31 julho 2008

Fase de asfalto começa na Pérola do Atlântico com honras internacionais

O Rali Vinho Madeira começa esta tarde e promete grandes emoções. Muitos favoritos à partida fazem antever uma prova muito competitiva. O Intercontinental Rally Challenge - esta é a 2ª prova do ano no nosso país - . o Campeonato da Europa de Ralis, o Campeonato de Portugal de Ralis, bem como o Campeonato da Madeira Coral de Ralis, fazem antever um conjunto de despiques muito interessantes.
Dos favoritos à vitória, alguns dos pilotos dos mais competitivos 207 S2000 e Giandomenico Basso são os mais favoritos. Começando pelos pilotos lusos, Bruno Magalhães (Peugeot 207 S2000) é o principal candidato ao triunfo. O líder da classificação chega à Madeira com vantagem na frente do campeonato (18 pontos de vantagem), pelo que ser destronado é quase impossível. Assim, e tendo em conta o calibre da oposição internacional, Giandomenico Basso (Fiat Grande Punto Abarth S2000) será a principal força a ter em atenção por parte do lisboeta. Com dois triunfos na Pérola do Atlântico, o italiano busca agora o terceiro triunfo consecutivo. Mas este não será a única dor de cabeça de Magalhães na corrida até ao triunfo, já que Nicolas Vouilloz (Peugeot 207 S2000) e Luca Rossetti (Peugeot 207 S2000) também são nomes a ter em atenção. É que além de contarem com máquina igual à do Campeão Nacional, são também os líderes empatados do IRC.
Mas há mais nomes a incluir nesta primeira lista de candidatos ao triunfo, como são o caso de Ranato Travaglia (Fiat Grande Punto Abarth S2000), Freddy Loix (Peugoet 207 S2000) e do piloto da casa Alexandre Camacho (Peugeot 207 S2000). Travaglia foi o vencedor da edição 2005 da prova, enquanto Loix conta com experiência mundialista e Camacho, como é sabido, tem a seu favor o factor casa. Um pouco mais atrás, mas também com possibilidades de entrarem nas lutas pelas posições do pódio surgem José Pedro Fontes (Fiat Punto S2000) e Vítor Pascoal (Peugeot 207 S2000) isto é, claro, em termos de nomes nacionais. Um duelo que se espera interessante, pois apesar de entre os dois estarem ainda dois dos grandes candidatos ao triunfo na Produção, a diferença pontual permite que estejam em luta pela vice-liderança do Campeonato de Portugal de Ralis.
Passando agora para as máquinas mais vulgarmente denominadas de Grupo N, temos Fernando Peres (Mitsubishi Lancer Evo IX) como principal candidato ao triunfo, se bem que terá de contar com a oposição de Adruzilo Lopes, com o famalicense José Janela ao seu lado, eles que têm o número 17 nas portas do seu Subaru Impreza WRX. Com ambos a contarem com triunfos na Madeira e detentores de vasta experiência competitiva, o duelo deverá ser bastante interessante de seguir, isto apesar dos locais João Magalhães (Mitsubishi Lancer Evo IX), líder da classificação insular, Rui Pinto (Mitsubishi Lancer Evo IX) e Rui Fernandes (Mitsubishi Lancer Evo IX) também deverem ter uma palavra a dizer. Com bastante azar nas provas que realizou este ano, o piloto de Famalicão, José Pedro Miranda, vai até à prova insular sem grandes objectivos em termos de resultado final, a não ser alcançar o final da mesma. O piloto contará com os préstimos de Carlos Carvalho e tripulará o habitual Peugeot 206 XS, com o número 53.
A destacar também nesta 49ª edição do Rali Vinho da Madeira é a inclusão de mais duas Classificativas, passando agora a contar com um total de 21 troços cronometrados, que perfazem 292,16 km cronometrados de um total de 878,98. A prova do Clube Sports Madeira começa, como é já usual, com a Super Especial da Avenida do Mar, pelas 19h30 de quinta-feira no Funchal, continuando depois com 12 Especiais disputadas ao longo do dia 1 de Agosto entre as 9h01 e as 19h24. Sábado conta 10 Classificativas a realizar entre as 9h10 e as 17h59, hora do pódio final em frente ao Clube Sports Madeira.

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