois foi um toque que recuou uma roda, contratempos que justificam o facto de não terem andado na luta pela vitória do Grupo N.

A fechar o lote dos cinco mais rápidos ficou Vítor Lopes com o navegador de Famalicão, Alberto Silva ao seu lado. O regressado piloto não acusou falta de ritmo nem se fez rogado nos pisos enlameados e efectuou um excelente rali, com passagens verdadeiramente espectaculares, sendo que a ausência de pressão para obter resultados pode ter sido um dos factores para o 5º lugar final. A ver vamos se agora Vítor Lopes continua assiduamente no campeonato ou se volta a arrumar o Subaru Impreza WRX na garagem.

Ainda dentro do Top-10, terminou a dupla de Famalicão, Pedro Rodrigues/Daniel Araújo, que foram os 9ºs colocados, não indo além do 6º posto no Agrupamento de Produção, posição que ainda assim lhes permite manter a liderança do campeonato. Sem correr riscos de maior e perante uma concorrência bem melhor equipada, o resultado final é o possível após um rali sem grandes sobressaltos, embora seja legítimo esperar um pouco mais dos famalicenses do Subaru Impreza WRX.

Já forra dos dez mais rápidos, ficou o navegador famalicense Vasco Ferreira, como sempre com Carlos Matos no Renault Clio S1600. Ainda assim, o 2º lugar entre as 2 Rodas Motrizes foi um resultado inesperado face às expectativas iniciais, numa prova bastante cautelosa, onde sentiram muitas dificuldades de tracção e assim foi impossível discutir a vitória com Paulo Antunes, que esteve verdadeiramente imparável neste campeonato. No entanto, o triunfo do piloto do Citroën C2 R2 Max ficou facilitado com o abandono de Pedro Leal, com problemas de embraiagem e o atraso de Barros Leite, que parou para ajudar a apagar um princípio de incêndio no carro de Manuel Inácio e do famalicense Jorge Carvalho Jr., e foi vítima de uma saída de estrada na derradeira especial. Ainda no CPR2, João Fernando Ramos, com Jorge Carvalho, o experiente navegador de Famalicão, não foi além do 5º lugar, que se traduziu no 14º lugar final, queixando-se da dificuldade em transpôr o terreno.

No rol das desistências e para além dos já referidos, figurou a dupla famalicense José Pedro Miranda/Justino Reis, que deram por terminada a sua prova no parque de assistência no final da manhã, com problemas mecânicos no Mitsubishi Lancer VIII, num rali que serviu de adaptação à nova viatura que utilizará em diante.

Quanto à Prova Extra, foi ganha naturalmente e sem discussões por Luís Mota, secundado por Jorge Leite e por Arturo Cota. A presença famalicense resumiu-se ao navegador Paulo Marques, que com Luís Bastos, terminou no 4º lugar, não sem antes terem uma pequena saída de estrada e ao piloto homónimo Paulo Marques, com João Peixoto, que com o Seat Marbella foram 9ºs, num rali com alguns problemas, nomeadamente um furo e a perda dos travões no último troço.

Classificação Geral
1º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Peugeot 207 S2000) - 1h15m42,1s
2º Vitor Pascoal/Mário Castro (Peugeot 207 S2000) - a 35,7s
3º Fernando Peres/José Pedro Silva (Mitsubishi Lancer IX) - a 1m42,9s
4º Adruzilo Lopes/José Janela (Subaru Impreza N14) - a 2m25,3s
5º Vitor Lopes/Alberto Silva (Subaru Impreza WRX) - a 2m59,3s
6º Ricardo Moura/Paulo Fiuza (Mitsubishi Lancer IX) - a 4m43,2s
7º Nuno Barroso Pereira/Nuno Rodrigues da Silva (Subaru Impreza N14) - a 5m31,6s
8º Paulo Antunes/Hugo Magalhães (Citroën C2 R2 Max) - a 5m35,9s
Pedro Rodrigues/Daniel Araújo (Subaru Impreza WRX) - a 7m06,6s
10º Carlos Costa/Alberto Oliveira (Mitsubishi Lancer VIII) - a 7m26,7s
11º Carlos Matos/Vasco Ferreira (Renault Clio S1600) - a 11m31,0s
(...)
14º João Fernando Ramos/Jorge Carvalho (Renault Clio RS) - a 20m38,2s

Classificação CPR
1º Vitor Pascoal (37 pts)
2º Bruno Magalhães (30 pts)
3º Fernando Peres (26 pts)
Pedro Rodrigues (20 pts)
5º Ricardo Moura (20 pts)

A próxima prova do Nacional de Ralis é o Rali Vinho Madeira, que marca a passagem para a fase de asfalto, estando marcada para o início de Agosto. Até lá, tem lugar ainda o Rali Vila Verde, pontuável apenas para o Campeonato das 2 Rodas Motrizes.

Estarão disponíveis mais fotos em breve, que devido a um problema técnico não é possível tê-las já online, até lá pode visualizar os vídeos postos ao dispôr pelas Imagens Armando Leitão.

Sem comentários: