03 dezembro 2008

Gondomar encerra época, já com pouco por decidir

Com tudo decidido na questão do título, o Open de Ralis despede-se da temporada em Gondomar. Apesar de várias ausências de vulto, espera-se ainda assim alguma animação na discussão pelos lugares do pódio, numa prova sem grandes novidades em termos de figurino, mas que apresenta uma recheada lista de inscritos.

O já campeão Pedro Peres é novamente o grande favorito à vitória, mas nem por isso o rali do Gondomar Automóvel Sport (GAS) deixa de apresentar bons motivos de interesse para final de temporada. Desde logo, a discussão pelo terceiro lugar final entre Luís Mota e João Ruivo que, em igualdade pontual na classificação, prometem travar uma interessante luta. Se na teoria Mota tem no Mitsubishi Lancer IV um forte argumento para levar a melhor, na prática não se espera da parte do famalicense outra atitude que não a demonstrada até aqui: andar no máximo. Com as ausências de Jorge Santos, Octávio Nogueira, Ricardo Teodósio, Pedro Raimundo e Paulo Correia, a luta pelas primeiras posições deverá ser bastante animada e discutida por um vasto grupo de pilotos, normalmente um pouco afastados destas andanças.
Esta é também a derradeira prova da temporada do Campeonato Regional de Ralis/Norte e o título absoluto tem ainda alguns candidatos, sendo Pedro Peres e Luís Mota os grandes favoritos a discutir, entre si, a conquista do ceptro. O piloto do Ford Escort Cosworth parte em clara vantagem, tendo apenas de vencer para arrecadar o terceiro título da temporada. António Oliveira e Sérgio Oliveira são matematicamente ainda possíveis Campeões, mas não dependem apenas das suas prestações para chegarem ao primeiro lugar.
Igualmente com os títulos já atribuídos, o Troféu FastBravo e o Campeonato de Portugal Júnior de Ralis terão na prova do GAS a despedida da temporada. Na competição dos Seat Marbella espera-se nova luta entre Óscar Coelho, o virtual vencedor do troféu, e Pedro Barros Leite, que tem mostrado ser um dos pilotos mais rápidos do pelotão e onde certamente se poderá intrometer o famalicense Luís Campos. No que toca aos Júnior, Manuel Martins é o mais sério candidato ao triunfo, mas Luís Bastos e Catarina Sousa poderão também levar de vencida a contenda.
Em termos de estrutura, o Rali Cidade de Gondomar não apresenta grandes alterações em relação à anterior edição, tendo apenas a especial de Vilarinho/Melres sofrido um aumento em termos de quilometragem, bem como Vila Cova/Medas que apresenta um novo figurino. Na sexta-feira, disputa-se a habitual Super Especial nas ruas da cidade, estando agendado para o dia seguinte a realização das restantes seis provas especiais, que certamente se apresentarão muito traiçoeiras e escorregadias, dadas as condições climatéricas que se fazem sentir nesta região.
Vá a Gondomar apoiar os pilotos de Famalicão:
2 - João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet) - A dupla famalicense quer segurar o 3º posto no campeonato e para tal necessita de terminar atrás de Luís Mota, desde que este não vença. Por vezes andar demasiado cauteloso pode ter riscos, logo será de esperar de Ruivo um ritmo também ele ofensivo.
22 - Luís Bastos/Paulo Marques (BMW M3) - Foram uma agradável surpresa no último rali e o navegador famalicense certamente será importante na obtenção de novo bom resultado entre os concorrentes Júnior.
34 - Luís Campos/Fábio Vasques (Seat Marbella) - Com uma viatura diferente da utilizada até aqui e depois da ausência no último rali, o piloto de Famalicão quererá terminar a época com um bom resultado no Troféu Fastbravo e com isso esquecer todos os azares que teve ao longo de vários ralis.
38 - Jorge Lopes/Pedro Colaço (Fiat Punto HGT) - Mais um rali em que o piloto famalicense encara como preparação para 2009, indo igualmente em busca de um bom resultado, pois os tempos efectuados mostram que isso é possível, e que esse resultado apague os contratempos que teve ao longo dos ralis que efectuou esta temporada.

Sem comentários: