01 julho 2008

Filipe Campos vence TT em Monchique e Paulo Ramalho triunfa na Rampa de Bragança, em provas onde não estiveram famalicenses

Num fim de semana bastante preenchido no panorama automobílistico nacional, passando pelos Ralis, pela Montanha e pelo Todo-Terreno, a cidade de Famalicão apenas esteve representada nos Ralis, o que confirma a tendência para a aposta nessa modalidade, onde efectivamente se tem verificado os maiores sucessos dos pilotos da nossa terra.
Se nos Ralis, como demos conta em separado, os famalicenses tiveram em bom número, em Vila Verde, na prova pontuável para o Open de Ralis, tendo sortes diversas, já nas outras competições não houve qualquer piloto de Famalicão a participar. Ora bem, algo corre mal e a crise que o país atravessa e de que tanto de fala pode ser a justificação, ao que se tem que juntar os diversos afazeres extra-corridas. No Todo Terreno, está localizada em Famalicão uma das maiores (senão mesmo a maior) estruturas da especialidade, a nível nacional, a Padock Competições. Porém, a sua aposta está direccionada para a Taça do Mundo de TT e já não tem sequer qualquer carro a militar no Campeonato de Portugal de Todo Terreno. Nem tão pouco há pilotos a disputar provas, como fizeram recentemente Paulo Marques, bem como o responsável máximo da Padock Competições, Adélio Machado. Certamente os elevados custos praticados no TT serão uma das razões explicativas para o menor envolvimento nesta altura.
Na Montanha, tudo apontava para a presença de José Pedro Gomes, que teria resolvido os problemas sentidos no seu Ford Escort WRC, a quando da Rampa de Serra da Estrela. Porém, o famalicense não esteve presente, por razões desconhecidas, na Rampa de Bragança, o que o deixa longe do topo da classificação do campeonato. Nesta prova, a vitória foi de Paulo Ramalho, em Juno SSE, que superou João Portinha, em Silver Car, por menos de um segundo. A fechar o pódio terminou o vencedor da Categoria 1, António Nogueira, no Porsche 911 GT2, ele que seria o principal adversários de José Pedro Gomes. Habitual dominador das provas de Montanha, Pedro Salvador, também em Juno SSE, não foi além do 5º lugar, numa prova recheada de problemas mecânicos.
No Algarve e sob intenso calor, decorreu o Rali TT Serras de Monchique, com Filipe Campos/Jaime Batista, em BMW X3 CC, a venceram pela 1ª vez esta temporada, em termos absolutos, depois de terem sido os melhores portugueses no Tranibérico, amealhando preciosos pontos no campeonato. Os principais rivais de Filipe Campos seriam Miguel Barbosa/Miguel Ramalho, aos comandos do Proto Dessoude, mas cedo se percebeu que o Tricampeão Nacional não estava nos seus dias, abandonado por problemas físicos, no decorrer do 2º SS. A diferença pontual entre ambos cifra-se agora em 13 pontos, favoráveis ao piloto do BMW. Assim, Ricardo Leal dos Santos/João Luz, em BMW X5 subiram ao 2º lugar, com Miguel Farrajota/Nélson Ramos, num Depieres Proto Rav4 a encerrarem o pódio. No 4º lugar ficou a dupla vencedora entre os T2, Rui Sousa/Carlos Silva, aos comandos da Isuzu D-Max.
O Campeonato de Montanha segue agora para Murça, nos dias 26 e 27 de Julho, enquanto o Todo Terreno tem a próxima prova entre os dias 5 e 7 de Setembro, com a Baja Montes Alentejanos, em Beja.

Sem comentários: